PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desistir ou não da carreira?

5 participantes

Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Bitoca Qui 25 Jun 2015, 19:42

Boa tarde, pessoal.

Estou enfrentando um baita dilema na minha vida e gostaria de compartilhar com vocês para ver outros pontos de vista daqui pra frente.

Sou formado em ciência da computação em uma boa universidade do Brasil. Trabalho na área há 5 anos, entre consultorias e multinacionais. Atualmente estou morando no exterior, trabalhando na área também e, principalmente, aprimorando a segunda língua.

Pois bem, para muito isso pode ser um "sonho" e uma prenúncio de uma baita carreira pela frente.

O problema é que não gosto nenhum pouco do que faço nem da área que escolhi. Não tenho motivação alguma para continuar levando isso a sério. Não encontro motivação para fazer cursos e me especializar, como fazem alguns colegas.

Penso em, quando voltar ao Brasil, escolher um concurso público genérico, me focar para as provas e tentar assim uma mudança de ares e assim não precisar dar um grande salto e passar um aperto financeiro.

Porém, no entanto, todavia tem um bichinho aqui na cabeça que sempre me provoca vez ou outra: ele se chama "medicina". Quando estava decidindo uma carreira ou o que fazer da vida nunca tive motivação para isso. Além disso, muito ouvia sobre como era impossível de se conseguir isso e como era dura a caminhada para aprovação. Porém com o passar dos anos, o amadurecimento e a vivência, me pegava vez ou outra pensando em qual fascinante é essa profissão e como possuo um "perfil" mais adequado com esta área e não com a computação.

Enfim, por essas e outras razões tenho levado os estudos de cursinho em paralelo a minha vida normal. Estudo por conta própria com os materiais que consegui e tenho me motivado a cada dia mais com esse sonho. No entanto minha única ressalva é a questão de que teria que fazer um baita sacrifício para começar do zero novamente: salvar um dinheiro, fazer uns bicos nos 6 anos de faculdade para conseguir sobreviver. O engraçado, e desafiador, é que essa "aventura" parece me motivar e me provoca muito mais que qualquer outra coisa.

Por essas queria saber de vocês com exemplos, ideias e novas concepções se não estou devaneando demais sobre esse sonho (como ver sempre a grama do vizinho mais verde)?

Abraços e obrigado!
Bitoca
Bitoca
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 36
Localização : EUA

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Elom Binn Qui 25 Jun 2015, 21:51

Concursos vc se intera com o pessoal do forum concurseiros - na internet e so procurar no google. Inclusive nesse forum tem um topico que a pessoa tem a mesma duvida sua.
    Tb to na mesma nao tenho motivaçao pra prosseguir no meu trabalho pq sempre faço o mesmo serviço e ja enjoei, esse e o perigo dos concursos publicos. Esquecerem vc num lugar fazendo o mesmo serviço a vida toda.
    Dicas de livros didaticos vc consegue aqui no site ou no projeto medicina, rumo ao ita.
    Olha, vc so tem 27 anos e uma profissao muito boa que nao falta serviço, na faculdade de medicina vc pode oferecer suas habilidades no mural. sabe consertar computador tb ?
    Qto a mudar de profissao isso e uma decisao que so vc pode tomar, e algo muito pessoal e vc tem que pesar os pros e contras e conversar com sua familia.
    Acho melhor estudar trabalhando e qdo conseguir o que quer ai vc decide.
    Vc sabe mais ou menos qto vc tera de gastos numa universidade publica no Brasil ? conduçao, alimentaçao, moradia se precisar etc.
    chute ... uns 100 mil em 6 anos

    Dificil nao e impossivel.

    Boa sorte !

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 38
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por jango feet Qui 25 Jun 2015, 22:55

Bitoca, em primeiro lugar congratulo por sua coragem e boa fé.

Não é todo mundo que tem isto de vir em espaço público e dar a cara a tapa assim. Ainda mais neste mundo nojento de hoje onde qualquer demonstração de sentimentos (fraqueza,compaixão,ódio...) é amplamente descriminada. Infelizmente um nick falso e uma tela de computador ocultam toda a genuinidade que lhe digo isso. Quanto a esta sua loucura, bem, quem sou eu para lhe aconselhar?! Sou mais novo, em tese tenho muito menos experiência que ti...O que posso lhe dizer é o seguinte, assim como ti, porém creio eu com muito menos frequência, também tenho estas vontades loucas. 
Vou confessar que desde pequeno o que eu sempre gostei mesmo é de guerra, batalhas, tiros e essas coisas, com 8 anos enquanto meus amigos gostavam mesmo do homem-aranha, pra mim, nem de longe era um dos meus filmes favoritos, eu gostava mesmo é de lágrimas do sol, ou resgate do soldado ryan. As vezes, eu paro e fico vendo uns vídeos da peshmerga curda descendo a madeira naqueles malditos do estado islâmico, e do fundo do meu coração eu sinto vontade de estar lá do lado deles. Defendendo a LIBERDADE, de todas os ângulos possíveis a idéia de ser militar sempre me agradou. Nunca me encantou nenhuma outra profissão, a vida quase sempre é podre. De que adianta isso de trabalhar numa empresa a sua vida toda e quando você fica velho eles te trocam por alguém mais novo como se você fosse uma pilha?! Já quando se é militar todas as saídas são boas: Se você morre jovem, é pela defesa do seu povo. Se você fica velho recebe honras. Além de ser uma vida de aventuras e altas taxas de adrenalina no sangue.

É isso, eu já deixei de acreditar nessa de conselhos a muito tempo, espero que essa breve explanação, que é totalmente sincera, o ajude a tomar a melhor decisão, fique em paz.
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por kill* Qui 25 Jun 2015, 23:24

Bitoca, se você estiver nos EUA pode se preparar, porque na primeira crise que a empresa tiver são os não-americanos os primeiros a serem descartados, por isso que as vezes penso muito a respeito de fazer minha vida aqui com meu pai ou ficar no Brasil com minha mãe. Concurso público você nunca é mandado embora, pelo menos não no Brasil.
Jango, o bom da carreira militar é que até quando você se aposenta continua sendo promovido kkkkk ouvi casos (Brasil mesmo) que mesmo morto o cara continuava sendo promovido, e a pensão da esposa só aumentando.
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Bitoca Sex 26 Jun 2015, 12:44

jango feet escreveu:Bitoca, em primeiro lugar congratulo por sua coragem e boa fé.

Não é todo mundo que tem isto de vir em espaço público e dar a cara a tapa assim. Ainda mais neste mundo nojento de hoje onde qualquer demonstração de sentimentos (fraqueza,compaixão,ódio...) é amplamente descriminada. Infelizmente um nick falso e uma tela de computador ocultam toda a genuinidade que lhe digo isso. Quanto a esta sua loucura, bem, quem sou eu para lhe aconselhar?! Sou mais novo, em tese tenho muito menos experiência que ti...O que posso lhe dizer é o seguinte, assim como ti, porém creio eu com muito menos frequência, também tenho estas vontades loucas.
Obrigado, jango.

Realmente eu acho que precisamos mais nos humanizar, expor o que sentimos e tentar buscar sempre sermos mais transparentes com tudo e todos.

kill* escreveu:Bitoca, se você estiver nos EUA pode se preparar, porque na primeira crise que a empresa tiver são os não-americanos os primeiros a serem descartados, por isso que as vezes penso muito a respeito de fazer minha vida aqui com meu pai ou ficar no Brasil com minha mãe. Concurso público você nunca é mandado embora, pelo menos não no Brasil.
Jango, o bom da carreira militar é que até quando você se aposenta continua sendo promovido kkkkk ouvi casos (Brasil mesmo) que mesmo morto o cara continuava sendo promovido, e a pensão da esposa só aumentando.
Então, kill. Estou somente passando uma temporada aqui, acompanhando minha esposa no doutorado dela e veio a calhar de eu arranjar um emprego aqui também. Mas nossas perspectivas não são de ficar ou voltar para cá. Além da estabilidade do concurso, com o diploma eu consigo "migrar" para uma área genérica sem ter ligação direta com a carreira que eu sou formado, entende?
Bitoca
Bitoca
Iniciante

Mensagens : 8
Data de inscrição : 30/03/2015
Idade : 36
Localização : EUA

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por kill* Sex 26 Jun 2015, 15:52

Sim  Very Happy
Passar uma temporada ai é bacana, tem várias coisas legais para fazer , pelo menos em Ohio, mas pra morar já é um pouco diferente....

Voltei pro Brasil faz uns 3 dias mais ou menos, e lembro que estavam ocorrendo umas situações sociais complicadas ai.

Sério, logo logo você vai estar com saudades do Brasil kkkkk
kill*
kill*
Jedi
Jedi

Mensagens : 403
Data de inscrição : 04/04/2015
Idade : 27
Localização : Curitiba - Paraná

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Diaz Sex 26 Jun 2015, 18:49

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]  
Quanto à medicina sugiro que veja este vídeo

E quanto à concursos, é uma área muito muito boa, estabilidade financeira, estabilidade no emprego, muitas regalias que somente funcionários públicos têm, porém a maioria das pessoas que eu conheço escolheram concursos pois o emprego público oferecem tudo isso, não pq sonhavam, sugiro que veja este outro vídeo

É de uma Eng. Química que estava insatisfeita com a instabilidade, queria algo seguro e decidiu fazer concurso para o TJ, enfim

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Elom Binn Sáb 27 Jun 2015, 10:56

Minha opiniao seca, sem rodeios e floreios, eu escolheria fazer o curso que gosto, no seu caso medicina.
    E muito ruim levantar toda manha pra trabalhar num serviço que vc nao gosta e que nao te dao oportunidades ou que vc detesta a area como vc mencionou no seu post.
    Concursos e bom, mas so ate a pagina 2. Depende muito do trabalho que vc executa, se te passarem um serviço ruim vc ira sentir as mesmas coisas que esta sentindo agora.
    O bom dos concursos e que pra formaçao em qualquer area tem salarios de ate 28 mil como, p. ex., tribunal de contas do rj. Se salario e tudo vale a pena.

    Abçs !

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 38
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir ou não da carreira? Empty Re: Desistir ou não da carreira?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos