PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

3 participantes

Ir para baixo

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade? Empty Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

Mensagem por Convidado Sáb 14 Out 2017, 16:41

Bom galera, estou começando a estudar para a EN e estou bem literalmente perdido. Não sei como começar, com o que começar, como fazer ou quanto fazer.. Minha base em matemática não é tão boa, nem em física, a única coisa que não tenho muita dificuldade é com português. Mas sou muito esforçado não meço esforços não, tenho o dia todo só para estudar e consigo acordar cedo e dormir tarde facilmente haha.. Mas infelizmente não tenho grana para cursinhos, aqui na minha cidade, o curso mais barato custa 470 reais mensal+material, então, sem condições.. Reconhecendo isso decidi pesquisar um pouco sobre estudar em casa, e po, vi que realmente dá certo, com dedicação dá certo sim. Contudo, muitas dúvidas me surgiram, e aqui estou eu.

Amigos, gostaria que me ajudassem me falando o que vocês fazem, entende? Principalmente a galera ITA/IME, pois sei que a EN tem um nível cabuloso também kk.. Tipo, quais livros usaram inicialmente e como usaram, por exemplo, "Ha, usei o fundamentos 1 ao 9, comecei vendo o 1 e intercalando com vídeos aulas do professor x, ou vi só o livro e no final dele vi a correção.." Sei lá, vocês conseguiram entender, né? To perdidão, velho. Mas vai dar certo, se Deus quiser!

Física eu ouvi falar muito bem do Renato Brito, mas não sou assinante, logo não sei se devo ver a aula e usar o tópicos de física.. Acho que física é mais tranquilo, ele é muito bom, o Renato. Mas o grande problema é matemática, entende? O nível da prova de matemática da EN me traumatizou kkk. Não sei se devo ir primeiro para o básico utilizando o elementos da matemática vol.0 e só depois começar com o noções de matemática ou se devo começar logo pelo noções kkk.. Bom, gente, é isso. Não sei se to postando dentro do espaço correto, mas espero, do fundo do meu coração, que me ajudem. Quem tiver muita paciência e boa fé e quiser meu facebook ou whatsapp pra ajudar, fala aê. Fiquem com Deus e bons estudos!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade? Empty Re: Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

Mensagem por EricRodriguesEN Qui 26 Out 2017, 22:58

Começa com tua base amigo. Procura os tópicos de livros aqui no Fórum.

Dedicação e disciplina rumo a aprovação!!

EricRodriguesEN
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 26/10/2017
Idade : 26
Localização : Fortaleza, Ceará, Brasil.

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade? Empty Re: Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

Mensagem por Matemathiago Sex 27 Out 2017, 23:19

Achei legal sua motivação pra começar.

Eu não entendo nada de livros mais adequados, mas com certeza se pegar os Iezzis em qualquer biblioteca para estudar estará fazendo uma ótima escolha.

Algo que é legal de se fazer é independente de como você se encontra agora, pegar uma prova para fazer. Falo isso porque no ano passado eu prestei ITA sem saber muita coisa, e agora algo muito bom é poder olhar pra trás e notar um avanço considerável, além de ter servido como uma base de como é a prova, para em nenhum momento desvirtuar o foco.

Para cada conteúdo que você aprender, vai e pesquisa questões da EN sobre o assunto, para fixar o conteúdo do jeito que realmente cai.

Não se preocupe em perder tempo organizando a sua grade de estudos, pois organização é essencial.

Estabeleça planos, olhe para um conteúdo e se desafie: "Daqui duas semanas estarei sabendo tudo desse conteúdo", isso é motivador e ajuda na concentração.

Pega o edital do concurso e começa lá no topo assuntos por assuntos, e vai riscando os que já viu, e assinalando os conteúdos que precisam ser vistos com mais calma.

Fica ainda uma indicação: o site khan academy apresenta ótimas video aulas dos assuntos mais diversos, desde o básico até o mais complicado, além de ter exercícios. Vale a pena dar uma olhada. Isso vale tanto pra matemática quanto pra física.
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade? Empty Re: Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

Mensagem por Germaneagle Sáb 28 Out 2017, 00:16

Olha, a parte de fundamental eu nao tenho tanto conhecimento em termo de livros(se nao tem segurança mesmo, posso procurar umas dicas que o pessoa estava dando do material). Qualquer duvida a mais, ou detalhes, pode mandar messagem aqui nesse bate papo ou privada, tanto faz. Normalmente se discute isso no "dicas para material didatico", entao achara muito coisa e dicas legais la.

 Nao precisa de cursinho pra passar, com certeza. Entao, vo te explicar passa a passo.

 Agora, em termos do livros que apresentarei, tudo podera achar no forum em forma de pdf(acustuma bem rapido).

 Matematica:

 Veja, Iezzi é uma colecao com 11 volumes, contudo, os vol 8 e 11 nao te interessa. Sao otimos, e o que recomendo pessoalmente, usar ele junto com Aref(pois alternam em termos de qualidade, uns volumes de um sao melhores de certos assuntos , e outro em outro, alem disso, quanto mais exercicio fizer, variados, melhor será a permanencia e experiencia com assunto para prova). Se for usar os dois, use o iezzi como referencia e segue com aref. Nao se assuste com a quantidade de volume, pois sao livros relativamente menores que do de fisica. Você escolhe a ordem de acordo com sua difficuldade, ou se quiser uma ordem legal: 1,2,3,9,10,4,7,5,6.

 Esses te preparam, em termos de base perfeitamente. Se quiser aprofundar, tem varios livros especificos, tipo morgado combinatoria(para comb. e probabilidade), caio guimaraes vol 1 para combinatoria, geometria II morgado, topicos de matematica(o volume 1 faz voce ficar bem maduro em matermatica), elementos da matematica(escolhe o assunto que quiser e ele te aprofundara). Note que você escolhe oque quer ver, de acordo com difficuldade.

 Fisica:

 Recomendo usar Fisica Classica(se puder o 5volumes, mas os 3 volumes tambem funcionam) e topicos de fisica(sim juntos, pois o primeiro tem teoria incrivel, o segundo tem exercicios incriveis, um complementa o outro, use como referencia o classica para direcionar o estudo).

 Renato Brito fez uns livros de mecanica absolutamente incrivel para aprofundar é o recomendado para depois da base. Alem disso, para aprofundar é fazer exercicios do ime/ita/cn/afa/efom e etc de fisica e se quiser mesmo aprofundar em algo especifico, pega fisica una vision do moviemiento(esta em espanhol basica, nao se assuste) e olha oque voce quer melhorar(nao o livro todo, so pq é grande demais)

Portugues: Se ja tiver uma semi base, recomendo renato aquino, ou qualquer apostila, ou lista de exercicio que achar.

 Arrumar seu horario calculando quantos paginas tera que fazer por dia, tentando sempre estar perto de 4 paginas por hora de estudo

 Da pra passar sim, nao tem segredo, é so estudar mesmo! Very Happy
Germaneagle
Germaneagle
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 134
Data de inscrição : 04/10/2016
Idade : 24
Localização : Teresópolis, Rio de Janeiro e Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade? Empty Re: Me ajudem - Escola Naval, sonho ou realidade?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos