PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

+2
Diaz
VioletChachki
6 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por VioletChachki Qui 02 Jun 2016, 17:24

Relembrando a primeira mensagem :

Vocês acham que pra disputar um vestibular concorrido o que vale são as horas? No caso de medicina, qual o tempo que se deve dedicar?
Conheço muita gente que passa manhã, tarde e noite estudando e demora a conseguir a aprovação.
Por outro lado, conheço pessoas que enquanto trabalhavam, estudaram e conseguiram ser aprovadas.
Não é de hoje que criaram o pensamento de que se você quer medicina, você deve morrer de estudar. Acordar cedo e ficar até altas horas estudando. E que se você não fizer exatamente dessa forma, viver pra estudar, você não passa. Mas isso vale?
Estudar mais de 10 horas por dia seria exagero? Com 4 horas de estudos por dia é possível ser aprovado?
Tudo depende do plano de estudos e da facilidade de aprendizagem do estudante?
O que vocês acham?
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por VioletChachki Dom 04 Jun 2017, 17:08

Atualmente eu estudo:

Física: Cerca de 10 horas por semana
Biologia: Cerca de 10 horas por semana
Química: Cerca de 8 horas por semana

História: 2 pra Geral e 2 pra Brasil
Geografia: 4 no total

Filosofia e Sociologia: 1 hora por semana pra cada.

Matemática: Cerca de 6 horas por semana
Linguagens: Adapto no tempo... Leio o livro e tal.. 1, 2 horas por semana. 

Nesses horários de Natureza e Humanas contam os tempos de video aula, que PRA MIM são tão produtivos quanto ler.. Já estudei por livros ano passado e muita coisa eu não memorizava de forma tão pratica e definitiva quanto coisas que aprendi esse ano em video aula. Em Física PRINCIPALMENTE. 

Redação: faço duas por semana. Já tentei fazer 1 por dia, mas falhei... E, incrivelmente, não sei vcs, mas prefiro fazendo 1 por dia. Hj mesmo eu fico apreensivo com escrever redação.. acho que a ansiedade de receber a nota do corretor ou o medo de receber uma nota baixa e me sentir desmotivado pra continuar.. Cheguei a fazer 1 redação por dia em março durante 3 semanas... Eu tava indo suuuper bem, mas..
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por MalcolnMed Seg 05 Jun 2017, 08:59

Minha "carga horária" semanal:

6 horas de Gramática
6 horas de Literatura
2 horas Redação

5 horas História 
5 horas Geografia 

9 horas Física
8 horas Biologia
8 horas Química

13 horas Matemática;

Nos sábados resolução de provas da USP/UNESP e domingo do ENEM. 
Smile
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por IDavi Qua 07 Jun 2017, 01:04

Olá, tudo bem?

Sou iniciante nisso e não tenho muita experiência sobre cronograma de estudos para passar. Porém, fiz o Enem ano passado e pela minha experiência, a maior luta que se enfrenta é emocional.

Dependendo de pessoa para pessoa, uma média deixaria a prova inteira assim (opinião):

50% Controle Emocional
30% Domínio de Conteúdo
20% Controle do Tempo

Tenho muito respeito ao dizer o que direi: a necessidade de nos controlarmos emocionalmente é maior que a de se estudar.

Como falei, sou iniciante pois comecei ano passado a tentar o Enem.
Não estudei, foi apenas um teste com a cabeça fresca do ensino médio. Percebi que a prova, como vocês sabem, exige um alto controle de ansiedade e gerenciamento dos seus pensamentos e do seu tempo.

Quanto mais a ansiedade lhe ataca, mais rápido fica o seu pensamento e menos você consegue se concentrar na prova, pois começa a perder o foco com tudo que está ao alcance dos seus sentidos... e às vezes até com emoções que brotam nem se sabe de onde! hehe

Acredito que um dos problemas de alguns ainda não terem conseguido passar para seu curso é esse. A parte racional, está perfeita: com altíssimo rendimento. Mas a parte emocional, ainda pode estar atrapalhando... (Não que seja o caso dos que li aqui)

Repito: Digo tudo isso com muito respeito.

Obviamente não passei ano passado para o curso desejado, mas considerei uma nota pelo menos razoável, por não ter estudado nada.

Durante toda a prova eu busquei me concentrar e fazer as questões no tempo que me avisaram que eu teria (1 minutos por questão, sendo que depois descobri que na verdade temos cerca de 3 minutos médios por questão hehe).

Mas em fim...

Tenho tentado estudar duas matérias por dia, de segunda a sexta. Acredito que cerca de 3h a 4h por matéria. Aos sábados, estou buscando fazer, refazer ou corrigir uma redação além de fechar brechas dos imprevistos e falhas durante a semana. (Como você disse, os imprevistos estão realmente presentes...)

Deus nos ajude a planejarmos melhor, a conseguirmos contornar esses imprevistos e a rendermos bem emocionalmente e racionalmente.

Abraços.
IDavi
IDavi
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 30/05/2017
Idade : 29
Localização : Brasil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por allanmichael0 Qui 08 Jun 2017, 17:41

Sunriseee escreveu:
allanmichael0 escreveu:Essa é minha primeira postagem, se tiver algo errado avisem! 
Ao ler o tópico me deparei com um problema que tive ao iniciar meus estudos quando decidir tentar vestibular para medicina. Assim, estou compartilhando meu horário de estudo com você, caso tenham interesse. Este ano irá completar 3 anos que também estou na mesma luta que vocês. Minha maior dificuldade no início foi saber como estudar, já estudei 10h 12h por dia e percebi que não vale a pena, você acaba acumulando tanta informação durante um dia que se torna difícil guardá-las por um tempo necessário até o período de provas. Já fiz vários horários diferentes, porém este foi com o qual percebi uma maior evolução e menor cansaço ao final do dia, antes eu não reserva um período de descanso entre uma disciplina e outra e isso tornava o dia bem cansativo. Assim segue em anexo..


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Interessante seu cronograma! Não consigo estudar tantas matérias assim por dia. Nesses 50min você consegue teoria + exercícios? Já tem uma base legal?

Oi, tudo bom? Sim, parece um pouco improvável, mas terminei de rever todo conteúdo de todas disciplinas agora no final de maio. Algumas mais de uma vez, interpretação de texto 2x, artes 2x, filosofia 3x, sociologia 2x e, historia e geografia já comecei em maio a refazer todos os exercícios, essa é uma das estratégias que usarei este ano, após rever todo conteúdo não irei retornar para teoria novamente, apenas exercícios até chegar o ENEM, claro que tenho uma dúvida olho minhas anotações que faço no livro mesmo. Estudo desde primeiro de janeiro por esse horário. Estudo pelos livros do poliedro, iniciei este ano o estudo pelos livros do Poliedro, antes usava livros didáticos, nesse cronograma já resolvi todos os exercícios de biologia, historia, geografia, artes, filosofia, interpretação de texto e sociologia.. Matemática estudo pelas provas do Enem, já refiz todas provas anteriores do ENEM este ano, inclusive PPL - o qual aconselho fazerem também. Quanto a física e química os capítulos que envolve mais calculo eu resolvia umas 30 questões e adiantava para o próximo para não ficar tão longo, já que, não adianta você fazer 1000 exercícios de um conteúdo e passar 3, 4, 5 meses sem revisar=fazer exercícios do conteúdo. Também já usei video aulas em um dos anos anteriores, mas uso outras estratégias para vídeo aulas que aprendi com o tempo também, pois quando resolvi assistir vídeo aulas perdi muito tempo com elas no início, porém é ótimo para rever todo conteúdo em um curto espaço de tempo. Explicar tudo por aqui é bem complicado, seria mais fácil conversando mesmo por skype ou algo do tipo.
allanmichael0
allanmichael0
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/11/2015
Idade : 34
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' - Página 2 Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos