Tempo total - Percurso entre dois campos magn
2 participantes
Página 1 de 1
Tempo total - Percurso entre dois campos magn
Na figura abaixo, um elétron com uma energia cinética inicial de penetra na região 1 no instante
. Na região descrita acima existe um campo magnético uniforme dirigido para dentro do papel e possui módulo . O elétron descreve uma semicircunferência e deixa a região 1, dirigindo-se para a região 2, região esta que dista da região 1. Entre as duas regiões existe uma diferença de potencial de , com uma polaridade tal que a velocidade do elétron aumenta no percurso entre a região 1 e a região 2. O campo magnético da região 2 é uniforme e dirigido para fora do papel, e possui módulo de . O elétron descreve uma semicircunferência e deixa a região 2. Determine o instante em que isso ocorre.
---------------------------------------------------------------------------------------
Consegui até formular um raciocínio mas estou tendo dificuldade numa parte dele. Pensei no seguinte:
O tempo total é dado por:
*Com relação à região 1, por descrever uma semicircunferência, temos:
** Na distância entre a região 1 e 2, por se tratar de um movimento acelerado, estou chamando o tempo gasto de .
*** Com relação à região 2, por descrever uma semicircunferência, temos:
Logo, o tempo total é dado pela soma dos itens acima (* + ** + ***).
Como o exercício forneceu a energia cinética, consigo encontrar a velocidade inicial com que a partícula deixa a região 1 e dirigi-se à região 2.
No percurso entre as regiões 1 e 2 estou usando a fórmula:
A dúvida é a seguinte: Como calculo a aceleração entre as regiões 1 e 2?
Obrigada
. Na região descrita acima existe um campo magnético uniforme dirigido para dentro do papel e possui módulo . O elétron descreve uma semicircunferência e deixa a região 1, dirigindo-se para a região 2, região esta que dista da região 1. Entre as duas regiões existe uma diferença de potencial de , com uma polaridade tal que a velocidade do elétron aumenta no percurso entre a região 1 e a região 2. O campo magnético da região 2 é uniforme e dirigido para fora do papel, e possui módulo de . O elétron descreve uma semicircunferência e deixa a região 2. Determine o instante em que isso ocorre.
- 8,7 ns:
---------------------------------------------------------------------------------------
Consegui até formular um raciocínio mas estou tendo dificuldade numa parte dele. Pensei no seguinte:
O tempo total é dado por:
*Com relação à região 1, por descrever uma semicircunferência, temos:
** Na distância entre a região 1 e 2, por se tratar de um movimento acelerado, estou chamando o tempo gasto de .
*** Com relação à região 2, por descrever uma semicircunferência, temos:
Logo, o tempo total é dado pela soma dos itens acima (* + ** + ***).
Como o exercício forneceu a energia cinética, consigo encontrar a velocidade inicial com que a partícula deixa a região 1 e dirigi-se à região 2.
No percurso entre as regiões 1 e 2 estou usando a fórmula:
A dúvida é a seguinte: Como calculo a aceleração entre as regiões 1 e 2?
Obrigada
Mathimatiká Grecca- Jedi
Re: Tempo total - Percurso entre dois campos magn
Entre as regiões 1 e 2 existe uma diferença de potencial ∆U = 2 000 V. Podemos dizer que entre 1 e 2 existe um campo elétrico uniforme E.
Sendo m e e a massa e a carga elementar do elétron:
F = m.a ---> e.E = m.a --> e.(∆U/d) = m.a ---> a = e.∆U/m.d
V = Vo + a.tac
Complete
Sendo m e e a massa e a carga elementar do elétron:
F = m.a ---> e.E = m.a --> e.(∆U/d) = m.a ---> a = e.∆U/m.d
V = Vo + a.tac
Complete
Elcioschin- Grande Mestre