PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pesquisa de raízes

3 participantes

Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Pesquisa de raízes

Mensagem por Giovana Martins Seg 02 Nov 2015, 12:29

Olá.

É muito comum vermos equações do tipo ax³+bx²+cx+d, no entanto, em diversas resoluções que já vi, principalmente as da UNICAMP e da FUVEST, raramente é utilizado o método da pesquisa de raízes (o qual parece ser muito mais eficiente para achar as raízes do polinômio) para achar as raízes da equação acima. Normalmente, nesse caso, utiliza-se a fatoração. Alguém tem ideia do porquê o método da pesquisa de raízes é pouco usado? Ele é um método falho? Se eu utilizá-lo ao invés da fatoração eu perco pontos em questões discursivas?
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7780
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Re: Pesquisa de raízes

Mensagem por Gierson Trucolo Ter 03 Nov 2015, 10:53

Com método da pesquisa de raízes você quis dizer as equações de Girard? 
Bom, mas se for por cálculo número dá muito mais trabalho... 

   Se a questão pedir apenas as raízes da função, usando Girard ou fatoração não faz diferença, pois os dois métodos vão chegar no mesmo resultado.
   O que acontece é que geralmente essas questões são mais facilmente resolvidas por fatoração, pois já vem algo mais ou menos assim: 
 5x³ - 10x² - 2x + 4 = 0 

por fatoração fica assim:
 5x²(x-2) - 2(x-2)= 0
(x-2)(5x²-2) =0 
Ai só igualar cada parênteses a zero e já achamos as raízes:
x=2
x= +- V2/5 

Agora, quando usamos Girard para achar as raízes, vamos cair em um sistema de 3 eq e 3 incógnitas:
a + b + c = 2
ab + ac + bc = 2/5
abc = -4/5 

    Que vai dar um trabalhão resolver, mas as raízes tem que ser iguais... 
 Mas é importante saber os dois métodos, porque assim como tem questões que só podem ser resolvidas por Girard, também temos questões que só podem ser resolvidas por fatoração. 
  Nas dissertativas (salvo se ele pedir algum método) ai você escolhe se prefere resolver sistemas ou fatorar, se for possível fazer pelos dois casos.

Espero ter ajudado, qualquer coisa só falar! Bons estudos
Gierson Trucolo
Gierson Trucolo
Padawan
Padawan

Mensagens : 81
Data de inscrição : 20/09/2013
Idade : 28
Localização : Rio de janeiro, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Re: Pesquisa de raízes

Mensagem por Giovana Martins Ter 03 Nov 2015, 12:04

Muito obrigada, Gierson. Eu perguntei sobre isto, devido a esta questão da UNICAMP:


Seja a matriz formada pelos coeficientes do sistema linear abaixo:


Pesquisa de raízes 122mdkw



Ache as raízes da equação: detA=0.



Desenvolvendo o determinante acha-se o polinômio λ³-3λ+2=0.


Vi algumas resoluções sobre esta questão e em todas elas foi utilizada a fatoração para achar as raízes do polinômio acima. No entanto, fiz pelo método da pesquisa de raízes, da seguinte maneira:


Possíveis raízes: ±1 e ±2 (Testando, verifica-se que apenas -2 e 1 são raízes do polinômio).


Como fiz por este método e cheguei de maneira muito simples na resposta achei que eu tinha feito de maneira errada e/ou que deveria ter utilizado outro método.


Enfim, muito obrigada, Gierson.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7780
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Re: Pesquisa de raízes

Mensagem por Elcioschin Ter 03 Nov 2015, 13:36

Giovana

A pesquisa de raízes racionais, como você fez, é um método válido e aceito.

Entretanto, este método tem duas limitações:

1) Ele só vale SE existiram raízes racionais (se as raízes, forem, por exemplo √2, √3, etc., não vale)

2) Se  o termo independente de x for, por exemplo 32 e o coeficiente do termo de maior grau for 3, teremos MUITOS possíveis valores de raízes racionais:

± 1/3, 2/3, 1, 4/3, 2, 8/3, 4, 16/3, 8, 32/3, 16

Vai dar muito trabalho pesquisar

Na sua equação  λ³- 3.λ + 2 = 0, a partir do momento em que você descobriu que 1 era raiz, bastaria aplicar Briott-Ruffini para descobrir as outras DUAS raízes (uma equação do 3º grau tem 3 raízes):

__|1 .. 0 .. -3 .. 2
.1.|1 .. 1 .. -2 .. 0

Restou, como quociente, a equação x² + x - 2 = 0. Para esta equação basta aplicar Bháskara e descobrir que as raízes são 1 e -2

Assim as três raízes são 1, 1, -2 ---> Isto significa que a raiz 1 é dupla (isto você ainda não tinha descoberto)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71994
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Re: Pesquisa de raízes

Mensagem por Giovana Martins Qua 04 Nov 2015, 20:33

Muito obrigada, Élcio. Eu realmente havia me esquecido que depois de acharmos uma raiz pelo método da pesquisa de raízes, imediatamente deveríamos utilizar Briott-Ruffini para "abaixar" o grau do polinômio. E de fato, em minha resolução sobre a questão acima, tem-se que o polinômio achado através do desenvolvimento do determinante tem 1 como raiz dupla Smile.
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7780
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pesquisa de raízes Empty Re: Pesquisa de raízes

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos