PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora

2 participantes

Ir para baixo

Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora  Empty Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora

Mensagem por rielsonnunes Sex 26 Fev 2016, 21:40

Olá, minha dúvida é no item b. 
Eu entendi o por quê da função ser sobrejetora. Porém, não entendi porque é injetora (portanto, bijetora), pois quando assume valor constante, segundo a minha interpretação do gráfico, a imagem f(x)=10 se associa a valores diferentes de x. Então, por definição de função injetora, esse caso não seria uma função injetora.

https://imgur.com/eyGEIro

rielsonnunes
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/07/2015
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora  Empty Re: Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora

Mensagem por FhGçlmedkmf@ Sex 26 Fev 2016, 22:04

De fato tem algo estranho na letra b), ou seja, pelo gráfico e pela forma que a função está definida nesta opção, não se trataria de uma função injetiva visto que temos diferentes elementos do domínio associados a um mesmo elemento no contradomínio e , além disto, não teríamos uma função sobrejetora, visto que o conjunto imagem é diferente do conjunto contra-domínio. Neste caso, não entendi o porque você disse que entendeu que a função é sobrejetora...

FhGçlmedkmf@
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 101
Data de inscrição : 12/02/2016
Idade : 40
Localização : sao jose dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora  Empty Re: Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora

Mensagem por rielsonnunes Sáb 27 Fev 2016, 00:00

FhGçlmedkmf@ escreveu:De fato tem algo estranho na letra b), ou seja, pelo gráfico e pela forma que a função está definida nesta opção, não se trataria de uma função injetiva visto que temos diferentes elementos do domínio associados a um mesmo elemento no contradomínio e , além disto, não teríamos uma função sobrejetora, visto que o conjunto imagem é diferente do conjunto contra-domínio. Neste caso, não entendi o porque você disse que entendeu que a função é sobrejetora...
Putz cara, que viagem a minha. Vc está certo, não é sobrejetora também. Acho que comentei essa parte pensando na do lado, sei lá. Mas isso só aumenta a confusão com o gabarito. Obrigado pela resposta.

rielsonnunes
Iniciante

Mensagens : 23
Data de inscrição : 11/07/2015
Idade : 31
Localização : Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora  Empty Re: Função Injetora, Sobrejetora e Bijetora

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos