PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Teorias modernas de ácido-base

4 participantes

Ir para baixo

Teorias modernas de ácido-base Empty Teorias modernas de ácido-base

Mensagem por Isadora Dantas Sex 03 Jun 2016, 18:16

Olá pessoal, eu queria entender a questão abaixo. Eu conheço as três teorias ácido-base de Arrhenius, Bronsted-Lowry e Lewis.
Porém, não consigo ver na equação abaixo o porquê do HCL ser um ácido de Lewis. Pois, segundo o que estudei, ácido de Lewis é aquele que receber pares de elétron( todos os cátions ou moléculas que não possui o octeto completo ao redor). Com isso, eu não consigo achar uma justificativa para que o HCl seja ácido de Lewis. Poderiam me ajudar? O que estou fazendo de errado? É alguma definição?

A questão é para marcar as alternativas verdadeiras e falsas, e minha dúvida é nessa abaixo que é considerada verdadeira:

* Na reação : HCl(aq) + NaOH(aq) ---> NaCl9aq) + H2O(l), HCl é um ácido e NaOH uma base, segundo Arrhenius, Bronsed-Lowry e Lewis, respectivamente.

Fiquei pensando se estou errando na interpretação da questão também.
 
 Outra coisinha pessoal, 
Na equação HCO3– + H2O­ --> H3O+ + CO32–, o íon bicarbonato (HCO3-) é considerado
ácido de Lewis. Mas, se todo ânion é base de Lewis( é assim que os livros
afirmam),e a teoria de ácido de Lewis é mais abrangente que a de Bronsted-lowry,
porque o HCO3- na equação é ácido?  

Espero a ajuda de vocês!

Isadora Dantas
Iniciante

Mensagens : 34
Data de inscrição : 31/03/2016
Idade : 28
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Teorias modernas de ácido-base Empty Re: Teorias modernas de ácido-base

Mensagem por Diego A Dom 05 Jun 2016, 01:46

Olá, se pode te ajudar, encontrei a definição de que o HCO3 é um intermediário de uma base conjugada do ácido carbónico (H2CO3) e ao mesmo tempo um ácido conjugado (CO3)

CO2−3 + 2 H2O ⇌ HCO−3 + H2O + OH[sup]−[/sup] ⇌ H2CO3 +2 OH
H2CO3 + 2 H2O ⇌ HCO−3 + H3O+ + H2O ⇌ CO2−3 + 2 H3O+


Acredito que se você considerasse eles estarem dissolvidos em água HCl é um ácido forte, que se dissocie todo praticamente:

HCl + H2O → H3O+ + Cl

____________________________________________
*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)

"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."

Discussões no PiR2: Sexualidade - Foucault // Vias filosóficas
Diego A
Diego A
Monitor
Monitor

Mensagens : 1398
Data de inscrição : 20/04/2016
Idade : 28
Localização : Cascavel - PR

Ir para o topo Ir para baixo

Teorias modernas de ácido-base Empty Re: Teorias modernas de ácido-base

Mensagem por Christian M. Martins Dom 05 Jun 2016, 13:12

Posso estar errado, mas segue minha interpretação:

HCl(aq) + NaOH(aq) ---> NaCl(aq) + H2O(l)

O H+ liberado pelo HCl recebe um par de elétrons numa ligação covalente coordenada entre ele e o OH-, o que faz do H+ um ácido de Lewis e, portanto, do HCl um ácido de Lewis.


HCO3 + H2O­ --> H3O+ + CO32–

Você me diz que os livros informam que todos os ânions são BASES DE LEWIS. Eu lhe digo o que penso (não significa que está correto): ânions tem uma boa capacidade de serem bases de Lewis, já que são fortes agentes redutores (podendo facilmente doar um par de elétrons para realizar uma ligação covalente coordenada); ENTRETANTO, nem sempre são, sendo essa reação um exemplo.

O H+ liberado pelo HCO3 recebe um par de elétrons numa ligação covalente coordenada entre ele e o OH, o que faz do H+ um ácido de Lewis e, portanto, do HCO3 um ácido de Lewis.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Teorias modernas de ácido-base Empty Re: Teorias modernas de ácido-base

Mensagem por Marcelo F Dom 05 Jun 2016, 22:12

A transferência de prótons se dá por um ataque de um par eletrônico. Não existem H+ sozinhos por ai... Eles sempre estão ligados de maneira covalente.

Sendo assim a explicação já foi dada

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagens : 368
Data de inscrição : 29/05/2015
Idade : 31
Localização : Rio de janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Teorias modernas de ácido-base Empty Re: Teorias modernas de ácido-base

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos