PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

3 participantes

Ir para baixo

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato Empty Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

Mensagem por Gustavoadp Qui Mar 10 2016, 09:01

Por que a principal fonte de energia é o carboidrato?
- O carboidrato tem apenas 4,1 kcal por grama, aproximadamente. Já o lipídio tem mais que o dobro: 9,3 kcal por grama.
- Tá certo que o carboidrato dá glicose, que participa da glicólise. Mas o saldo é apenas 2 ATPs. Depois disso, a glicose vira Ácido Pirúvico, que vira Acetil-CoA e entra no krebs.
Já pela β-oxidação, os lipídios vão diretamente se transformar em Acetil-CoA. Ou seja, essa diferença foi apenas de 2 ATPs, o que é pouco, já que vão ser produzidos muitos mais ATPs adiante (Krebs e Cadeia). Isso sem contar que a diferença do valor energético -citado em - do lipídio vai suprir e ultrapassar a do carboidrato.
- Pode-se dizer que o lipídio tem suas funções exclusivas. Mas existe reserva de carboidrato, e os lipídios poderiam substituí-las, e ainda em menor quantidade, devido ao valor energético.

Não estou desconsiderando totalmente os carboidratos, pois alguns deles têm funções exclusivas. Só estou me referindo aos de uso energético.
Pode ser que essa conclusão seja maluca, mas é o que tá na minha cabeça. Agradeceria por explicações.
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato Empty Re: Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

Mensagem por anaclaracn Sex Mar 18 2016, 01:32

Na verdade, não existe isso de "fonte principal". As nossas reservas são consumidas simultaneamente, vide gráfico:
Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato 01
(legenda: I- Carboidratos, II- Lipídios  e III- Proteínas)
O carboidrato é o que acaba primeiro pois nossa reserva é menor, por isso que fala-se que consumimos primeiro carboidratos, depois lipídios e depois proteínas...

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato Empty Re: Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

Mensagem por Gustavoadp Sex Mar 18 2016, 22:30

Sim. Mas por que, ao invés de termos esses 2 Kg de carboidratos aí, não teríamos 2 Kg de lipídio? Considerando todas as vantagens que eu falei do lipídio
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1036
Data de inscrição : 05/07/2014
Idade : 26
Localização : Recife, PE

Ir para o topo Ir para baixo

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato Empty Re: Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

Mensagem por EvellyPaixao Sex Mar 18 2016, 22:43

Gustavo acho que carboidrato é a fonte principal pois a rota metabólica para obtenção de energia é a mais rápida. Já começa pela absorção, os carboidratos já começam a ser digeridos na boca quando a amilase quebra o amido transformando em glicose. As proteínas começa sua quebra no estomago (se eu não me engano) e finalizado no intestino delgado. Lipídios são emulsificados pela bile e depois absorvidas no intestino quando estão como ácido graxo e depois vão para os vasos linfáticos e circulação. Não sou boa em bioquímica mas para quebrar lipídeos e proteínas e retirar essa energia o corpo precisa transformar essas substancias em outros ciclos até chegar naquelas substancias para ciclo de krebs ou ciclo parecido. Se eu não engano até  transformar em coenzima A ácido oxalacético, não lembro  e só assim inicia todo o processo de formação de energia.

EvellyPaixao
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 15/03/2016
Idade : 33
Localização : Feira de Santana

Ir para o topo Ir para baixo

Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato Empty Re: Fontes energéticas: Lipídio vs Carboidrato

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos