PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

+2
Diaz
VioletChachki
6 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por VioletChachki Qui 02 Jun 2016, 17:24

Vocês acham que pra disputar um vestibular concorrido o que vale são as horas? No caso de medicina, qual o tempo que se deve dedicar?
Conheço muita gente que passa manhã, tarde e noite estudando e demora a conseguir a aprovação.
Por outro lado, conheço pessoas que enquanto trabalhavam, estudaram e conseguiram ser aprovadas.
Não é de hoje que criaram o pensamento de que se você quer medicina, você deve morrer de estudar. Acordar cedo e ficar até altas horas estudando. E que se você não fizer exatamente dessa forma, viver pra estudar, você não passa. Mas isso vale?
Estudar mais de 10 horas por dia seria exagero? Com 4 horas de estudos por dia é possível ser aprovado?
Tudo depende do plano de estudos e da facilidade de aprendizagem do estudante?
O que vocês acham?
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Convidado Qui 02 Jun 2016, 18:37

Concordo contigo, 10 horas de estudo é exagero. Procure estudar de 6h à 8h por dia.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Convidado Qui 02 Jun 2016, 18:40

Tente fazer um cronograma e me mande nesse mesmo tópico.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Convidado Qui 02 Jun 2016, 20:32

Eu por exemplo só estudo. Almoço estudando. E reflito sobre o que aprendi quando não posso pegar nas anotações. Quando trabalhava na empresa do meu cunhado apenas refletia. Embora pareça o contrário pelas minhas perguntas aqui no fórum.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Diaz Qui 02 Jun 2016, 21:58

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

O vídeo é de um jovem chamado Gustavo Haddad, depois veja um pouco sobre a história dele. 

Vamos lá o importante não é quantas horas e sim qualidade. Primeira coisa é ver com qual método de estudo você compactua mais e rende mais. Por exemplo eu quando o assunto é exatas prezo por vídeo aulas e muitos exercícios, porém quando é história sou melhor lendo e depois exercícios. Não faço resumos, mas cada pessoa é uma pessoa, o método que funciona melhor comigo pode não funcionar com você e as vezes cada matéria existe um jeito melhor de aprender para cada pessoa. Ache o método que melhor se aplica à você. Depois que você acha isso, vira graça é só continuar seguindo. 

Segundo ponto, lembre-se você estuda com um objetivo que é passar no vestibular então nada mais lógico que você usar provas passadas como simulados não? Tão lógico que poucas pessoas o fazem. Acostume-se com o estilo da prova, no exemplo do Enem eu descobri que rendo mais no primeiro dia, depois de muito simulados, começando por CH do que por CN e novamente isso vale para mim, descubra o que vale para você e monte uma estratégia de prova baseada nisso. Seu inimigo é a prova, nada mais justo do que saber o modo mais eficiente de atacar não? 

Já escrevi uns textos sobre isso no fórum, vou procurar. Se achar te mando.
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por VioletChachki Qui 02 Jun 2016, 22:22

Gostei da ideia do planejamento/cronograma.. apesar de ser fácil de falhar, ainda mais com imprevistos.. :s mas é o melhor método mesmo..
Sobre esse vídeo, eu verei. Eu concordo que o importante é a qualidade do estudo e não a quantidade de horas... E até proponho pra que candidatos que já foram aprovados compartilhem as experiências e a rotina de estudos. Hoje em dia as pessoas assustam quando falo que vou tentar medicina e digo que estudo, quando muito, 6 horas por dia. Tendo um desempenho maior nos fins de semana, que é quando estou por conta mesmo. 
Além de que tudo depende da base de cada um.. Uma pessoa que teve uma base fraca, precisa de fato correr contra o tempo e se dedicar mais do que uma que teve o ensino médio mais sólido.. enfim, uma opinião. Não que seja isso pra todos..
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por allanmichael0 Sáb 03 Jun 2017, 16:07

Essa é minha primeira postagem, se tiver algo errado avisem! 
Ao ler o tópico me deparei com um problema que tive ao iniciar meus estudos quando decidir tentar vestibular para medicina. Assim, estou compartilhando meu horário de estudo com você, caso tenham interesse. Este ano irá completar 3 anos que também estou na mesma luta que vocês. Minha maior dificuldade no início foi saber como estudar, já estudei 10h 12h por dia e percebi que não vale a pena, você acaba acumulando tanta informação durante um dia que se torna difícil guardá-las por um tempo necessário até o período de provas. Já fiz vários horários diferentes, porém este foi com o qual percebi uma maior evolução e menor cansaço ao final do dia, antes eu não reserva um período de descanso entre uma disciplina e outra e isso tornava o dia bem cansativo. Assim segue em anexo..


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
allanmichael0
allanmichael0
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 03/11/2015
Idade : 34
Localização : Natal, RN

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Sunriseee Dom 04 Jun 2017, 16:37

Olha, nessa luta já fiz muita coisa errada, até desistir e mudar de curso, enfim...estou descobrindo meus estudos agora.
Já cheguei a estudar 12h+, a base era 3h para cada matéria, e às vezes eu ainda estendia, e era uma loucura, parecia que vivia de ressaca. Com isso comecei o ano exausta e puro estresse, então, depois de levar uns tapas da vidinha né, desacelerei total.
Estou estudando 3 matérias por dia, 2h no máximo para terminar o conteúdo que estabeleci para o dia, isso teoria + exercícios. A única exceção é exatas que preciso treinar mais, então acabo estudando 2h-3h na parte da manhã com intervalos dignos e volto 1h na parte da noite só com exercícios, isso quando tô plena.
Vou dizer algo que talvez soe mei filha da mãe: gente que trabalha e passa em medicina e outros que vivem em um cursinho de elite, infelizmente, na base do ansiolítico por causa de uma vaga. Falo isso pq já cheguei perto dessa situação várias vezes. Meu, equilíbrio é tudo.
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Sunriseee Dom 04 Jun 2017, 16:39

allanmichael0 escreveu:Essa é minha primeira postagem, se tiver algo errado avisem! 
Ao ler o tópico me deparei com um problema que tive ao iniciar meus estudos quando decidir tentar vestibular para medicina. Assim, estou compartilhando meu horário de estudo com você, caso tenham interesse. Este ano irá completar 3 anos que também estou na mesma luta que vocês. Minha maior dificuldade no início foi saber como estudar, já estudei 10h 12h por dia e percebi que não vale a pena, você acaba acumulando tanta informação durante um dia que se torna difícil guardá-las por um tempo necessário até o período de provas. Já fiz vários horários diferentes, porém este foi com o qual percebi uma maior evolução e menor cansaço ao final do dia, antes eu não reserva um período de descanso entre uma disciplina e outra e isso tornava o dia bem cansativo. Assim segue em anexo..


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Interessante seu cronograma! Não consigo estudar tantas matérias assim por dia. Nesses 50min você consegue teoria + exercícios? Já tem uma base legal?
Sunriseee
Sunriseee
Jedi
Jedi

Mensagens : 268
Data de inscrição : 20/05/2016
Idade : 27
Localização : SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por VioletChachki Dom 04 Jun 2017, 17:03

Uma coisa que sempre penso quando vejo a galera falando que mudou o tempo de estudo e tal... Bom, depois de 3 anos de estudos em um jeito que até então não deu certo, provavelmente você já tem uma base muito boa. Muito boa a ponto de se dar ao luxo de apenas "revisar". O conteúdo não se torna novo, não é um caminho imprevisível como o caminho de quem vê tudo pela primeira vez, com medo do que vem depois. E, com isso, consequentemente, se torna desnecessário se matar de estudar. É uma coisa meio: Eu sei o conteúdo, estudei o conteúdo por 3 anos. Agora eu posso traçar estratégias de resolução de prova, identificação de distratores, me aperfeiçoar dentro do tempo de prova, me preparar psicologicamente e emocionalmente, etc.
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina' Empty Re: Tempo de estudo de vestibulando de 'Medicina'

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos