Divisibilidade - Restos
3 participantes
Página 1 de 1
Divisibilidade - Restos
Determinar o resto da divisão por 8, da soma:
Fala pessoal tudo certo?, estava estudando o assunto de divisibilidade (mais especificamente de restos), e não consegui resolver essa questão, como eu poderia proceder sem usar a teoria dos numeros, mas apenas os conceitos basicos da matematica?
Pelo que eu aprendi se um numero tem um expoente exagerado, logo o resto terá o mesmo expoente, dividindo o numero encontra-se um resto, em seguida observe o comportamento das potencias dos restos, e de cada um tire um novo resto, exemplo:
Determinar o resto da divisao por 5 o numero
dividindo o primeiro numero por 5 encontramos o resto 2, logo verificamos o padrão de restos que as potencias de 2 deixam quando divididas por 5
2¹ = 2 resto (2)
2² = 4 resto (4)
2³ = 8 resto (3)
2^4 = 16 resto (1)
.
.
.
logo depois os restos se repetem, concluimos que o total de possibilidades são 4, dividindo o expoente 359 pelos total de possibilidades que são 4, encontramos o numero de conjuntos formados pelos numeros (2, 4, 3, 1) e o resto dessa divisão será a posição que ele estará na tabela dos restos acima, 359 dividido por 4, deixa resto 3, a posição do resto sera a terceira potencia (2³), logo o resto do numero por 5 será 3
Mas no caso do numero dividido por 8 da qual resto?, eu fiz o mesmo processo veja:
138947 dividido por 8 deixa resto 3, montando a tabela das potencias
3¹ = 3 resto (3)
3² = 9 resto (1)
3³ = 27 resto (3)
3^4 = 81 resto (1)
.
.
.
Observando vemos que as possibilidades são duas, dividido o expoente do numero 138947 por 2 fica:
76 dividido por 2 deixa resto 0, é a partir desse ponto que eu não consegui resolver mais, alguem poderia me ajudar?
- Spoiler:
- 6
Fala pessoal tudo certo?, estava estudando o assunto de divisibilidade (mais especificamente de restos), e não consegui resolver essa questão, como eu poderia proceder sem usar a teoria dos numeros, mas apenas os conceitos basicos da matematica?
Pelo que eu aprendi se um numero tem um expoente exagerado, logo o resto terá o mesmo expoente, dividindo o numero encontra-se um resto, em seguida observe o comportamento das potencias dos restos, e de cada um tire um novo resto, exemplo:
dividindo o primeiro numero por 5 encontramos o resto 2, logo verificamos o padrão de restos que as potencias de 2 deixam quando divididas por 5
2¹ = 2 resto (2)
2² = 4 resto (4)
2³ = 8 resto (3)
2^4 = 16 resto (1)
.
.
.
logo depois os restos se repetem, concluimos que o total de possibilidades são 4, dividindo o expoente 359 pelos total de possibilidades que são 4, encontramos o numero de conjuntos formados pelos numeros (2, 4, 3, 1) e o resto dessa divisão será a posição que ele estará na tabela dos restos acima, 359 dividido por 4, deixa resto 3, a posição do resto sera a terceira potencia (2³), logo o resto do numero por 5 será 3
Mas no caso do numero dividido por 8 da qual resto?, eu fiz o mesmo processo veja:
3¹ = 3 resto (3)
3² = 9 resto (1)
3³ = 27 resto (3)
3^4 = 81 resto (1)
.
.
.
Observando vemos que as possibilidades são duas, dividido o expoente do numero 138947 por 2 fica:
76 dividido por 2 deixa resto 0, é a partir desse ponto que eu não consegui resolver mais, alguem poderia me ajudar?
tiago173- Padawan
PRIATELIA- Iniciante
Re: Divisibilidade - Restos
PRIATELIA escreveu:https://pir2.forumeiros.com/t79349-resto-da-divisao-por-8
Eu vi essa resolução, mas envolve teoria dos numeros, e eu não aprendi ainda
tiago173- Padawan
Boa noite, tiago173.tiago173 escreveu:Determinar o resto da divisão por 8, da soma:
- Spoiler:
6
2¹ = 2 resto (2)
2² = 4 resto (4)
2³ = 8 resto (3)
2^4 = 16 resto (1)
.
.
.
3¹ = 3 resto (3)
3² = 9 resto (1)
3³ = 27 resto (3)
3^4 = 81 resto (1)
.
.
.
76 dividido por 2 deixa resto 0, é a partir desse ponto que eu não consegui resolver mais, alguém poderia me ajudar?
Continuando de onde você parou:
Quando o resto for 0, significa que deve considerar como resto o último resultado da série de restos que se repetem, o seja, deve tomar o 1 do grupo (3,1).
Assim, 138947^76 quando dividido por 8 deixa resto 1.
A seguir, analisemos a outra potência: 985637^43 quando dividida por 8:
Resto de 958637/8 = 5.
5¹ = 5
5² = 25
5³ = 125
Ou seja, o resto será sempre igual a 5.
Assim, 985637^43 / 8 deverá deixar resto 5.
Somando os restos das duas potências, temos:
1+5=6
Um abraço.
ivomilton- Membro de Honra
Muito obrigado ivomilton você é 10!!!
tiago173- Padawan
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos