PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)

4 participantes

Ir para baixo

Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base) Empty Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)

Mensagem por Gabriel Cluchite Qui 15 Out 2015, 09:12

Considere a reação abaixo:
   SO3 + H2O   ----->  H2SO4 

Pode-se afirmar que, nessa reação, SO3 e H2O atuam, respectivamente, como: 

(A) ácido de Lewis e base de Lewis. 
(B) ácido de Brönsted e base de Brönsted. 
(C) ácido de Lewis e base de brönsted. 
(D) base de Lewis e ácido de Lewis. 
(E) base de Lewis e ácido de brönsted. 

Minhas dúvidas são:
Como eu abordo uma questão como essa?
Como eu sei quem recebeu o par de elétrons?
A informação que SO3 é um óxido ácido é determinante para essa questão? 
Gabarito:
Spoiler:
Gabriel Cluchite
Gabriel Cluchite
Matador
Matador

Ir para o topo Ir para baixo

Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base) Empty Re: Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)

Mensagem por Ashitaka Ter 20 Out 2015, 09:58

Nessa reação, o enxofre recebe um par de elétrons da água, portanto, SO3 age como um ácido de Lewis e H2O como uma base.
Basta ver quem tem elétrons livre e como se forma a ligação para saber quem é o quê. Não é necessário saber que SO3 é um óxido ácido, pois às vezes até ácidos são classificados como base, dependendo da reação.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base) Empty Re: Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base)

Mensagem por Christian M. Martins Qui 03 Dez 2015, 00:09

Como identificou que o SO3 recebeu um par de elétrons da água, Ashitaka?

Não consigo deduzir isso. Ao meu ver o S passou a compartilhar dois elétrons com o O do H2O, assim como o O do H2O passou a compartilhar dois elétrons com o S. Além disso, dois O's do SO3 passaram a compartilhar um par de elétrons cada com cada um dos hidrogênios da água.

Pode desenhar para mim como você vê essa reação? Sempre tive muita dificuldade com Lewis. \:

Tens alguma lista de exercícios boa sobre a teoria de Lewis?

Valeu. :\

Última edição por Christian M. Martins em Qui 03 Dez 2015, 00:16, editado 1 vez(es)
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

http://www.instagram.com/chriestianmm

Mensagem por Marcelo F Qui 03 Dez 2015, 00:13

SO2 é um oxido do tipo O=S=O, que passa a formar mais ligações ao receber os pares eletrônicos da água. Basta também identificar do outro lado da reação quem é o produto, que é a forma ácida conjugada do SO2, por isso ele é uma base no inicio da reação

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagem por Christian M. Martins Qui 03 Dez 2015, 01:17

Se possível vejam pra mim se isso está certo, pessoal:

Questão UFRGS (Teorias Modernas Ác/base) 24ybji1
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Ashitaka Qui 03 Dez 2015, 11:07

Christian, é muito simples perceber e não precisa de mecanismos nem nada. O S tem 6 elétrons em sua última camada, que estão todos em uso, já que há 3 oxigênios. Logo, S não tem par de elétrons livre. A água, por sua vez, têm. Logo, a única capaz de doar o par é água e esta será a base. Consequentemente, o outro é o ácido.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagem por Christian M. Martins Qui 03 Dez 2015, 11:21

Fazendo esse mecanismo eu consegui compreender certinho como funciona a doação do par de elétrons do H2O. Agora já posso ter uma "fórmula geral" do que ocorre em reações ácido-base de Lewis: primeiro uma substância ataca a outra, criando ligações - e é aí que entra a definição ácido ou base -, para que depois ocorram outras coisas (que são futeis para resolução de questões e vou desconsiderar).

Eu não estava conseguindo identificar a doação dos elétrons pela água porque imaginava o SO3 se transformando todo ANTES de realizar qualquer reação com H2O, o que de fato não ocorre.

Sabendo disso, pode-se analisar qual substância ataca a outra - que como você disse, é a que possui elétrons livres, sendo a que "recebe o ataque" a que não possui -, e, com base nisso, saber qual é base e qual é ácido.

Esse meu pensamento está correto?

PS: sei que a maior parte da reação que desenhei acima é futil, e que ela por completo pode ser desconsiderada para obter a resposta da questão; só quero saber se meu raciocínio está correto, para que eu possa repetí-lo em questões semelhantes sem ter que desenhar toda essa parafernalha. Razz
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Mensagem por Marcelo F Qui 03 Dez 2015, 12:35

Sempre que existir uma doação de elétrons seja la quais forem os produtos (ligações, íons) o composto que doa os pares eletrônicos é uma base de lewis e o que recebe é um ácido. 

É bem simples isso.

Marcelo F
Jedi
Jedi

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo