PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Conjuntos

2 participantes

Ir para baixo

Conjuntos  Empty Conjuntos

Mensagem por tiaguinho2 Qui 17 Mar 2016, 17:19

Classifique em verdadeiro ou falso:

a)

b)

c)

d)

e)

f)

Pessoal a duvida que tenho é ,como fazer para saber se é verdadeiro ou falso? Tem algum método para provar sem ser por diagrama de venn?

As repostas são: 

a)V
b)F
c)F
d)V
e)F
f)V

tiaguinho2
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por Christian M. Martins Qui 17 Mar 2016, 17:36

Não vou formalizar, apenas explicar verbalmente.

a) Verdadeira. O conjunto vazio está contido em todos os conjuntos. O motivo disso se encontra no fato de que, para um conjunto não estar contido em outro, o primeiro deve conter no mínimo um elemento que não pertença ao segundo - portanto, como o vazio não possui elemento algum, fica provada a primeira afirmativa do post.

b) Falsa. A assertiva é verdadeira apenas se B está contido em A; como não se sabe quais os elementos pertencentes aos conjuntos e a relação entre eles, a afirmativa está incorreta.

c) Falsa, vide explicação da assertiva b.

d) Verdadeira, vide explicação da afirmativa a.

e) Falsa. A razão disso se encontra no fato de que há elementos não pertencentes à interseccção dos grupos A e B que pertencem ao grupo A; novamente, a assertiva seria verdadeira apenas se B estivesse contido em A.

f) Verdadeira. Tal afirmação fica clara pelo fato de que, para que os elementos pertençam ao conjunto formado pela intersecção entre os conjuntos A, B e C, eles devem pertencer, também, à intesecção entre os conjuntos A e B.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Boa tarde

Mensagem por tiaguinho2 Qui 17 Mar 2016, 17:52

Christian M. Martins escreveu:Não vou formalizar, apenas explicar verbalmente.

a) Verdadeira. O conjunto vazio está contido em todos os conjuntos. O motivo disso se encontra no fato de que, para um conjunto não estar contido em outro, o primeiro deve conter no mínimo um elemento que não pertença ao segundo - portanto, como o vazio não possui elemento algum, fica provada a primeira afirmativa do post.

b) Falsa. A assertiva é verdadeira apenas se B está contido em A; como não se sabe quais os elementos pertencentes aos conjuntos e a relação entre eles, a afirmativa está incorreta.

c) Falsa, vide explicação da assertiva b.

d) Verdadeira, vide explicação da afirmativa a.

e) Falsa. A razão disso se encontra no fato de que há elementos não pertencentes à interseccção dos grupos A e B que pertencem ao grupo A; novamente, a assertiva seria verdadeira apenas se B estivesse contido em A.

f) Verdadeira. Tal afirmação fica clara pelo fato de que, para que os elementos pertençam ao conjunto formado pela intersecção entre os conjuntos A, B e C, eles devem pertencer, também, à intesecção entre os conjuntos A e B.
Mas se não tivesse as resposta como eu saberia?

tiaguinho2
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por Christian M. Martins Qui 17 Mar 2016, 17:54

Através dos raciocínios que eu acabei de postar, Tiaguinho. Eu mesmo resolvi a questão sem olhar o gabarito no seu post; só olhei depois.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por tiaguinho2 Qui 17 Mar 2016, 18:02

Christian M. Martins escreveu:Através dos raciocínios que eu acabei de postar, Tiaguinho. Eu mesmo resolvi a questão sem olhar o gabarito no seu post; só olhei depois.
Entendi, mas estou meio confuso:

por exemplo seu tivesse 

Como eu saberia se é verdadeiro ou falso?

U é universo

tiaguinho2
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por Christian M. Martins Qui 17 Mar 2016, 18:37

Traduzindo a sentença matemática para Português: se A está contido em B, então o conjunto formado pelo conjunto universo menos o conjunto B está contido no conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo conjunto A.

Verdadeira, já que o conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo conjunto B sempre está contido no conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo A (visto que o primeiro ou é mais abrangente que o segundo, ou é igual a ele - e nesse caso tem-se A = B).

Está correto? Sou humano, também posso errar.
Christian M. Martins
Christian M. Martins
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 3776
Data de inscrição : 15/09/2014
Idade : 26
Localização : Rio Grande do Sul

http://www.instagram.com/chriestianmm

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por tiaguinho2 Qui 17 Mar 2016, 19:04

Christian M. Martins escreveu:Traduzindo a sentença matemática para Português: se A está contido em B, então o conjunto formado pelo conjunto universo menos o conjunto B está contido no conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo conjunto A.

Verdadeira, já que o conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo conjunto B sempre está contido no conjunto formado pela subtração do conjunto universo pelo A (visto que o primeiro ou é mais abrangente que o segundo, ou é igual a ele - e nesse caso tem-se A = B).

Está correto? Sou humano, também posso errar.
Está correto!, entendi valeu mesmo cara

tiaguinho2
Padawan
Padawan

Mensagens : 58
Data de inscrição : 13/02/2016
Idade : 27
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Conjuntos  Empty Re: Conjuntos

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos