PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ITA/IME é sonho impossível?

3 participantes

Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por HnunesA Ter 05 Nov 2019, 17:12

Todo mundo q passa diz q estudava muito desde o o primeiro ano do ensino médio, ganhava medalha em olimpíadas, etc...

Uma pessoa que estudou em escola pública e terminou ano passado o terceiro ano, além de ter 18 anos, não consegue passar? Mesmo tendo os materiais recomendados (FME, FELTRE, TÓPICOS, etc.)?

HnunesA
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por Elcioschin Ter 05 Nov 2019, 17:31

Consegue sim e depende de alguns fatores:

1) Qual foi a qualidade do seu curso do Ensino Médio? Existem escolas públicas excelentes, medianas e péssimas.

2) Qual a sua disposição para enfrentar o desafio? Parece que você já tem o material didático.

Evidentemente o desafio vai ser grande, mas não é impossível.

Pode contar com a nossa ajuda!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por Dr.Astro Ter 05 Nov 2019, 17:42

Cuidado com o que você escuta sobre os outros. Muitos dirão que é impossível, que só os superinteligentes conseguem, os que fizeram olimpíadas e tudo mais.
É claro que pessoas desse tipo são aprovadas. Mas no edital do ITA/IME diz que é necessário "estudar muito desde o o primeiro ano do ensino médio, ganhar medalha em olimpíadas, etc"?? Não!!
Não estou dizendo que será fácil, mas nunca é tarde para seus sonhos, basta começar.
Digo o mesmo que o Élcio, conte com nossa ajuda! Basta disciplina e persistência.
Dr.Astro
Dr.Astro
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 516
Data de inscrição : 12/06/2019
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por HnunesA Ter 05 Nov 2019, 17:54

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Olá, grato pela resposta.

Então, estudei em ETEC, uma escola pública muito boa daqui de São Paulo. Entretanto, sendo uma escola técnica, exige não apenas as matérias comuns curriculares, mas também as de ensino técnico, de administração no caso, e com isso, eram cerca de 20 matérias, isso atrapalhava muito você focar em disciplinas exatas.

1) Qualidade boa, me deu uma boa base em física e muito boa em química, melhor ainda em português, mas muito pouco em matemática, o professor desta última focava mais em concluir seu mestrado do que ensinar os alunos. Em redação acredito que estou bem, tirei 980 no último ENEM. Em inglês, digo que manjo uns 80%. Mas me sinto muito inseguro comparando com quem estudou em escolas top de linha, comparar é um problema que tenho a resolver.

2) Tenho tudo na mão, tempo, material, saúde e muita motivação. Mas me assusta também o fato de eu ser uma pessoa meio anti-social e com baixa autoestima. Aí prevejo que me relacionar com os militares seria meio frustrante, pois sofri bullying na escola, talvez esse meu medo pode ser resolvido por um psicólogo. Tenho medo de ficar desmotivado durante os estudos. Sobre os materiais didáticos, são todos em pdfs, que eu coloco na tela da minha TV pra ler, pois não tenho condições de pagar os livros.


Última edição por HnunesA em Ter 05 Nov 2019, 17:59, editado 1 vez(es)

HnunesA
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por HnunesA Ter 05 Nov 2019, 17:57

@Dr.Astro Olá. Sim, com muito esforço todos conseguem, o problema é a persistência no meio do caminho dos estudos.
Eu fiz um roteiro de estudos já pra começar em dezembro desde a base das matérias, são 14 horas de estudos líquidos e 2 para afazeres gerais. 8 horas para dormir. Mas no ENEM fiquei muito exausto em 5 horas e meia de prova, vou ter que me adaptar com o tempo.

HnunesA
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 01/11/2019
Idade : 22
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por Elcioschin Ter 05 Nov 2019, 18:41

Todos os aspectos que você citou são passíveis de melhorar, pessoalmente e/ou com ajuda de profissionais.
Esqueça a fase do bullying. Os militares são bem formados, e competentes na área em que atuam. Ingressando nestes cursos, a cobrança vai ser apenas por resultados no curso e na carreira.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71436
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

ITA/IME é sonho impossível? Empty Re: ITA/IME é sonho impossível?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos