(UFSC-2016) Questão dos carrinhos
5 participantes
PiR2 :: Física :: Mecânica Geral
Página 1 de 1
(UFSC-2016) Questão dos carrinhos
1- Pilotos amadores fizeram uma corrida de automóveis em uma pista improvisada de 1400 m.
Cada automóvel foi inumerado de 1 a 8 e largou na posição mostrada na figura abaixo.
Com base na figura e nos dados acima, é CORRETO afirmar que o gráfico:
01. pertence ou ao automóvel de número 5 ou ao automóvel de número 6.
02. mostra que no intervalo de 10 s até 18 s o automóvel esteve em Movimento Retilíneo e Uniforme.
04. indica que o automóvel possui aceleração de mesmo módulo nos instantes 20 s e 50 s.
08. pertence ou ao automóvel de número 7 ou ao automóvel de número 8.
16. aponta que o automóvel esteve em repouso quatro vezes.
Gabarito: 05
Nessa questão, a 02 eu não entendi bem, quer dizer que está errada, porque só posso afirmar que o Movimento é Uniforme e não Retilíneo ?
Já na 04, eu não consigo achar a mesma aceleração, pois não compreendi a afirmação :drunken:
Cada automóvel foi inumerado de 1 a 8 e largou na posição mostrada na figura abaixo.
Com base na figura e nos dados acima, é CORRETO afirmar que o gráfico:
01. pertence ou ao automóvel de número 5 ou ao automóvel de número 6.
02. mostra que no intervalo de 10 s até 18 s o automóvel esteve em Movimento Retilíneo e Uniforme.
04. indica que o automóvel possui aceleração de mesmo módulo nos instantes 20 s e 50 s.
08. pertence ou ao automóvel de número 7 ou ao automóvel de número 8.
16. aponta que o automóvel esteve em repouso quatro vezes.
Gabarito: 05
Nessa questão, a 02 eu não entendi bem, quer dizer que está errada, porque só posso afirmar que o Movimento é Uniforme e não Retilíneo ?
Já na 04, eu não consigo achar a mesma aceleração, pois não compreendi a afirmação :drunken:
Luana Skywalker- Jedi
Re: (UFSC-2016) Questão dos carrinhos
02. Ele pode estar fazendo uma curva, mantendo uma velocidade constante de 20m/s
04. Note que as inclinações nesses dois instantes são iguais, ou seja, a aceleração é igual nos dois instantes
04. Note que as inclinações nesses dois instantes são iguais, ou seja, a aceleração é igual nos dois instantes
vladimir silva de avelar- Recebeu o sabre de luz
Complementando:vladimir silva de avelar escreveu:02. Ele pode estar fazendo uma curva, mantendo uma velocidade constante de 20m/s
02. O gráfico jamais informa quaisquer aspectos da trajetória de um móvel, a velocidade é constante de 10 a 18s e sequer o enunciado mencionou o formato da pista, podia ser circular mesmo.
Smasher- Mestre Jedi
ah sim, obrigada!!!
só mais uma dúvida:
Eu tenho como descobrir qual é o módulo da aceleração nos instantes 20s e 50 s ?
só mais uma dúvida:
Eu tenho como descobrir qual é o módulo da aceleração nos instantes 20s e 50 s ?
Luana Skywalker- Jedi
você até pode descobrir, basta calcular a taxa de variação nestes intervalos, mas o fato de a inclinação ser a mesma já te garante isso.
vladimir silva de avelar- Recebeu o sabre de luz
Consegui calcular a aceleração =]
Entendi,muito obrigada!!
Entendi,muito obrigada!!
Luana Skywalker- Jedi
Não sei como calcular a aceleração nos instantes 20 e 50, apenas no 18 e no 26, que correspondem às velocidades 20 e 40m/s, respectivamente.
Outra dúvida, como eu faço pra saber a qual automóvel pertence?
Outra dúvida, como eu faço pra saber a qual automóvel pertence?
asvorys- Iniciante
Em 26 - 18 = 8 s a velocidade elevou-se de 40 - 20 = 20 m/s, então a aceleração é: 20/8 = 2,5 m/s²
Em 52 - 44 = 8 s a velocidade elevou-se de 40 - 20 = 20 m/s, então a aceleração é: 20/8 = 2,5m/s²
Para saber a qual automóvel pertence o gráfico você precisa calcular, através dele (do gráfico) qual a distância percorrida na primeira volta. Perceba que os automóveis 1 e 2 percorrem 5 m a menos que os automóveis 3 e 4, assim como esses últimos percorrem 5 m a menos que os automóveis 5 e 6, e esses 5 m menos que os automóveis 7 e 8.
Em 52 - 44 = 8 s a velocidade elevou-se de 40 - 20 = 20 m/s, então a aceleração é: 20/8 = 2,5m/s²
Para saber a qual automóvel pertence o gráfico você precisa calcular, através dele (do gráfico) qual a distância percorrida na primeira volta. Perceba que os automóveis 1 e 2 percorrem 5 m a menos que os automóveis 3 e 4, assim como esses últimos percorrem 5 m a menos que os automóveis 5 e 6, e esses 5 m menos que os automóveis 7 e 8.