PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redução da maioridade penal

2 participantes

Ir para baixo

Redução da maioridade penal  Empty Redução da maioridade penal

Mensagem por gersonrael Qui 15 Out 2015, 13:03

A redução da maioridade penal é um tema recorrente desde 1993 até hoje nas câmeras legislativas brasileiras. Há, nesse sentido, um dilema extremamente complexo entre os parlamentares: reduzir ou não a maioridade penal. Entretanto, o atual código penal, com imputabilidade prevista para somente acima de 18 anos, não sana as necessidades da sociedade brasileira, já que a criminalidade infanto-juvenil mostra-se cada vez mais cruel e consciente.

Em um primeiro plano, é imperioso salientar os argumentos dos indivíduos que defendem a permanência da maioridade penal em 18 anos. Consideram as crianças e os adolescentes psicologicamente inimputáveis, falam que é mais eficiente educar do que punir e utilizam a ineficácia do sistema prisional brasileiro (índice de reincidência de 70 %) como replica aos antagônicos. Contudo, todas essas proposições possuem notórias falhas argumentativas.


No que tange ao primeiro argumento, capacidade do indivíduo em discernir, ela não depende em si da idade e sim do desenvolvimento moral e intelectual em que o indivíduo adquiri (se não os cidadãos com idade de 17 anos e 364 dias aprenderiam da noite para o dia a discernir o que certo ou errado). Já em relação ao argumento envolvendo sistema prisional brasileiro, este possui uma incoerência desmedida, pois, ao afirmar que as cadeias estão superlotadas e possuem altos índices de reincidência, estão compactuando com a não punição tanto de menores quanto de maiores infratores.




... O que acham em relação de argumentação ( se tiver algum erro de português ajuda rs   Rolling Eyes )
gersonrael
gersonrael
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 188
Data de inscrição : 10/10/2014
Idade : 29
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Redução da maioridade penal  Empty Re: Redução da maioridade penal

Mensagem por carolzinhag3 Sex 04 Mar 2016, 21:41

"A redução da maioridade penal é um tema recorrente desde 1993 até hoje nas câmeras legislativas brasileiras. Há, nesse sentido, um dilema extremamente complexo entre os parlamentares: reduzir ou não a maioridade penal. Entretanto, o atual código penal [...]" 
Você repetiu a palavra "penal" em frases muito próximas, soou meio estranho. Tente não fazer isso. Troque, por exemplo, "maioridade penal" por "maioridade criminal e "código penal" por "normas jurídicas".
Tirando o detalhe que falei acima, a introdução ficou muito boa. Você soube contextualizar e sua tese ficou bem clara. 


Quanto aos argumentos, achei fraca a suas explicações sobre o porquê da capacidade de discernir vai além da idade e sobre a questão do sistema prisional. Você poderia explorar mais o assunto e dar maiores argumentações a favor da sua opinião. 

ESSE É UM DETALHE MUITO IMPORTANTE: NÃO ESQUEÇA DA CONCLUSÃO!!
Principalmente, se você for prestar algum concurso, a falta de uma conclusão pode acarretar em perca de muitos pontos. 

A conclusão serve para dar "o toque final" à redação. Ela enlaça suas ideias e não deixa a sensação de "vazio" quando se termina de ler o texto. 
De preferência, tente iniciar a conclusão com alguma conjunção conclusiva (logo, portanto,sendo assim). 


Outro detalhe muito importante: não sou professora, nem "expert" no assunto. Estou avaliando sua redação como uma mera leitora. 


Espero ter ajudado!  Very Happy
carolzinhag3
carolzinhag3
Jedi
Jedi

Mensagens : 338
Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos