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Redação do enem 2014

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Mensagem por hugo araujo Dom 18 Out 2015, 22:39

Relembrando a primeira mensagem :

Tema: Publicidade infantil 
   
      Não há dúvidas de que os meios midiáticos exercem grande influência nos hábitos da sociedade, como o incentivo ao consumo. Porém, a falta de regulagem em propagandas direcionadas à demanda infantil pode ser prejudicial para o desenvolvimento social desse público.  
       A evolução das telecomunicações está relacionada, principalmente e entre outros motivos, ao avanço do capitalismo nas últimas décadas. Os meios de comunicação, hoje, são imprescindíveis para a divulgação dos produtos disponíveis no mercado. Nesse contexto, a criatividade tem grande presença para agregar novos consumidores, como os do público infantil. Redes de lanchonetes, por exemplo, costumam associar brindes e personagens midiáticos aos produtos vendidos. 
      Entretanto, esse incentivo ao consumo, pode ser um empecilho para o desenvolvimento de muitas crianças. Devida a pouca maturidade, tal público é facilmente seduzido pela criatividade das campanhas publicitárias. Para alguns especialistas em educação infantil isso pode gerar excessos, como no consumo de produtos industrializados que, normalmente, são causadores de doenças, como a diabetes. Vale ressaltar também, que devido a influência publicitária, o gosto da criança nem sempre é compatível com as possibilidades financeiras dos pais, fato que pode gerar sensação de inferioridade nos mesmos por não ter o produto da ''moda''.
      A publicidade direcionada a demanda infantil é um assunto que precisa ser mais debatido pela sociedade. Principalmente no Brasil, pois o país não possui leis que punem as propagandas que possam comprometer o desenvolvimento das crianças. Além da crianção de leis, a maquina pública pode disponibilizar, por exemplo, um canal de denuncias via internet ou telefone, para que a sociedade atue como agente fiscalizadora, denunciando as propagandas abusivas. Dessa forma, o desenvolvimento saudável do público infantil pode ser garantido.

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Redação do enem 2014 - Página 2 Empty Re: Redação do enem 2014

Mensagem por hugo araujo Qui 04 Ago 2016, 23:09

Galera, brigadão pelas correções e dicas. Segue a reescrita.

Estou com dúvida quanto a colocação do verbo opor. 

Porque na introdução ele deve ficar no plural e na conclusão no singular ? Na introdução, ao meu ver, ele está ligado à palavra discussão, por isso coloquei o mesmo no singular. Sou péssimo em gramática. Alguém poderia me explicar isso.  

            Os debates sobre marketing infantil se intensificaram, nos últimos anos, após órgãos ligados aos direitos das crianças, como o Conada, considerarem abusivas as propagandas direcionadas à esse público. Essa discussão opõe os interesses do mercado publicitário e setores sociais, como Ong's. Com isso, surge o tema da publicidade infantil em questão no Brasil, a qual está ligada à realidade do país, como pela falta de uma legislação específica para essa problemática.
              Um dos lemas do capitalismo é a busca pelo lucro fácil. Não é difícil perceber que o mercado publicitário infantil explora a pouca maturidade das crianças associando aos comerciais de produtos e serviços aspectos do mundo infantil, como desenhos animados. Por isso, alguns setores da sociedade, como o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conada), já se mobilizam para frear esse estimulo ao consumo precoce e inconsciente, o qual pode ser prejudicial ao desenvolvimento social dessa faixa etária da população.
             No entanto, as tentativas de amenizar essa problemática vai de encontro à falta de uma legislação específica. Atualmente, o próprio setor publicitário, através de uma autorregulamentação, cria as regras para as suas propagandas. Porém, isso se mostra insuficiente quando comparado a certos países, como o Reino Unido, que proíbe comerciais infantis em determinados horários. Enquanto isso, o consumo inconsciente cresce refletindo também na saúde desse público; segundo a OMS, os casos de obesidade infantil triplicaram no Brasil na última década. 
              Verifica-se, portanto, que a publicidade infantil no Brasil opõe interesses sociais e econômicos e se sustenta na falta de controles legais para amenizá-la. Para que essa questão ganhe novos rumos, o Poder Legislativo deve  propor emendas constitucionais para regulamentar esse segmento, criando normas que não ultrapassem os direitos das crianças, como o direito de escolha. Além disso, o Governo deve disponibilizar canais de denúncias para que os pais possam delatar as propagandas abusivas e, nas Escolas, conscientizar os alunos por meio de disciplinas específicas sobre o consumismo. Desse modo, o país pode assegurar um futuro com consumidores conscientes.


Última edição por hugo araujo em Seg 08 Ago 2016, 22:16, editado 4 vez(es) (Motivo da edição : Correções)

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Mensagem por Hayzel Sh Sex 05 Ago 2016, 02:29

Hugo, em sua última reescrita, o verbo opor, tanto na introdução como na conclusão, deve ficar no singular, de fato, concordando com os sujeitos simples "Essa discussão" e "publicidade infantil", respectivamente.
No entanto, no momento em que eu te corrigi, você tinha escrito "Nessa discussão", que é um adjunto adverbial que você deslocou para o início da frase. Perceba que, nesse caso, "Nessa discussão" não é o sujeito, tanto que não existe sujeito preposicionado (nessa=essa+em; em=prep.). Dessa forma, você deve fazer a concordância do verbo opor com base no sujeito "interesses do mercado publicitário", flexionando-o no plural, em concordância com tal sujeito, que também está no plural (o que não acontece na sua última reescrita, em que o verbo opor fica realmente no singular, como você imaginou).
Uma dica é tentar identificar os sujeitos de cada verbo da redação e ver se eles estão com a concordância verbal correta, isto é, verificar se estão flexionados no singular ou no plural de acordo com o sujeito, o que vale muito a pena, já que concordância e regência é muito importante para o enem!
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Mensagem por hugo araujo Sex 05 Ago 2016, 23:38

Excelente HayzelS.

Mais uma vez obrigado pelas dicas e correções.

Sucesso pra você, abraços. Very Happy

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