Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)
4 participantes
PiR2 :: Química :: Química Orgânica
Página 1 de 1
Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)
Considere a reação abaixo:
SO3 + H2O -----> H2SO4
Pode-se afirmar que, nessa reação, SO3 e H2O atuam, respectivamente, como:
(A) ácido de Lewis e base de Lewis.
(B) ácido de Brönsted e base de Brönsted.
(C) ácido de Lewis e base de brönsted.
(D) base de Lewis e ácido de Lewis.
(E) base de Lewis e ácido de brönsted.
Minhas dúvidas são:
Como eu abordo uma questão como essa?
Como eu sei quem recebeu o par de elétrons?
A informação que SO3 é um óxido ácido é determinante para essa questão?
Gabarito:
SO3 + H2O -----> H2SO4
Pode-se afirmar que, nessa reação, SO3 e H2O atuam, respectivamente, como:
(A) ácido de Lewis e base de Lewis.
(B) ácido de Brönsted e base de Brönsted.
(C) ácido de Lewis e base de brönsted.
(D) base de Lewis e ácido de Lewis.
(E) base de Lewis e ácido de brönsted.
Minhas dúvidas são:
Como eu abordo uma questão como essa?
Como eu sei quem recebeu o par de elétrons?
A informação que SO3 é um óxido ácido é determinante para essa questão?
Gabarito:
- Spoiler:
- A
Gabriel Cluchite- Matador
Re: Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)
Nessa reação, o enxofre recebe um par de elétrons da água, portanto, SO3 age como um ácido de Lewis e H2O como uma base.
Basta ver quem tem elétrons livre e como se forma a ligação para saber quem é o quê. Não é necessário saber que SO3 é um óxido ácido, pois às vezes até ácidos são classificados como base, dependendo da reação.
Basta ver quem tem elétrons livre e como se forma a ligação para saber quem é o quê. Não é necessário saber que SO3 é um óxido ácido, pois às vezes até ácidos são classificados como base, dependendo da reação.
Ashitaka- Monitor
Como identificou que o SO3 recebeu um par de elétrons da água, Ashitaka?
Não consigo deduzir isso. Ao meu ver o S passou a compartilhar dois elétrons com o O do H2O, assim como o O do H2O passou a compartilhar dois elétrons com o S. Além disso, dois O's do SO3 passaram a compartilhar um par de elétrons cada com cada um dos hidrogênios da água.
Pode desenhar para mim como você vê essa reação? Sempre tive muita dificuldade com Lewis. \:
Tens alguma lista de exercícios boa sobre a teoria de Lewis?
Valeu. :\
Não consigo deduzir isso. Ao meu ver o S passou a compartilhar dois elétrons com o O do H2O, assim como o O do H2O passou a compartilhar dois elétrons com o S. Além disso, dois O's do SO3 passaram a compartilhar um par de elétrons cada com cada um dos hidrogênios da água.
Pode desenhar para mim como você vê essa reação? Sempre tive muita dificuldade com Lewis. \:
Tens alguma lista de exercícios boa sobre a teoria de Lewis?
Valeu. :\
Última edição por Christian M. Martins em Qui 03 Dez 2015, 00:16, editado 1 vez(es)
SO2 é um oxido do tipo O=S=O, que passa a formar mais ligações ao receber os pares eletrônicos da água. Basta também identificar do outro lado da reação quem é o produto, que é a forma ácida conjugada do SO2, por isso ele é uma base no inicio da reação
Marcelo F- Jedi
Christian, é muito simples perceber e não precisa de mecanismos nem nada. O S tem 6 elétrons em sua última camada, que estão todos em uso, já que há 3 oxigênios. Logo, S não tem par de elétrons livre. A água, por sua vez, têm. Logo, a única capaz de doar o par é água e esta será a base. Consequentemente, o outro é o ácido.
Ashitaka- Monitor
Fazendo esse mecanismo eu consegui compreender certinho como funciona a doação do par de elétrons do H2O. Agora já posso ter uma "fórmula geral" do que ocorre em reações ácido-base de Lewis: primeiro uma substância ataca a outra, criando ligações - e é aí que entra a definição ácido ou base -, para que depois ocorram outras coisas (que são futeis para resolução de questões e vou desconsiderar).
Eu não estava conseguindo identificar a doação dos elétrons pela água porque imaginava o SO3 se transformando todo ANTES de realizar qualquer reação com H2O, o que de fato não ocorre.
Sabendo disso, pode-se analisar qual substância ataca a outra - que como você disse, é a que possui elétrons livres, sendo a que "recebe o ataque" a que não possui -, e, com base nisso, saber qual é base e qual é ácido.
Esse meu pensamento está correto?
PS: sei que a maior parte da reação que desenhei acima é futil, e que ela por completo pode ser desconsiderada para obter a resposta da questão; só quero saber se meu raciocínio está correto, para que eu possa repetí-lo em questões semelhantes sem ter que desenhar toda essa parafernalha.
Eu não estava conseguindo identificar a doação dos elétrons pela água porque imaginava o SO3 se transformando todo ANTES de realizar qualquer reação com H2O, o que de fato não ocorre.
Sabendo disso, pode-se analisar qual substância ataca a outra - que como você disse, é a que possui elétrons livres, sendo a que "recebe o ataque" a que não possui -, e, com base nisso, saber qual é base e qual é ácido.
Esse meu pensamento está correto?
PS: sei que a maior parte da reação que desenhei acima é futil, e que ela por completo pode ser desconsiderada para obter a resposta da questão; só quero saber se meu raciocínio está correto, para que eu possa repetí-lo em questões semelhantes sem ter que desenhar toda essa parafernalha.
Sempre que existir uma doação de elétrons seja la quais forem os produtos (ligações, íons) o composto que doa os pares eletrônicos é uma base de lewis e o que recebe é um ácido.
É bem simples isso.
É bem simples isso.
Marcelo F- Jedi