PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curso diurno-Devo desistir do sonho?

4 participantes

Ir para baixo

Curso diurno-Devo desistir do sonho? Empty Curso diurno-Devo desistir do sonho?

Mensagem por fernandesrc Dom 03 Set 2017, 02:31

Boa noite pessoal. Sou novo aqui, mas há muitos meses eu tenho buscado a ajuda do fórum para esclarecer dúvidas em relação a resoluções de questões. Tem me ajudado bastante.
Peço desculpas adiantadas pelo texto grande, mas a situação é realmente complexa para mim.

Eu já sou formado em um curso superior, mas não atuo na área pois não curti muito a profissão, então resolvi procurar outro rumo na vida. Há algum tempo, pelo incentivo da família, vem crescendo o desejo de cursar psicologia em uma pública, no meu caso, a UFMG, até pq particular para mim tá fora de questão. Por sorte, a federal daqui fica muito perto da minha casa, então a distância não é o problema.

No auge dos meus 26 anos, resolvi ir atrás do que eu quero. Não tenho outra saída, é isso ou ficar estagnado profissionalmente por tempo indefinido. Tenho estudado para o ENEM desse ano, acredito que tenho boas chances de passar. Na última edição tirei com certa facilidade uma nota mais que suficiente para tal, mas por motivos pessoais, não rolou. Esse ano tenho levado a coisa mais a sério e acho que vai. Acredito que a prova em si é o menor dos meus problemas, estou bastante confiante, até pq já tenho certa experiência com o ENEM.

Minha questão é: Passando pelo sisu, o horário do curso provavelmente vai me impedir de trabalhar (pelo menos nos primeiros anos). O curso tem matérias de manhã e de tarde, de acordo com a grade. Meu problema é especificamente ligado a isso. Por isso, até por uma questão de motivação, queria saber se alguém já passou por isso e tem uma dica de como lidar com isso. Se é possível "reajustar" a grade de horários para conseguir um trampo em meio horário pelo menos, se é possível conseguir bolsas para pelo menos conseguir se manter com o básico até chegar o momento de estagiar... Oportunidades de estágio dentro da própria faculdade, etc, recursos que evitem a evasão do aluno justamente por causa da questão da grade que o impede de trabalhar. Mesmo já tendo feito um curso, esse tipo de coisa não era problema para mim, eu estudava à noite e a maioria dos meus colegas também. Não faço ideia de como o pessoal do horário diurno conseguia se manter. Já até vi uma galera trampando na biblioteca, na secretaria, mas não sei se isso é regra ou exceção.

Enfim, para a galera que já fez um curso diurno ou integral, especialmente os dessa faculdade, como lidar com esses problemas de horário? Será que estou levando isso muito a sério? Como se manter fazendo um curso diurno em uma federal? É realmente "só para rico"? Devo simplesmente desistir? Tentar outro curso que seja noturno, mesmo tendo certeza absoluta da carreira que quero seguir? Esse dilema tem impactado negativamente meus estudos. Tenho focado em apenas passar na prova, mas volta e meia vem à mente o fato que eu tenho que enfrentar essa questão cedo ou tarde. Eu realmente não sei o que fazer.

Obrigado pela atenção.

fernandesrc
Iniciante

Mensagens : 42
Data de inscrição : 04/04/2017
Idade : 32
Localização : Contagem, MG, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso diurno-Devo desistir do sonho? Empty Re: Curso diurno-Devo desistir do sonho?

Mensagem por JoaoGabriel Dom 03 Set 2017, 09:01

Cara, acho que desistir do sonho jamais deve ser uma opção. Imagine viver anos e anos amargurado, tendo que levantar cedo todos os dias para fazer algo que não gosta nem um pouco? É uma das piores coisas que se tem. Você ainda é jovem, pense que 4-5 anos que você vai passar por uma situação não tão simples (conciliar trabalho e faculdade) vão trazer grande benefício no médio e longo prazo, então é um grande investimento. Eu não posso falar da UFMG especificamente (sou da UFF), mas imagino que não seja muito diferente. A partir do segundo período você já consegue correr atrás de bolsas de monitoria, iniciação científica/a docência, estágios internos e coisas do tipo. Mais para frente existe a possibilidade de você flexibilizar sua grade, pegar menos matérias (e consequentemente demorar um pouco mais para se formar) e ter mais tempo livre para trabalhar/estagiar. As próprias coordenações dos cursos pensam nisso na hora de elaborar as grades. Eu realmente creio muito na máxima "quem quer, faz", e se você tem certeza que essa é a carreira que vai se dar melhor, mergulhe de cabeça. Com toda certeza lá na frente não vai se arrepender.

Um abraço e boa sorte.
JoaoGabriel
JoaoGabriel
Monitor
Monitor

Mensagens : 2344
Data de inscrição : 30/09/2010
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Curso diurno-Devo desistir do sonho? Empty Re: Curso diurno-Devo desistir do sonho?

Mensagem por VioletChachki Dom 03 Set 2017, 18:30

Eu entendo seu dilema.. sou servidor público e pretendo cursar medicina, mas não quero abrir mão nem do sonho nem do emprego, e fico nesse dilema. Talvez eu conseguiria uma redistribuição pra onde passasse, conseguiria uma redução de carga horária ou algo do tipo, mas isso demanda tempo e o timing desse processo pode não casar com o do Sisu, já que o tempo de inscrição no Sisu é muito rápido. O que eu indico pra você é: estude, passe e entre. As dificuldades podem aparecer, mas as oportunidades também. Você pode pegar menos disciplinas por semestre, pode conseguir um estágio ou outras formas de conseguir dinheiro. E lembre que: se a situação apertar, você pode trancar, trabalhar e voltar. E por aí vai.. Não é a melhor saída, claro, mas nada é impossível e dá pra viver.
VioletChachki
VioletChachki
Jedi
Jedi

Mensagens : 312
Data de inscrição : 02/06/2016
Idade : 29
Localização : Goiânia, GO, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Curso diurno-Devo desistir do sonho? Empty Re: Curso diurno-Devo desistir do sonho?

Mensagem por Elcioschin Dom 03 Set 2017, 19:38

Minha experiência pessoal

1) Estudei em universidade pública federal (UFJF) no período diurno (todo o período da manhã e algumas aulas à tarde) 
2) Desde o início precisei trabalhar, só não sabia com que. Mas descobri em mim um talento natural: lecionar.
3) Comecei dando aulas particulares para alunos do Ensino Médio (de escolas privadas).
3) Logo em seguida passei a dar aulas em escola privada do Ensino Médio.
4) A partir do 3º ano da faculdade passei a dar aulas de Monitoria na faculdade e em dois cursinhos pré-vestibular.

Consegui encaixar aulas nos períodos vagos à tarde e à noite e tinha independência financeira para comprar meus livros e despesas pessoais (morava com minha mãe). Certamente não foi fácil! Mas deu para levar muito bem: eu segui um ditado mineiro que diz " Carro apertado é que canta" (referindo-se a um carro de bois, que, quando pesado, emite uma apreciada "cantiga" devido ao atrito das rodas com o eixo)

Anime-se, leve a sério o seu curso, trabalhe com afinco e seja um grande profissional na sua área!!!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71682
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Curso diurno-Devo desistir do sonho? Empty Re: Curso diurno-Devo desistir do sonho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos