PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carreira de físico

+6
Gandalf the Golden
Matheus José
BallaHalls
FaFilho
jobaalbuquerque
rodrigoneves
10 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Carreira de físico Empty Carreira de físico

Mensagem por rodrigoneves Ter 02 Fev 2016, 17:00

Pessoal, há algum tempo venho pesquisando e refletindo sobre a escolha entre o bacharelado em física e alguma das engenharias, e estou em vias de optar pelo primeiro. O foco seria tentar entrar na USP de São Carlos.
Aberto a opiniões. O que acham?
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por jobaalbuquerque Ter 02 Fev 2016, 17:48

a carreira de físico no Brasil é bem complicada, até pelos recursos limitados que o governo oferece pra se trabalhar com pesquisa, basta ver aqui o exemplo do nosso estado, caso essa seja sua vontade de ser físico teórico como o Sheldon(kk) ou Stephen Halkin; mas em Campinas em 2018 vai ser construído o Sirus, acelerador de partículas, com orçamento de 1,3 bilhão e 235 metros de diâmetro, que a nível de Brasil é excelente, enfim, é uma escolha difícil, mas pra engenharia há uma estabilidade maior, eu mesmo ja pensei em fazer bacharel em matemática pra trabalhar com pesquisa, mas optei pela primeira opção
jobaalbuquerque
jobaalbuquerque
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 510
Data de inscrição : 07/02/2015
Idade : 27
Localização : sao luis

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por FaFilho Ter 02 Fev 2016, 18:28

Eu durante um tempo sonhei com o bacharelado em física, mas decidi que vou prestar pra Eng Eletrônica que é meu sonho de muito tempo, você tem que ver que a carreira nas ciências nunca foi esteve em uma boa situação, tivemos grande físicos no Brasil:Cesar Lattes, Jose Lopes Leite, etc, mas nunca foram valorizados em nosso país como deveriam, muitos acabam virando docentes,etc. Mas se for seu sonho não desista dele, segue em frente!

FaFilho
Padawan
Padawan

Mensagens : 74
Data de inscrição : 28/08/2015
Idade : 24
Localização : Teresina,Piauí-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por BallaHalls Ter 02 Fev 2016, 23:27

A questão da física no Brasil não é achar a melhor faculdade para cursar. USP, Unicamp,... É saber oque você quer pesquisar. Cada universidade no pais tem praticamente um foco determinado pra pesquisa que o professor, doutor quer desenvolver. Por exemplo, na Ufscar uns anos atrás iniciou-se um foco grande com pesquisa em supercondutores, e acabou sendo um polo pra quem queria pesquisar esse assunto, mas outros tiveram menos verba, ou nenhuma. Porque a final, pesquisas além de precisar de professores pra inciar, precisam de pessoas que também queiram pesquisar. 
Então, pare um final de semana, e pesquise as universidades mais conceituadas, USP, Unicamp, Ufscar, UFC, UFRJ,... e veja com oque seus grupos de pesquisa, estão mais ligados.
 Você ja decidiu que quer física como foco, então oque dentro da física lhe agrada ?
BallaHalls
BallaHalls
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 103
Data de inscrição : 19/02/2014
Idade : 27
Localização : Belém - PA

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por rodrigoneves Qua 03 Fev 2016, 06:55

Sei bem que a engenharia dá uma estabilidade financeira maior, mas acho que vale mais a pena ir atrás daquilo que eu amo, e poder me dedicar "com gosto".
BallaHalls, eu já andei pesquisando um pouco sobre isso mas confesso que não imaginei que teria uma influência tão grande na graduação. Pelo pouco que eu vi, sei que a Unicamp se destaca em pesquisas de biotecnologia e biofísica, a Unesp em física teórica, USP/SC em óptica, UFRGS em astrofísica...
Acho muito difícil pensar em pós-graduação agora, pois o que eu já conheço de Física se restringe ao conteúdo do ensino médio, e um pouco da física básica dos primeiros períodos. Porém a física teórica e a física-matemática me parecem bem "atraentes" até o momento...
rodrigoneves
rodrigoneves
Matador
Matador

Mensagens : 504
Data de inscrição : 30/03/2014
Idade : 25
Localização : São Luís, Maranhão

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Matheus José Qua 03 Fev 2016, 08:41

Sobre a estabilidade financeira não sei se você deve se preocupar tanto com isso, é muito comum quando uma pessoa se forma trabalhar com algo bem diferente da formação, quando digo trabalhar na frase acima, quero dizer ganhar dinheiro. Por exemplo, você pode ser um empresário, formado como Doutor em física, que faz pesquisas sobre física porque gosta, mas ganha o dinheiro para se sustentar com sua empresa. O Ricardo Feltre, formado como engenheiro químico foi o fundador da editora moderna. Além disso, se você for professor universitário, o salário é bom e você ainda pode trabalhar com o que gosta fazendo pesquisas.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Gandalf the Golden Qua 03 Fev 2016, 13:56

Se quer minha humilde opinião, vá para física, se é de física que realmente gosta.
Eu estava em uma situação parecida: engenharia química, na Escola Politécnica (USP), ou um curso que me tentou muito chamado ciências físicas e biomoleculares, em São Carlos (também USP).
Passei nos dois, o primeiro pela Fuvest e o segundo pelo SISU. Já tinha me decidido sobre qual faria se passasse nos dois: ontem, com determinação, cancelei minha matrícula na Fuvest (eng. quím.) para ficar com CFB.
Por quê? No meu entendimento, qualquer das engenharias tem uma característica (que gosto de chamar de) oportunista. Ou seja, basicamente, não importa o porquê das coisas. Importa somente alcançar um resultado. Já em cursos como física, química, biologia e, para meu encanto, CFB (que conjuga essas três e também a matemática), estamos interessados no porquê em si. Ou seja, majoritariamente, não serve, para mim, saber como me aproveitar de uma propriedade da matéria, mas sim o porquê de ela exibir tal propriedade. Não quero trabalhar para melhorar rendimentos, produtos ou construir projetos para a indústria, quero trabalhar para descobrir, para ser cientista.
Vou ganhar merreca? Vou. Mas, desde que eu possa dormir sob um teto e comer, vou todos os dias para o trabalho feliz.
Não sei se você se identifica com o perfil que criei, mas espero poder contribuir para sua decisão final.
Gandalf the Golden
Gandalf the Golden
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 27/08/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Matheus José Qua 03 Fev 2016, 14:26

Por curiosidade, existe um curso especial na USP que não consta na inscrição. Com apenas 25 vagas, de alunos extremamente inteligentes com foco em pesquisa acadêmica. Nesse curso o aluno faz os 2 primeiros anos com física, matemática, química, biologia e computação e os outros 3 anos pode escolher entre as disciplinas da USP, acho que pode fazer mestrado em qualquer área e é o curso do país com maior percentual de doutores.
Dê uma olhada caso se interesse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para isso você vai ter que entrar no campus em SP.
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Elom Binn Qua 03 Fev 2016, 16:50

Supondo que vc tenha essa idade mesmo, optaria no seu lugar por fazer o curso de vocaçao. Fisica.
    Caso nao de certo, nao seja aquilo o curso, ai depois optaria por outra coisa pq vc tem idade pra " errar ". Da tempo recuperar.
    So te falo que se for pra ser professor em colegio publico, nao vale a pena pq o estado paga salarios de fome. A mesma coisa praticamente colegio particular. A carreira de professor ate os proprios professores riem de quem escolheu ser professor entre outra carreira rentavel, tipo engenharia.
    Trabalhar no que gosta nao tem salario que pague. Mas o Estado é uma bagunça e nao valoriza os profs.

Elom Binn
Padawan
Padawan

Mensagens : 91
Data de inscrição : 30/05/2015
Idade : 38
Localização : Birigui - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Gandalf the Golden Qua 03 Fev 2016, 18:24

Matheus José escreveu:Por curiosidade, existe um curso especial na USP que não consta na inscrição. Com apenas 25 vagas, de alunos extremamente inteligentes com foco em pesquisa acadêmica. Nesse curso o aluno faz os 2 primeiros anos com física, matemática, química, biologia e computação e os outros 3 anos pode escolher entre as disciplinas da USP, acho que pode fazer mestrado em qualquer área e é o curso do país com maior percentual de doutores.
Dê uma olhada caso se interesse:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para isso você vai ter que entrar no campus em SP.
É verdade, também ouvi falar dele. Mas eu fiquei meio com o pé atrás a respeito desse curso, pois li que os critérios de seleção e avaliação são um tanto quanto obscuros e, talvez, autoritários. Além disso, se não estou muito enganado, só há seleção do 1° para o 2° semestre, o que pode ser ruim, pois vai ter que esperar, mas também pode ser bom, porque você pode usar o 1° semestre para ver se o curso que escolheu é realmente o que gosta. Se não for, há a possibilidade de "pular" para o de ciências moleculares.
Quanto ao maior percentual de doutores do país, você poderia me indicar a fonte?
Gandalf the Golden
Gandalf the Golden
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 107
Data de inscrição : 27/08/2015
Idade : 27
Localização : São Paulo, SP, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Carreira de físico Empty Re: Carreira de físico

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos