PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

quantas horas vocês estudaram por dia?

+12
Willian Honorio
Dr.Gregory House
IsaacTERA
felipeoiq
ReplayBr
LucasIME
Nina Luizet
butelius
Fito42
Diaz
BrunoGiu
magcamile
16 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por magcamile Sáb 31 Out 2015, 14:44

Relembrando a primeira mensagem :

Fala galera!


Neste ano, quantas horas diárias vocês dedicaram aos estudos?

Sei que tem a famosa questão quantidade X qualidade... mas não se aprofundando nesse raciocínio...   que tipo de planejamento vocês seguiram em relação a  'X' horas por dia para os estudos?
magcamile
magcamile
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 612
Data de inscrição : 02/11/2014
Idade : 27
Localização : MG

Ir para o topo Ir para baixo


quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por IsaacTERA Seg 06 Fev 2017, 19:56

Giovanni Paolo escreveu:
IsaacTERA escreveu:
Mas o Gustavo não diz que devemos estudar 5 horas, ele diz que isso é o máximo dele mas que temos que encontrar o nosso máximo. Eu começo a estudar 7 horas e vou até as 12, almoço e volto a estudar as 13:30. Daí vou até 16:30, faço uma pausa de meia hora e estudo até as 19:30. Faço mais uma pausa e volto 20 horas. Depois vou até as 22:30 e vou dormir. Não me sinto cansado e não tenho queda de rendimento durante o estudo (por enquanto), mas quando a matéria é chata ou cansativa, ou eu faço pausas maiores ou estudo menos. O nosso corpo vai nos avisar quando devemos parar, só temos que respeita-lo. Forçar demais não funciona mesmo.

Eu esqueci de postar o vídeo. No vídeo, ele deixa implícito, ele parece não acreditar em quantidades muito grandes de horas por dia de estudo. 

Você fazia isso ano passado? Se sim, como foi seu desempenho nos vestibulares?

O Gustavo é fora do comum, muito inteligente mesmo. Eu não fiz isso ano passado, comecei agora em fevereiro, portanto não sei se o ânimo que tenho vai durar para sempre. Por enquanto, estou progredindo tão bem que o estudo não está cansativo, mas se isso começar a acontecer, vou diminuindo o ritmo. O problema é que a FUVEST cobra uma tonelada de assuntos que não dá pra aprender tudo se eu estudar só 1 hora por dia. A única matéria que eu tenho uma base muito boa mesmo é matemática, de resto eu estou começando praticamente do nada.

IsaacTERA
Jedi
Jedi

Mensagens : 333
Data de inscrição : 29/12/2016
Idade : 25
Localização : Divinópolis, Minas Gerais, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Convidado Seg 06 Fev 2017, 20:23

Vamos parar de discutir a quantidade de estudo.
Vamos resolver isso como homens...
Final do ano voltamos aqui e veremos quem está certo ou errado

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Dr.Gregory House Sáb 13 maio 2017, 00:52

Caramba, li sobre o Gustavo quando estava vasculhando outra coisa no fórum e fui conferir. Sem dúvida o camarada é muito inteligente. Aí achei esse tópico.

Como isso foi antes de eu encontrar o fórum, não pude participar da discussão. Enfim, se alguém quiser discutir seria muito bem vindo.

Fui dar uma olhada em alguns vídeos do Gustavo e vi que o camarada recomenda 5 horas de estudo no máximo por dia - que foi como achei esse tópico. Como é possível ? Fiquei um pouco indignado, ou pela minha burrice ou pela hipocrisia dele. Mad

Como é possível, para uma pessoa, mesmo que acima da média, assimilar todo o conteúdo de uma FUVEST, UNICAMP, ITA ou IME em um ano de estudo diário de 5 horas? Juro que não consigo entender. 

Eu, por exemplo, considero que tive uma base razoável, estou estudando quase 10h por dia desde o final de Fevereiro - início de Março, e comparado a muitos aqui e aqueles que passam no vestibular, me considero extremamente despreparado. Além disso, tenho sérias dúvidas se vou conseguir completar todas as minhas coleções até o fim desse ano.

Aí me atentei a algo, esse camarada passou para o MIT aos 17. Ele vem colecionando medalhas desde a metade do ensino fundamental. Aí saquei. Além de filho de engenheiros químicos, o camarada estuda, a um nível sério, de competidor, desde os 10 anos (toda informação disponível em uma reportagem do Globo.com). O sujeito está se preparando para essa provas há 8 anos. Como ele espera, que um adolescente, repito, mesmo que acima da média, geralmente com um ensino médio de razoável para baixo, estude 5 horas por dia, e seja capaz de absorver todo o conteúdo programático a um grau suficiente para realizar as questões dos vestibulares citados ?

Ele também diz que não somos, no âmbito da evolutivo, capazes de sentar em uma cadeira por mais de 5 horas. Que loucura. Somos seres extremamente adaptativos. Claro que se você pegar um camarada comum e coloca-lo para correr uma maratona, ele é capaz de desmaiar no meio do caminho. Tudo é questão de preparação. Claro que no primeiro mês de estudo vai ser um sofrimento terrível até para estudar meia hora, já que que a maior parte não criou ritmo de estudo durante a vida escolar. Mas dizer que não somos capazes, é insanidade.

Estudar por 10 horas seguidas, sendo produtivo, eu também acho impossível. Mas alguém pegar das 9 - 12, depois das 14 - 17, dps das 18 - 21, e depois das 22 - 00, é totalmente possível e ainda dormindo 8 horas e tendo algum tempo para distrações, praticar atividades físicas, ver TV, ou qualquer seja a vontade da pessoa. 

As únicas coisas que concordo com ele são:

A importância do sono. Na minha opinião é loucura dormir 4 - 5 horas por noite para ter mais tempo para estudar - claro que uma vez ou outra não faz tanta diferença, mas aqueles que, pelo menos dizem, adotar isso como rotina... sei lá. Também importante notar que se a pessoa trabalha e esse é o único método, é o jeito. Porém, aqueles que tem condições de estudar 8 - 10 horas durante o dia e ficam sem dormir, eu não entendo.

Também concordo que ficar batendo a cabeça sem arredar do lugar por nada só para poder dizer que estudou x horas não leva a lugar algum. Deve-se saber quando estamos esgotados de certo conteúdo, e tirar intervalos.

O que acham disso ? Concordam ? Discordam ? Vamos discutir ! Smile Smile Smile
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Willian Honorio Sáb 13 maio 2017, 01:39

Estudo em torno de 10~11h por dia em condições normais nas quais acordo cedo, paro só para fazer uma pequena caminhada ou comer algo. Entretanto, o mais importante dentro da minha visão é sempre aprender algo novo mesmo com poucas horas de estudo.
Willian Honorio
Willian Honorio
Matador
Matador

Mensagens : 1271
Data de inscrição : 27/04/2016
Idade : 27
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por MalcolnMed Sáb 13 maio 2017, 08:52

Das 7 ás 1 fico no cursinho, 2 horas retomo e vou até 8 da noite. Depois desse tempo, ainda continuo aqui no fórum vendo resoluções e ajudando o pessoal.
Cada corpo tem o seu limite, cada mente tem o seu próprio universo.
Estabelecer um horário seu ao outro, é no mínimo injusto.
MalcolnMed
MalcolnMed
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 705
Data de inscrição : 03/04/2017
Idade : 26
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Giovana Martins Sáb 13 maio 2017, 14:42

Eu estudo das 9h às 12h, daí vou para a escola e volto às 17h:30min. Das 17h:30min às 19h:30min eu assisto séries e depois estudo até às 22h. Eu sou bem metódica com meus horários, o que faz com que eu não me sinta muito cansada, pois já me acostumei com eles. Nos fins de semana eu estudo umas 6h ou 7h (3h de manhã e mais 4h no intervalo entre o período da tarde e da noite). Enfim, as horas de estudo são bem relativas...

____________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7644
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por OXYNEW Sáb 13 maio 2017, 16:40

Entendo que o Gustavo e um cara esperto mas também não podemos generalizar ele (como se só o que ele diz e uma verdade imutável ).Também ,como o Riobranco disse vai depender de suas condições de estudo.Se eu tiver mestres me ensinano, claramente,em pouco tempo aprendo mas se tiver o pdf dos mestres  (meu caso kk) requer um esforco a mais da minha parte que ,na maioria das vezes é melhor, do que ficar 'dependendo'(como se fosse a única maneira de aprender ) de professores.
Além disso,existe algo que tentam distorcer (falando que interfere na saudé ,no sono...) mas sempre será verdade : quem quer ,corre atrás e se esforca !  Então que durma 4 ,6 horas de sono mas no futuro tenha a sensação de que valeu a pena e que a conquista foi fruto do esforço  (como sempre vêem nos depoimentos aqui do fórum) !Se sentir que pode estudar mais ,estude (quanto mais melhor ),e melhor nos agradecermos por termos a oportunidade de estudar (independente de suas condições ,afinal,o google esta ai ) pois muitas pessoas da nossa idade deixam de lado o estudo para sustentar a família. Então ,não vamos tentarde discutir uma formula perfeita universal  (vale para todos os estudantes !!kk) pois toda formula e fruto de um esforço então, esforce e ache a sua !!

OXYNEW
Jedi
Jedi

Mensagens : 232
Data de inscrição : 05/03/2016
Idade : 22
Localização : Ipatinga,MG

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Dr.Gregory House Dom 14 maio 2017, 18:19

Oxynew,

Sem dúvida. Não estava querendo generalizar nada. Caso tenha passado essa ideia, me perdoe. O que eu estava dizendo são simplesmente as conclusões dos experimentos que faço comigo.

Por exemplo, se você me colocasse para estudar somente Matemática - ou qualquer outra matéria, isso é só um exemplo - diariamente por três semanas eu acho que teria um surto. O que me faz gostar de estudar é que "sinto" uma diferença enorme entre aprender Matemática, Química, Física, Geografia, etc. Por isso, se estudo Matemática pela manhã, ao estudar Química pela tarde e História pela noite, me sinto completamente renovado. Não há fadiga.

Não se pode dizer isso de todo mundo. Cada um tem seu jeito específico. Algo que funciona para a realidade daquela pessoa. 

Analogamente, a parte do sono. Não duvido que certas pessoas tenham capacidade de adotar como rotina dormir 3 - 4 horas por noite e continuar com o mesmo empenho no outro dia.

No meu caso, não importa se fui dormir às 4 da manhã para acordar às 13h ( como ocorre alguns dias) ou se fui às 22 para acordar às 7 do outro. Preciso de 8 - 9 horas de sono, caso contrário fico irritado, indisposto, sonolento, quase inútil.

Sabendo disso, adotei uma rotina que cumpra minhas metas diárias e não interfira no meu sono. Abandonei séries, animes, sair com amigos com tanta frequência. Tudo em favor de uma noite de sono bem dormida. Todo o meu dia gira em torno dos estudos, com raras exceções. Até o fórum, que uso mais como uma ferramenta de distração, serve para tirar dúvidas, revisar matérias passadas, aprender minúcias em resoluções, outros jeitos de se enxergar uma questão.

Outra coisa que não possuo é a capacidade olhar os estudos de uma forma rasa, como obrigação, com o único intuito de ser aprovado. "Tem que estudar". Todo mundo fala isso. Mas por quê? As pessoas associam os estudos à estabilidade financeira e status social. Algo que não concordo.

Estudo porque gosto, não porque sou obrigado. Faço porque não há nada mais gratificante do que olhar uma questão e saber responde-la. Nada mais prazeroso do que a luta contra a própria ignorância.

Talvez por isso odiasse a escola. Todas aquelas regras. Entregar X em tal dia. Y em tal. Prova no dia Z. Tentar se aprofundar na matéria e o professor, mesmo que ele queira te ajudar, pedir para explicar depois ou dizer que isso atrapalharia o rendimento da aula porque não cai no vestibular com tanta frequência. Odiava ficar rodeado de pessoas que aceitavam a ignorância de braços abertos. Odiava que as aulas de Filosofia e Sociologia, matérias extremamente interessantes, não avançassem devido à conversa incessante ou que, quando não eram mais obrigatórias, dessem 5 pessoas de uma turma de 45. Que para não botar 90% das pessoas com nota vermelha, as provas eram ridículas. Algo que mesmo que eu não compactuasse, a um nível subconsciente, me afetava.

Talvez alguns rendam mais pensando nos estudos como uma forma de trabalho, com o objetivo de passar no vestibular. Outros, como eu, como algo orgânico. Não sei. Todas as diferenças entre como os seres humanos funcionam é que me fazem ser fascinado por nossa espécie ! Very Happy Very Happy

Enfim, meu intuito principal com o post era causar uma discussão inteligente. Adoro esse tipo de coisa, porém, infelizmente, não vejo muito disso na vida real.
Dr.Gregory House
Dr.Gregory House
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 136
Data de inscrição : 16/04/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por anaclaracn Dom 14 maio 2017, 23:42

tempo de estudo depende muito de pessoa pra pessoa. no meu ano de vestibular eu estudava entre 8h e 12h por dia...

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

quantas horas vocês estudaram por dia? - Página 3 Empty Re: quantas horas vocês estudaram por dia?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos