PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desistir do curso.

+3
Matemathiago
Euclides
hugo araujo
7 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sex 29 Jan 2016, 21:58

Alguém já passou pela experiência de desistir de um curso ? Estou em uma universidade federal, não estou gostando do curso, mas a decisão de sair ta sendo difícil.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por Euclides Sex 29 Jan 2016, 22:42

É uma decisão pesada, penosa e difícil porque muito importante. Para tomá-la com mais facilidade você precisará de apoio da família (até mesmo para suporte financeiro).

Se pode servir de referência, eu tenho um irmão mais novo que abandonou o curso de engenharia na Escola Politécnica da USP no terceiro ano. Cursou Direito e hoje é respeitado livre-docente  na maior escola de Direito do país, com inúmeros trabalhos publicados.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por Matemathiago Sex 29 Jan 2016, 22:53

Bem, eu acho que se você não está gostando do curso, provavelmente na hora de exercer profissionalmente não se sentirá bem, não gostará do ramo...

Caso esteja no final do curso, é bom terminar para ao menos ter o diploma e exercer se não houver mais opções, enquanto isso, começa outro curso..

Se estiver no início, acho que quanto antes mudar de ideia melhor, pois com o decorrer do curso, fica cada vez mais difícil tomar a decisão de desistir..
Matemathiago
Matemathiago
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1447
Data de inscrição : 16/08/2015
Idade : 23
Localização : Vitória, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jan 2016, 00:22

Estou no primeiro semestre. O curso é em regime de ciclos. O primeiro ciclo é um bacharelado interdisciplinar em saúde. O segundo são as terminalidades profissionalizantes - Nutrição, psicologia, medicina e etc. 

O problema é que entraram 100 pessoas no primeiro ciclo e quase todas almejam o curso de medicina. Para entrar no mesmo, o método de avaliação é o rendimento do aluno na universidade, ou seja notas em provas e trabalhos. Mas infelizmente, só tem 30 vagas para medicina.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jan 2016, 00:27

Isso cria um clima de competitividade muito ruim durante o curso e tem outros problemas também que estão dificultando o andamento do curso, como incoerências na grade curricular. Não quero desistir do meu objetivo, porém permaneço nessa dúvida, se continuo por esse caminho ou sigo por outro.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por anaclaracn Sáb 30 Jan 2016, 00:28

Você estuda na UFRB? Sempre tive dúvidas sobre como esse BI de saúde funciona.

Hugo, você quer desistir porque acha que não vai conseguir ter um rendimento bom para entrar para Medicina? Ou você não está gostando do curso?

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jan 2016, 00:37

Sim. O projeto do BIS na teoria é diferenciado e inovador. Porém, o que estraga o curso é o fato de existir o curso de medicina como terminalidade. Um Curso em ciclos é para ajudar o discente escolher sua profissão no decorrer do curso com mais consciência e certeza do que vai querer seguir no mercado de trabalho e etc, porém existe uma pressão social muito grande pelo curso de medicina. Os alunos entram no curso já com a escolha feita pelo curso de medicina, o que vai totalmente contra a proposta do curso em ciclos.


Última edição por hugo araujo em Sáb 30 Jan 2016, 15:05, editado 2 vez(es)

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jan 2016, 00:42

Pra área da saúde essa projeto de curso no Brasil é difícil de dar certo, todo mundo quer medicina. Mas não tem vaga pra todo mundo que entra. Isso gera vários problemas, primeiro a evasão no curso é alta e segundo existem as outras terminalidades, mas poucas pessoas quererem cursar psicologia, por exemplo.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por hugo araujo Sáb 30 Jan 2016, 00:47

Ana, minha turma foi a última nesse modelo de curso. A instituição percebeu os problemas e acabou com esse método de entrada.

hugo araujo
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1758
Data de inscrição : 12/04/2014
Idade : 29
Localização : Araçuaí, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por anaclaracn Sáb 30 Jan 2016, 01:04

Poxa, eu gosto bastante dessa proposta. Pena que não funciona no Brasil :-(

Complicada essa decisão, é difícil desistir assim quando você já está "dentro", né? :-/

Entretanto, como você se sente sobre tentar vestibular de novo? O que você prefere: se dedicar ao curso para garantir uma vaga em Medicina, estudando matérias que têm a ver com a profissão que você pretende exercer, ou voltar às matérias do Ensino Médio?

anaclaracn
Jedi
Jedi

Mensagens : 279
Data de inscrição : 16/09/2015
Idade : 26
Localização : Niterói, Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Desistir do curso.  Empty Re: Desistir do curso.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos