PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Apenas conferência de exercício (Resolvido)

2 participantes

Ir para baixo

Apenas conferência de exercício (Resolvido) Empty Apenas conferência de exercício (Resolvido)

Mensagem por Emanon 30/9/2010, 12:55 pm

A energia necessária para fundir um grama a 0°C é 80 vezes maior que a energia necessária para elevar de 1°C a temperatura de um grama de água. Coloca-se um bloco de gelo a 0°C dentro de um recipiente termicamente isolante fornecendo-se, a seguir, calor a uma taxa constante. Transcorrido um certo intervalo de tempo observa-se o término da fusão completa do bloco de gelo. Após um novo intervalo de tempo, igual a metade do anterior, a temperatura da água, em °C será

a) 20 b) 40 c) 50 d) 80 e) 100

eis aqui como fiz...




OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

Os calores específicos sensíveis do gelo e da água não foram informados (0,5 e 1), eu os coloquei por conhecimento geral o que de fato são na realidade, contudo acredito que deva ser achado esse valor para o exercício, verifiquem se acertei ou não. Levando-se em conta de que o resultado bateu com o da apostila.

Desde já muito obrigado.


Última edição por Emanon em 30/9/2010, 4:26 pm, editado 1 vez(es)

Emanon
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas conferência de exercício (Resolvido) Empty Re: Apenas conferência de exercício (Resolvido)

Mensagem por Euclides 30/9/2010, 2:56 pm

Você deu uma interpretação equivocada. A história é a seguinte:

1) um bloco de gelo com massa de gramas recebe calor de uma fonte. Para derretê-lo será necessário fornecer-lhe:



o que será feito num tempo

2) após isso o gelo estará todo derretido e a água produzida estará ainda a e terá a mesma massa . A água então continua a ser aquecida por um tempo que agora é de .

dessa forma a água recebe metade da energia (calor) que foi fornecida ao gelo, ou seja, recebe .

Agora podemos equacionar o aquecimento da água:



Abaixo algumas ilustrações para entender melhor

Apenas conferência de exercício (Resolvido) Triki


____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas conferência de exercício (Resolvido) Empty Re: Apenas conferência de exercício (Resolvido)

Mensagem por Emanon 30/9/2010, 3:12 pm

Muito obrigado mesmo Euclides por estar me ajudando diariamente. Obrigado também pela preocupação com as ilustrações, obrigado mesmo, realmente preciso desse tipo de coisa pois mudança de estado tem me deixado louco, sou incrivelmente fraco nesse assunto.

Muito obrigado mesmo,



Emanon

Emanon
Iniciante

Mensagens : 30
Data de inscrição : 03/09/2010
Idade : 37
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Apenas conferência de exercício (Resolvido) Empty Re: Apenas conferência de exercício (Resolvido)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos