PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Genética: dúvida para descobrir genótipo

5 participantes

Ir para baixo

Genética: dúvida para descobrir genótipo Empty Genética: dúvida para descobrir genótipo

Mensagem por talliengenharia Qua 11 Nov 2015, 06:57

06. (PUCSP) Filha de um hemofílico, uma advogada holandesa temia transmitir essa condição a seus descendentes. Distúrbio que dificulta a coagulação do sangue, a hemofilia é causada por uma mutação de um gene em um dos cromossomos que determinam o sexo. (...) Impressionada com o sofrimento que essa condição sempre causou a seu pai, a advogada, ao ficar grávida, resolveu fazer teste genético pré-natal para saber se seu filho seria hemofílico.
“A ciência das escolhas difíceis” – VEJA, 7 de setembro, 2011"

As chances de essa mulher transmitir o gene da hemofilia para um descendente e de esse descendente, sendo do sexo masculino, apresentar hemofilia são, respectivamente, de:

a) 100% e 50%. 

b) 50% e 50%. 

c) 50% e 100%. 

d) 100% e 100%. 

e) 25% e 75%.

Minha lógica: se a mulher é filha de pai hemofílico, então o pai é Xh Y. E, então ela é portadora do gene danificado.
MASSS. Como saber se ela é XH Xh ou se ela é Xh Xh?

A questão não diz se ela é hemofílica como o pai. E agora?
Não sei como terminar :/
talliengenharia
talliengenharia
Iniciante

Ir para o topo Ir para baixo

Genética: dúvida para descobrir genótipo Empty Re: Genética: dúvida para descobrir genótipo

Mensagem por Gustavoadp Qua 11 Nov 2015, 11:45

Tem questões em que a pessoa se apega a ela como sendo absolutamente aquilo (é bom para justificar erros em vestibulares)
Mas, quando chega a um ponto em que não dá para resolver com os dados, dá para dar uma interpretada. (é o que eu acho!)
E eu fiz isso: vi que é uma reportagem e tals... E seria bem relevante se ela fosse hemofílica, que a reportagem salientasse isso. Mostra o sofrimento do pai, mas a única preocupação dela é em transmitir para os filhos.

A partir daqui, eu a consideraria XHXh. 
Agora, a chance de transmitir para um descendente seria de 50%. Para um filho do sexo masculino ter hemofilia, seria 50% também. Pois quem vai doar o "y" é o pai.

Foi assim que eu pensei. Não sei se tá certo.
Qual o gabarito da questão?
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Genética: dúvida para descobrir genótipo Empty Re: Genética: dúvida para descobrir genótipo

Mensagem por Nina Luizet Qua 11 Nov 2015, 15:53

Questão justamente formulada para causar essa dúvida. 
A probabilidade (P) da advogada transmitir o h para o seu descendente é de 1/2. Se o descendente for do sexo feminino, ela será normal porém portadora XHXh. Se o descendente for homem, ele será hemofílico, logo terá genótipo XhY. Letra C
Nina Luizet
Nina Luizet
matadora
matadora

Mensagem por Gustavoadp Qua 11 Nov 2015, 21:34

Compreendi essa resolução. 
Já respondida a primeira pergunta, só resta a certeza da transmissão desse gene para o descendente.
Mas mesmo depois de sabido, pra mim, ainda fica meio confusa a interpretação. 
Mais ou menos assim:
As chances de essa mulher transmitir o gene da hemofilia para um descendente do sexo masculino.
Na minha lógica ainda dá pra interpretar assim kkk'
Gustavoadp
Gustavoadp
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagem por talliengenharia Qua 11 Nov 2015, 23:49

Entendi!!

A resposta é 50% e 100%.

Porque, considerando a mãe:

XH Xh * __ Y  (O X do pai não interessa, porque o pai manda Y obrigatoriamente pro garoto).

Logo,
O menino será
XH Y ou Xh Y. ----->> 50% de chances de ter hemofilia.

Se a mãe for:
Xh Xh * __ Y

Todas as possibilidades são Xh Y --->> 100% de chances do menino ter hemofilia.

A minha dúvida era bem bestinha. Pois era só perceber que o Y vem do pai. Logo a mãe sempre vai dar o X pro menino. Agora se fosse menina, não teria como resolver a questão.

Gente, MUITO OBRIGADA!!
talliengenharia
talliengenharia
Iniciante

Mensagem por martinfierro76 Seg 03 Out 2016, 20:47

Não entendí por que 100% de ter um menino hemofilico, se a mãe é portadora (XH Xh) e o pai (XH Y), O menino poderia receber o gene XH da mãe é não seria hemofilico, só seria 100%, se a mãe fosse hemofilica (Xh Xh), Dessa forma, sempre transmitiria um gene da hemofilia aos homens.

martinfierro76
Jedi
Jedi

Mensagem por raulmedinax Sex 07 Out 2016, 02:00

martinfierro76 escreveu:Não entendí por que 100% de ter um menino hemofilico, se a mãe é portadora (XH Xh) e o pai (XH Y), O menino poderia receber o gene XH da mãe é não seria hemofilico, só seria 100%, se a mãe fosse hemofilica (Xh Xh), Dessa forma, sempre transmitiria um gene da hemofilia aos homens.

O pai sendo hemofilico possui genótipo XhY

sua filha em questão obrigatoriamente terá genótipo XHXh por não possuir o fenótipo hemofilico

sendo assim, ela tem 50% de chance de passar seu gene Xh para um filho

e caso ela venha a ter um menino com o gene Xh,
ele 100% das vezes desenvolvera o fenótipo pq o X sempre vem da mãe e o Y do pai

raulmedinax
Iniciante

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Ir para o topo