PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redação[ENEM-2014]

2 participantes

Ir para baixo

Redação[ENEM-2014]  Empty Redação[ENEM-2014]

Mensagem por brunopaivabp Sáb 17 Out 2015, 18:28

Fiz uma redação baseada no tema do ENEM - 2014("Publicidade infantil").
Poderiam fazer críticas sobre o que poderia melhorar e atribuir uma nota de 0 a 1000 seguindo os critérios do ENEM se possível?
--------------------------
É visível em nosso mundo moderno como as crianças consomem diversos
produtos(alimentos, brinquedos, ingressos para shows…) mesmo não possuindo fonte
de renda para os adquirirem. Quando elas pedem esses produtos aos seus pais, o fator
emocional os convence a comprá-los. Entretanto, na maior parte das vezes, as
crianças passam a ter o desejo de ter esses produtos por assistirem a comerciais nos
meios de comunicação. Afinal, a persuasão por parte de empresas é uma postura
aceitável?
Por toda parte, é possível constatar anúncios publicitários voltados para as
crianças. Utiliza-se todo tipo de artifício para conquistá-las: músicas, animações e até
aparições das próprias crianças utilizando aqueles artigos. Às vezes, a posse daquele
produto pode até ser considerada uma questão de status para elas. O fato de ser o
único indivíduo de um grupo a não ter uma determinada coisa pode deixá-lo triste ou
com um sentimento de inferioridade em relação aos outros. A propaganda consegue
ter um poder de influência muito grande sobre estes seres ainda em formação.
De forma alguma, a regulação dessas propagandas fecharia empresas com
público infantojuvenil. Vemos que se elas parassem de vender, teríamos inúmeros
empregos sendo perdidos e um grande prejuízo para a nossa economia. Entretanto, a
regulamentação evitaria um grande problema: o consumismo. Muitas das vezes, são
comprados produtos que serão utilizados apenas uma vez e depois descartados. Como
consequência, podemos citar um prejuízo ambiental e um prejuízo financeiro por
parte das famílias, pois poderia ser investido em algo que aumentaria a qualidade de
vida de todos os integrantes do lar.
Portanto, verifica-se a necessidade de uma intervenção na publicidade voltada
para o público infantil. Como solução, entidades responsáveis como o Conar
poderiam, em conjunto com a população, pressionar o Congresso Nacional a aprovar
leis que regulamentassem o que foi exposto. Paralelamente, discussões pouco
presentes como esta poderiam ser levantadas em grupos de estudo e debate dentro de
universidades e canais de televisão.

brunopaivabp
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação[ENEM-2014]  Empty Re: Redação[ENEM-2014]

Mensagem por Jeni Dom 18 Out 2015, 12:42

"De forma alguma(que forma é essa?), a regulação dessas propagandas fecharia empresas com público infantojuvenil." (Fecharia empresas? Nos textos motivadores do ano passado mostrava países que não possuíam propagandas voltadas para esse público, contudo, sabemos que nestes países possuem o comércio de produtos infantis.).. Então não, de forma alguma fecharia empresas.

"Muitas das vezes"... muitas vezes

"dentro de universidades" já se debate isso, creio eu. 

"o que foi exposto"? vc tem que explicar isso.

Jeni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 26
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação[ENEM-2014]  Empty Re: Redação[ENEM-2014]

Mensagem por brunopaivabp Dom 18 Out 2015, 16:32

Jeni escreveu:"De forma alguma(que forma é essa?), a regulação dessas propagandas fecharia empresas com público infantojuvenil." (Fecharia empresas? Nos textos motivadores do ano passado mostrava países que não possuíam propagandas voltadas para esse público, contudo, sabemos que nestes países possuem o comércio de produtos infantis.).. Então não, de forma alguma fecharia empresas.

"Muitas das vezes"... muitas vezes

"dentro de universidades" já se debate isso, creio eu. 

"o que foi exposto"? vc tem que explicar isso.

Quando eu disse " de forma alguma" , queria dizer " de forma nenhuma " . Acho que realmente eu deveria ter optado pela segunda expressão. A ideia contida nessa frase é que a ideia de uma regulação poderia acabar causando um prejuízo para empresas desse nicho.

brunopaivabp
Iniciante

Mensagens : 11
Data de inscrição : 17/03/2013
Idade : 38
Localização : Rio de Janeiro, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Redação[ENEM-2014]  Empty Re: Redação[ENEM-2014]

Mensagem por Jeni Dom 18 Out 2015, 18:28

Confusão minha, o problema foi a vírgula, somado a frase seguinte. Isso gerou ambiguidade. "de forma alguma" e "de forma nenhuma " são a mesma coisa.

"De forma alguma, a regulação dessas propagandas fecharia empresas com público infantojuvenil. Vemos que se elas parassem de vender, teríamos inúmeros empregos sendo perdidos e um grande prejuízo para a nossa economia."    Mas, de qualquer forma elas não vão parar de vender, e muito menos seria um grande prejuízo para a economia. Isso é um sofisma que mantém a publicidade infantil. Eu excluiria essa parte.  Neutral

Jeni
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 150
Data de inscrição : 20/04/2015
Idade : 26
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Redação[ENEM-2014]  Empty Re: Redação[ENEM-2014]

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos