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Redação do enem 2014

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Mensagem por hugo araujo Dom 18 Out 2015, 22:39

Tema: Publicidade infantil 
   
      Não há dúvidas de que os meios midiáticos exercem grande influência nos hábitos da sociedade, como o incentivo ao consumo. Porém, a falta de regulagem em propagandas direcionadas à demanda infantil pode ser prejudicial para o desenvolvimento social desse público.  
       A evolução das telecomunicações está relacionada, principalmente e entre outros motivos, ao avanço do capitalismo nas últimas décadas. Os meios de comunicação, hoje, são imprescindíveis para a divulgação dos produtos disponíveis no mercado. Nesse contexto, a criatividade tem grande presença para agregar novos consumidores, como os do público infantil. Redes de lanchonetes, por exemplo, costumam associar brindes e personagens midiáticos aos produtos vendidos. 
      Entretanto, esse incentivo ao consumo, pode ser um empecilho para o desenvolvimento de muitas crianças. Devida a pouca maturidade, tal público é facilmente seduzido pela criatividade das campanhas publicitárias. Para alguns especialistas em educação infantil isso pode gerar excessos, como no consumo de produtos industrializados que, normalmente, são causadores de doenças, como a diabetes. Vale ressaltar também, que devido a influência publicitária, o gosto da criança nem sempre é compatível com as possibilidades financeiras dos pais, fato que pode gerar sensação de inferioridade nos mesmos por não ter o produto da ''moda''.
      A publicidade direcionada a demanda infantil é um assunto que precisa ser mais debatido pela sociedade. Principalmente no Brasil, pois o país não possui leis que punem as propagandas que possam comprometer o desenvolvimento das crianças. Além da crianção de leis, a maquina pública pode disponibilizar, por exemplo, um canal de denuncias via internet ou telefone, para que a sociedade atue como agente fiscalizadora, denunciando as propagandas abusivas. Dessa forma, o desenvolvimento saudável do público infantil pode ser garantido.

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Mensagem por GFMCarvalho Qua 13 Jan 2016, 14:33

Boa tarde
No primeiro parágrafo, você começa com uma expressão que indica certeza. O uso dessas expressões não é recomendável, pois se todo mundo sabe, por que falar? 
Meios midiáticos é um termo incorreto. Utilize meios de comunicação ou apenas mídia.
Na introdução, poderia ser mais desenvolvido o tema, como uma apresentação e algumas ideias para se usar.
No segundo parágrafo, "principalmente e entre outros motivos" não fica legal, tira a credibilidade do texto. A última frase, das redes de lanchonetes, poderia ser mais abordada. Ela foi apenas uma "ideia ao vento" nesse parágrafo.
No terceiro parágrafo, entendemos que produtos industrializados normalmente causam diabetes. Isso é mentira, pois o termo "produtos industrializados" se refere a uma vasta gama de produtos, não apenas doces, e as causas da doença ainda não são certas.
No quarto parágrafo, posso dizer que começou de forma abrupta(falta coesão). Um conectivo conclusivo resolve esse problema. Fora isso, o parágrafo está bom.
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Mensagem por hugo araujo Qua 13 Jan 2016, 19:14

Obrigado!

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Mensagem por hugo araujo Qua 27 Jul 2016, 11:32

Reescrita.  
    
      O marketing infantil é objeto de grandes debates, especialmente, após a resolução da Conada, em 2014, que passou a considerar abusiva as propagandas que visam persuadir as crianças. Nessa discussão, se opõe os interesses do mercado publicitário e os setores que defendem os direitos desse público, como Ong's. Com isso, surge o tema da publicidade infantil em questão no Brasil, a qual está ligada a realidade do país, como pela falta de uma legislação específica para essa problemática. 
      Um dos lemas do capitalismo é a busca pelo lucro fácil. Não é difícil perceber que o mercado publicitário infantil explora a pouca maturidade das crianças associando aos comerciais de produtos e serviços aspectos do mundo infantil, como desenhos animados e astros teen. Por isso, alguns setores da sociedade, como o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conada), já se mobilizam para frear esse estimulo ao consumo precoce e inconsciente, o qual pode ser prejudicial ao desenvolvimento social dessa faixa etária da população.
    No entanto, as tentativas de amenizar essa problemática no país se esbarram na falta de um legislação específica. Atualmente, o próprio setor publicitário, através de uma autorregulamentação, cria as regras para as suas propagandas. Porém, isso se mostra insuficiente quando comparado a países, como o Reino Unido que proíbe comerciais infantis em certos horários ou como a Noruega que não permite nenhum tipo de propaganda para crianças. Enquanto isso, o consumo inconsciente cresce refletindo também na saúde desse público -  segundo a OMS - os casos de obesidade infantil triplicaram no Brasil na última década.
     Verifica-se, portanto, que a publicidade infantil no Brasil opõe interesses sociais e econômicos e se sustenta na falta de controle legais para amenizá-la. Para que essa questão ganhe novos rumos, o Poder Legislativo deve  propor emendas constitucionais para regulamentar esse setor, criando normas que não ultrapassem os direitos das crianças, como o direito de escolha. Além disso, o Governo deve disponibilizar canais de denúncias para que os pais possam denunciar as propagandas abusivas e nas Escolas conscientizar os alunos por meio de disciplinas específicas sobre o consumismo. Desse modo, o país pode assegurar um futuro com consumidores conscientes.

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Mensagem por Hayzel Sh Qui 28 Jul 2016, 15:23

Hugo, cuidado que logo no seu primeiro parágrafo tem um erro de concordância verbal: "Nessa discussão, se opõem os interesses...". Já perde 40 pontos na linguagem só aí, eu acho.
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Mensagem por Matemathiago Qui 28 Jul 2016, 15:27

HayzelS escreveu:Hugo, cuidado que logo no seu primeiro parágrafo tem um erro de concordância verbal: "Nessa discussão, se opõem os interesses...". Já perde 40 pontos na linguagem só aí, eu acho.

Deve - se tomar esse cuidado sempre que a oração se encontrar na forma indireta (verbo antes do sujeito).
Quando for usar esse artifício, imagine sempre a oração em sua ordem direta antes, para não se perder na concordância verbal.
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Mensagem por hugo araujo Qui 28 Jul 2016, 15:47

Brigadão Hayzels e Matemathiago.  Very Happy

Mais alguma observação ?

Vou reescrever mais uma vez.

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Mensagem por Matemathiago Qui 28 Jul 2016, 16:07

"que passou a considerar abusiva as propagandas que visam persuadir as crianças." 

Pelo mesmo motivo...
Observe na ordem direta:
A resolução da Conoda, em 2014, passou a considerar as propagandas que visam persuadir as crianças, abusivas.

Enfim, o texto ficou com um conteúdo ótimo! Só tem alguns pequenos erros de ortografia.
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Mensagem por Hayzel Sh Qui 28 Jul 2016, 16:55

Em termos linguísticos, eu escreveria assim:

O marketing infantil é objeto de grandes debates, especialmente, após a resolução da Conada, em 2014, que passou a considerar abusiva
s as propagandas que visam a [erro de regência verbal: o verbo visar, com sentido de "ter como objetivo", é transitivo indireto] persuadir as crianças. Nessa discussão, se opõem [erro de concordância verbal] os interesses do mercado publicitário e os setores que defendem os direitos desse público, como Ong's. Com isso, surge o tema da publicidade infantil em questão no Brasil, o [caso você queira se referir a "tema"] qual está ligado à [cuidado com a crase] realidade do país, como pela falta de uma legislação específica para essa problemática. 
      Um dos lemas do capitalismo é a busca pelo lucro fácil. Não é difícil perceber que o mercado publicitário infantil explora a pouca maturidade das crianças associando aos comerciais de produtos e serviços aspectos do mundo infantil, como desenhos animados e astros teen. Por isso, alguns setores da sociedade, como o Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente (Conada), já se mobilizam para frear esse estimulo ao consumo precoce e inconsciente, o qual pode ser prejudicial ao desenvolvimento social dessa faixa etária da população.
    No entanto, as tentativas de amenizar essa problemática no país se esbarram na falta de um legislação específica. Atualmente, o próprio setor publicitário, através de uma autorregulamentação, cria as regras para as suas propagandas. Porém, isso se mostra insuficiente quando comparado a certos países, como o Reino Unido, que proíbe comerciais infantis em certos horários, ou como a Noruega, que não permite nenhum tipo de propaganda para crianças. Enquanto isso, o consumo inconsciente cresce refletindo também na saúde desse público; segundo a OMS, os casos de obesidade infantil triplicaram no Brasil na última década.
     Verifica-se, portanto, que a publicidade infantil no Brasil opõe interesses sociais e econômicos e se sustenta na falta de controles legais para amenizá-la. Para que essa questão ganhe novos rumos, o Poder Legislativo deve  propor emendas constitucionais para regulamentar esse setor, criando normas que não ultrapassem os direitos das crianças, como o direito de escolha. Além disso, o Governo deve disponibilizar canais de denúncias para que os pais possam denunciar as propagandas abusivas e, [elipse como mecanismo de coesão] nas Escolas, conscientizar os alunos por meio de disciplinas específicas sobre o consumismo. Desse modo, o país pode assegurar um futuro com consumidores conscientes.
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Mensagem por GFMCarvalho Qui 28 Jul 2016, 18:58

Vou dar algumas dicas e regras para pontos importantes:


  "O marketing infantil é objeto de grandes debates, especialmente, após a resolução da Conada..."



E comecei a ler o texto. O que é Conada? Você explica posteriormente, mas quando for fazer isso, escreva por extenso na primeira vez e indique a abreviação entre parênteses. Depois disso, pode escrever a sigla à vontade!


No entanto, as tentativas de amenizar essa problemática no país se esbarram na falta de um legislação específica


Nesse caso, recomendo que utilize "esbarram-se" para deixar a linguagem mais nível ENEM



...o Governo deve disponibilizar canais de denúncias para que os pais possam denunciar...

Denúncias para denunciar não fica legal. Não que seja incorreto, mas creio que ficaria melhor assim:

"o Governo deve disponibilizar canais de denúncias para que os pais possam auxiliar na redução da influência midiática sobre seus filhos"

...nas Escolas, conscientizar os alunos por meio de disciplinas específicas sobre o consumismo.

Seria ótimo, mas, para esse problema, não creio que seja uma solução que possa ser colocada em prática.
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