PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de estudo: Escola x concurso

Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Armando Vieira Dom 15 Mar 2015, 13:10

Olá pessoal,
Gostaria de saber como vocês administram o tempo de estudo entre a escola e o concurso que desejam fazer.

No momento estou estudando um horário fixo para o concurso, e depois faço as atividades escolares,  no entanto algumas coisas acabam acumulando (em ambas as partes) e acabo tendo que fugir dos meu horário para terminar pendências da escola, e atrasando ainda mais meu planejamento de estudo para o concurso.

Qual é a dica/como vocês fazem a divisão do tempo?.
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Convidado Dom 15 Mar 2015, 22:12

Armando Vieira, acredito que essa divisão do tempo é muito relativa. Quando você vai avaliar o tempo disponível, você tem que avaliar três pontos:

        -Necessidades básicas, tarefas e compromissos semanais; aqui você inclui o tempo para fazer as tarefas escolares;
        -Quantidade de matéria para estudar e o curso pretendido;
        -Metas e planejamento; aqui considera-se o seu "prazo". Ex.: em dois anos quero passar em medicina.
Partindo disso, você pode organizar seu tempo do nível simples ao complexo:
        -Pegue um calendário, utilize a cor vermelha para marcar os dias em que você não irá estudar, a cor verde para os dias em que você irá estudar e a cor azul para os dias em que você irá realizar simulados;
        -Faça um cronograma, baseado no seu calendário. Fazer um cronograma é estabelecer um prazo para terminar determinado conteúdo. Ex.: começo geometria plana no dia 15/03/2015 e termino dia 05/04/2015. Você pode fazer isso utilizando o programa das provas do vestibular da sua universidade ou utilizando o índice dos seus livros.
        -Agora que você já fez o cronograma de cada matéria, você vai se organizar diariamente. Para isso, pegue uma tabela como [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e risque os horários em que você não irá estudar. Em seguida, vá preenchendo os horários em que você irá estudar, de acordo com o seu cronograma. Ex.: para cumprir com o conteúdo de Biologia dentro do prazo (15/03/2015 a 05/04/2015), especificamente o capítulo sobre Divisão Celular, que tem 20 páginas, vou precisar umas 10 aulas, já que vejo umas duas páginas por aula.
Observações complementares:
         -Reserve alguns horários para repor aulas e/ou terminar um conteúdo extenso que provavelmente não ficará dentro do prazo;
         -Tenha em mente que a organização não é fixa e deve-se adequar às suas necessidades;
         -Siga o mandamento de que tempo é diferente de rendimento.


MEU COMENTÁRIO PARTICULAR: 
         Armando Vieira, não sei em que escola você estuda, mas eu estudei em uma que era péssima. Era deprimente ir para lá todos os dias; uma perca de tempo. Mantenha o foco: você pode tirar 100 em todas as matérias da escola e levar um belo capote no vestibular. Falo isso com base na minha escola, que só cobrava o básico. 
         Então, não se preocupe em ser o melhor aluno da classe, mas tenha um desempenho suficiente para ser aprovado. Não sei que curso você quer, mas no Brasil não faz tanta diferença o seu histórico escolar na hora de adentrar no ensino superior. Só querem saber se você conclui ou não. 


         

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Armando Vieira Seg 16 Mar 2015, 16:16

Obrigado pelas dicas Dezotti,
Farei hoje meu calendário de estudo hoje, acho que agora ficarei mais organizado.
Muito obrigado Very Happy Very Happy Very Happy
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Armando Vieira Sex 20 Mar 2015, 18:01

Dezotti,
Vim lhe agradecer novamente, pois realmente, hoje (sexta-feira) pude ver o quanto meu rendimento aumentou, essa semana consegui cumprir aproximadamente 88% de meus objetivos, sendo que o máximo que havia conseguido anteriormente era cerca de 62%, acredito que conforme for me adaptando melhorarei ainda mais.
Muito obrigado mesmo!!! Very Happy
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Convidado Sex 20 Mar 2015, 18:18

O merito é seu fera! Siga seu objetivo com sangue nos olhos que seu rendimento será 100%. Surprised 


Você tem 14 anos mesmo? Quer fazer o que estudando tão cedo? NASA?  Shocked

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Armando Vieira Sex 20 Mar 2015, 18:36

Sim, tenho 14 anos, estou estudando para o concurso da EPCAr e do Colégio Naval. Very Happy
Armando Vieira
Armando Vieira
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 652
Data de inscrição : 03/01/2015
Idade : 23
Localização : Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo: Escola x concurso Empty Re: Tempo de estudo: Escola x concurso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos