PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Publicidade Infantil - Redação ENEM 2014

2 participantes

Ir para baixo

Publicidade Infantil - Redação ENEM 2014 Empty Publicidade Infantil - Redação ENEM 2014

Mensagem por <dougz/> Qui 22 Jul 2021, 08:32

Tema: Publicidade Infantil em Questão no Brasil (ENEM 2014)
[Introdução]
De acordo com o pastor estadunidense John Piper, é característica da cultura consumista a redução da índole de um sujeito àquilo que ele possui. Tal afirmação descreve com exatidão a sociedade contemporânea e sua supervalorização pelos bens materiais. Nesse contexto, as grandes companhias — através de campanhas publicitárias — instigam o público a adquirir seus produtos; uma parte deste grupo sendo composto por jovens, que são instigados a adotarem hábitos consumistas. Sob esse viés, é fundamental analisar a questão da publicidade infantil no Brasil, bem como as possíveis soluções para tal problemática.

[Desenvolvimento I]
Primeiramente, é válido analisar os efeitos das propagandas na mente juvenil. No Brasil, os anúncios direcionados a esse público são permitidos e sua regulação é feita pelas próprias corporações que as veiculam. Logo, não existem legislações que protejam as crianças da exposição a tais conteúdos. Posto que um indivíduo nessa faixa etária não consegue discernir o real objetivo das propagandas, cria-se nele um profundo desejo de adquirir o item anunciado, ainda que o produto não seja, de fato, necessário. Isso pode, mais tarde, transformar-se em um hábito que afetará a vida adulta do sujeito.

[Desenvolvimento II]
Ademais, cabe enfatizar o papel do sistema capitalista na continuidade desse cenário. Surgido durante o declínio feudal no século XV, o Capitalismo visa a acumulação de riquezas. No entanto, sua infindável busca por lucros só pode ser sustentada pelo consumo incessante de bens. Assim, para atrair novos clientes, as empresas transmitem uma quantidade massiva de publicidades apelativas para o maior público-alvo possível. Por sua vez, os novos consumidores passam a difundir ainda mais as campanhas, e assim perpetuam um círculo vicioso de compras desenfreadas.

[Conclusão]
Em suma, é necessária a ação do poder público para amenizar o quadro atual. Para tanto, urge que o ministério da Cidadania, por meio da publicação de decretos, estabeleça normas ao setor publicitário sobre os conteúdos direcionados ao público juvenil. Além disso, cabe ao legislativo fiscalizar o cumprimento dessas medidas e impedir a transmissão de campanhas persuasivas. Decerto, ao ensinar os jovens a valorizar aquilo que as pessoas são e não o que elas possuem, será possível mudar a realidade descrita por Piper.

<dougz/>
Iniciante

Mensagens : 7
Data de inscrição : 23/05/2021
Idade : 20

Ir para o topo Ir para baixo

Publicidade Infantil - Redação ENEM 2014 Empty Re: Publicidade Infantil - Redação ENEM 2014

Mensagem por lkrink Sáb 24 Jul 2021, 02:30

Oi, não sou expert em redação, mas vou tentar te ajudar mesmo assim, então irei ignorar erros da competência 1 e focar no resto. E só vou corrigir a introdução pq é 2 da madrugada.
De acordo com o pastor estadunidense John Piper, é característica da cultura consumista a redução da índole de um sujeito àquilo que ele possui.
Ficou estranho esse "redução da índole àquilo que ele produz", porque a índole é uma característica qualitativa. E, se eu possuo uma Ferrari, eu me "reduzo" a um carro? Como assim? Sou um transformer? kkk. Eu entendi o que você quis dizer, mas o jeito que escreveu não parece bom.
Nesse contexto, as grandes companhias — através de campanhas publicitárias — instigam o público a adquirir seus produtos; uma parte deste grupo sendo composto por jovens, que são instigados a adotarem hábitos consumistas. Sob esse viés, é fundamental analisar a questão da publicidade infantil no Brasil, bem como as possíveis soluções para tal problemática.
Era melhor escrever "grandes empresas" pq logo depois tem uma palavra muito parecida, "campanhas".

A próxima frase tá prolixa, com repetição do verbo "instigar". E, "crianças" seria melhor no lugar de "jovens", que tem uma conotação virada mais pra adolescentes e adultos.
 
"Sob esse viés" não serve pra terminar parágrafo, use "dessa forma", "assim", etc.

O projeto de texto não tá muito claro, esse ultimo período tá praticamente inútil aí.

Reescrevendo essa segunda parte do seu parágrafo:
Dessa forma, é fundamental analisar a questão da publicidade infantil no Brasil, na qual, as grandes empresas — através de campanhas publicitárias —, manipulam as crianças a adquirir os seus produtos, o que, por consequência, faz com que os menores adotem hábitos danosos de consumo.
Pronto, tem projeto de texto. Mostraria que no D1 vai falar sobre como as grandes empresas instigam as crianças, e no D2 sobre a consequência disso, o consumismo, e como ele é danoso.

Sua redação tá 600~700. Isso é bom pq a evolução a partir daqui pode ser bem rápida. Leia redações nota 1000 enquanto faz as suas pra tirar ideias de como produzir períodos mais legais.

lkrink
Iniciante

Mensagens : 45
Data de inscrição : 14/01/2021

gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos