PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

+2
Ashitaka
Orihara
6 participantes

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara Qui 18 Set 2014, 18:02

Relembrando a primeira mensagem :

Boa noite pessoal, tudo bem?

Primeiramente, prazer, sou o chibian, tenho 19 anos e atualmente trabalho como desenvolvedor de sistemas.

Este ano (agora no finalzinho), decidi que nos próximos anos irei dedicar-me e prestar todas as provas dos vestibulares do ITA e do IME. Pesquisando por sugestões, dicas, entre outras coisas, eis que caí aqui no fórum. Irei explicar minha atual situação para que consigam entender melhor, e claro, caso tenham paciência pra ajudar, que esta explicação os ajude nas futuras respostas:

Atualmente, como citado acima, trabalho na maior parte do dia, me restando apenas 3 a no máximo 4 horas à noite para estudos (isso porque, tento ir dormir no máximo às 00:00 pois preciso levantar antes das 06:00 da manhã), tirando os finais de semana que os tenho totalmente livres.

Primeiramente quero começar a me preparar sozinho, lendo livros, PDFs, participando de fóruns como este, além que eu tenho um plano de juntar uma quantia para conseguir pagar um cursinho integral (nesse caso, sairia do atual emprego, e com o dinheiro guardado iria pagar o curso e pagar uma moradia/alojamento) que me prepare com excelência para o ITA.

Pessoal, minhas dúvidas são as seguintes (peço que levem em consideração os fatores explicados anteriormente):

1. Quais os livros atuais devo comprar? (Melhor custo x benefício e facilidade de aprender, devido ao pouco tempo para estudar);
Obs.: sei que esta pergunta é repetida aqui no fórum, mas a resposta dos outros tópicos é bem antiga e acredito que devem ter edições mais atualizadas dos livros.

2. Caso conheçam, gostaria da indicação de um curso preparatório (preferencialmente com alojamento) para os vestibulares.

3. Dicas de como aproveitar o tempo que tenho, o que focar, como focar, etc.

Ah, e uma observação: tenho uma pequena base dos assuntos de Matemática, Física e Química. Obviamente preciso aprender uma boa base, mas também não é necessário algo muito básico.

Pessoal, desculpa por fazer um tópico longo. Espero por vossa ajuda. Agradeço desde já.

Abraços.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo


Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka Sáb 20 Set 2014, 11:14

Chibian, o Poliedro de SP é uns 300 reais (por mês) mais caro que o de SJC e o custo de vida aqui é mais alto também. Você pode morar em SJC sem ser no alojamento; há várias outras opções lá.

flaviosp, também fico com medo xD às vezes tô digitando uma solução daí aperto backspace pra apagar algo e a página acaba voltando e perde tudo.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara Sáb 20 Set 2014, 11:24

Ashitaka escreveu:Chibian, o Poliedro de SP é uns 300 reais (por mês) mais caro que o de SJC e o custo de vida aqui é mais alto também. Você pode morar em SJC sem ser no alojamento; há várias outras opções lá.

flaviosp, também fico com medo xD às vezes tô digitando uma solução daí aperto backspace pra apagar algo e a página acaba voltando e perde tudo.

@Ashitaka, certo. O bacana seria talvez dividir um apartamento que seja mais barato com algumas pessoas que façam o curso no Poliedro também né.
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka Sáb 20 Set 2014, 11:29

Quando for pra lá ano que vem, vou tenta alugar um apartamento ali por perto e morar sozinho ou dividir com 1 pessoa ou então arrumar alguma pensão e morar sozinho mesmo. Tenho que ver ainda...
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp Sáb 20 Set 2014, 11:53

Pra mim é meio complicado fazer cursinho específico pro ITA. Eu moro em uma cidade no interior de SP chamada Boituva, fica umas 2 horas de SJC e 1h e meia de Campinas (onde irei fazer a prova e onde fica o ELITE Campinas, que é o cursinho mais próximo daqui). Pretendo estudar por conta mesmo, e no ano que vem terei que trabalhar também. Se eu conseguir uma bolsa no ELITE em algum ano, e conseguir juntar a grana do trampo pra me sustentar lá (moradia, alimentação, etc..), pode ser. Mas poliedro está praticamente descartado. Sou de classe média, tenho condições de comprar livros tranquilamente até, inclusive já tenho muitos aqui. Mas pra fazer cursinho específico pro ITA, que são bem caros, a coisa complica pra mim, já que mesmo que eu consiga uma bolsa em algum lugar, tem as despesas que eu já citei...... Mas isso de maneira nenhuma é um empecilho, e "vambora""!!!
flaviosp
flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 28
Localização : Boituva - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara Sáb 20 Set 2014, 12:41

flaviosp escreveu:Pra mim é meio complicado fazer cursinho específico pro ITA. Eu moro em uma cidade no interior de SP chamada Boituva, fica umas 2 horas de SJC e 1h e meia de Campinas (onde irei fazer a prova e onde fica o ELITE Campinas, que é o cursinho mais próximo daqui). Pretendo estudar por conta mesmo, e no ano que vem terei que trabalhar também. Se eu conseguir uma bolsa no ELITE em algum ano, e conseguir juntar a grana do trampo pra me sustentar lá (moradia, alimentação, etc..), pode ser. Mas poliedro está praticamente descartado. Sou de classe média, tenho condições de comprar livros tranquilamente até, inclusive já tenho muitos aqui. Mas pra fazer cursinho específico pro ITA, que são bem caros, a coisa complica pra mim, já que mesmo que eu consiga uma bolsa em algum lugar, tem as despesas que eu já citei...... Mas isso de maneira nenhuma é um empecilho, e "vambora""!!!

Exatamente @flaviosp. Tenho os mesmos problemas que o seu, aliás, até algumas coleções (a de Matemática por exemplo, 10 volumes e cada livro custando 100+ reais) ficam complicadas pra eu comprar, pois ajudo em casa com as despesas. Só não consegue quem desiste, e do nível de dificuldade que temos atualmente, quando passarmos, a vitória será melhor ainda! Very Happy
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp Sáb 20 Set 2014, 16:51

Pois é chibian, por mais que não saibamos, TODOS NÓS temos dificuldades (desde nós que estamos começando agora o estudo solo, como o aluno que está prestes a passar), sejam elas de motivação, absorção de conteúdo, problemas familiares, relacionamentos, falta de tempo, problemas financeiros, pressão familiar (principalmente para aqueles cujos pais investem num curso preparatório), etc.....
O caminho é longo, mas a vitória é certa.
Existe um livro que chama Desistir Nunca : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Pretendo investir uma grana nele. Veja os vídeos de apresentação do livro se puder.
Você mencionou a coleção de matemática, não se esqueça que tem ela pra baixar na seçãorestrita, e o aref vol7 (complexos e polinomios - não deixe de fazê-lo, muito superior ao Iezzi do mesmo Assunto (Vol 6)) você encontra aí pela net junto com o Aref de geometria, que não é muito aconselhavel, já que os Iezzi são MUITO melhores.
Abraço e fique bem.
flaviosp
flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 28
Localização : Boituva - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Harim Qui 25 Set 2014, 21:55

Ola, queria deixar umas consideraçoes em relaçao a quimica!

Recomendo fortemente que voce estude inicialmente pelo Quimica Geral ( vol. 1 e 2) do Brady e Humiston !!
A teoria é beem mais detalhada que a do Feltre e muito prazerosa de ler.


Caso queira realmente os Feltres, compre a Ed. 4
( vol. 1 com a capa laranja - salto com vara, vol. 2 capa verde - garota c fones de ouvido).

Acho que o Atkins fica apenas pra consultar algumas coisas e nao para estudar-lo todo (ele eh enorme).
Harim
Harim
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 124
Data de inscrição : 06/08/2013
Idade : 29
Localização : Ponta Grossa, PR, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara Qui 25 Set 2014, 22:00

Harim escreveu:Ola, queria deixar umas consideraçoes em relaçao a quimica!

Recomendo fortemente que voce estude inicialmente pelo Quimica Geral ( vol. 1 e 2) do Brady e Humiston !!
A teoria é beem mais detalhada que a do Feltre e muito prazerosa de ler.


Caso queira realmente os Feltres, compre a Ed. 4
( vol. 1 com a capa laranja - salto com vara, vol. 2 capa verde - garota c fones de ouvido).

Acho que o Atkins fica apenas pra consultar algumas coisas e nao para estudar-lo todo (ele eh enorme).

Opa, obrigado pelas dicas. Vou atrás desses livros agora! Razz

Terei muitos livros para ler nas minhas 4 horas livres por dia!!! "Vamo que vamo!!"  Razz Razz Razz
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Matheus Bertolino Qui 25 Set 2014, 23:03

Brady é um livro pra quem já está aprofundando. O livro é pequeno, usei ele até conseguir o meu Atkins. Geralmente não se usa esses livros de superior pra estudar capa a capa, mas o Brady alguns o estudam por não terem outra fonte e/ou ser menor. Mas a teoria dele é bem resumida em relação a do Atkins, basta comparar físico-química. Esses livros tu vai usar pra "refinar" sua teoria e pegar prática com alguns conceitos.

Ah, e o Feltre não tem tantas diferenças entre as edições. As mais antigas puxam um pouco pro Feltre-Setsuo, que tem uma abordagem peculiar e por isso tem uma boa recomendação, principalmente os de Atomística (fiz e recomendo, em uma semana vc acaba) e de Orgânica. A desvantagem dos livros antigos são os exercícios muitos deles defasados. O Feltre mais recente puxa mais pro ENEM, mas não "estragaram" a teoria, pelo menos nas partes que vi. Estudei pela 5a edição (ano 2000). 

=)
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara Sex 26 Set 2014, 07:16

Matheus Bertolino escreveu:Brady é um livro pra quem já está aprofundando. O livro é pequeno, usei ele até conseguir o meu Atkins. Geralmente não se usa esses livros de superior pra estudar capa a capa, mas o Brady alguns o estudam por não terem outra fonte e/ou ser menor. Mas a teoria dele é bem resumida em relação a do Atkins, basta comparar físico-química. Esses livros tu vai usar pra "refinar" sua teoria e pegar prática com alguns conceitos.

Ah, e o Feltre não tem tantas diferenças entre as edições. As mais antigas puxam um pouco pro Feltre-Setsuo, que tem uma abordagem peculiar e por isso tem uma boa recomendação, principalmente os de Atomística (fiz e recomendo, em uma semana vc acaba) e de Orgânica. A desvantagem dos livros antigos são os exercícios muitos deles defasados. O Feltre mais recente puxa mais pro ENEM, mas não "estragaram" a teoria, pelo menos nas partes que vi. Estudei pela 5a edição (ano 2000). 

=)

Obrigado pela resposta @Matheus Bertolino.

Esses livros curtos serão úteis para mim por ora, já que tenho poucas horas disponíveis por dia para estudar. Mais uma vez obrigado.

Minha biblioteca virtual de livros tá crescendo a cada dia, HAHAHAHA!  cheers cheers
Orihara
Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 699
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 28
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME - Página 2 Empty Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 3 Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos