Olá companheiro de fórum!



- queira, por favor, ler os regulamentos e postar de acôrdo com eles.


- observe que existem diversas seções e coloque sua questão no local correto.


- abra um tópico para cada questão - uma questão por tópico

Seja bem vindo!

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Qui Set 18 2014, 18:02

Boa noite pessoal, tudo bem?

Primeiramente, prazer, sou o chibian, tenho 19 anos e atualmente trabalho como desenvolvedor de sistemas.

Este ano (agora no finalzinho), decidi que nos próximos anos irei dedicar-me e prestar todas as provas dos vestibulares do ITA e do IME. Pesquisando por sugestões, dicas, entre outras coisas, eis que caí aqui no fórum. Irei explicar minha atual situação para que consigam entender melhor, e claro, caso tenham paciência pra ajudar, que esta explicação os ajude nas futuras respostas:

Atualmente, como citado acima, trabalho na maior parte do dia, me restando apenas 3 a no máximo 4 horas à noite para estudos (isso porque, tento ir dormir no máximo às 00:00 pois preciso levantar antes das 06:00 da manhã), tirando os finais de semana que os tenho totalmente livres.

Primeiramente quero começar a me preparar sozinho, lendo livros, PDFs, participando de fóruns como este, além que eu tenho um plano de juntar uma quantia para conseguir pagar um cursinho integral (nesse caso, sairia do atual emprego, e com o dinheiro guardado iria pagar o curso e pagar uma moradia/alojamento) que me prepare com excelência para o ITA.

Pessoal, minhas dúvidas são as seguintes (peço que levem em consideração os fatores explicados anteriormente):

1. Quais os livros atuais devo comprar? (Melhor custo x benefício e facilidade de aprender, devido ao pouco tempo para estudar);
Obs.: sei que esta pergunta é repetida aqui no fórum, mas a resposta dos outros tópicos é bem antiga e acredito que devem ter edições mais atualizadas dos livros.

2. Caso conheçam, gostaria da indicação de um curso preparatório (preferencialmente com alojamento) para os vestibulares.

3. Dicas de como aproveitar o tempo que tenho, o que focar, como focar, etc.

Ah, e uma observação: tenho uma pequena base dos assuntos de Matemática, Física e Química. Obviamente preciso aprender uma boa base, mas também não é necessário algo muito básico.

Pessoal, desculpa por fazer um tópico longo. Espero por vossa ajuda. Agradeço desde já.

Abraços.

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka em Sex Set 19 2014, 15:49

O que posso dizer, com o que humildemente sei, é que os livros que você deve usar são que você deve ter encontrado nos outros posts; isso não mudou. Se procura mais dicas, entre no grupo do Rumo ao ITA no fb e lá o que não falta é post repetido de gente que pergunta dos livros; dando uma pesquisada lá você vai encontrar diversos livros e opiniões sobre eles.
Curso preparatória com alojamento só conheço o Poliedro de SJC, que é onde vou estudar ano que vem. Mas você sempre pode ir para outras turmas ITA e morar numa pensão, dividir apartamento, o que quiser.

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagens : 3658
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp em Sex Set 19 2014, 17:15

Bom, com relação aos livros, já que não sei como é sua BASE (não me refiro à base do ens.fundamental, e sim à do ens.médio, cobrada no ITA), darei minha sugestão PARA O EMBASAMENTO(de assuntos do ens.médio) para o ITA, além do APROFUNDAMENTO.

OBS: 1-Se você sentir muita dificuldade em aprender a teoria desses livros, recorra à canais no Youtube: nerckie (curso de Matemática 2.0), físicafabris, khan academy,....

2- É crucial saber fazer bom uso do fórum, tanto o Pir2 como o TutorBrasil são ótimos e já devem ser o suficiente para ter respondidas todas as suas dúvidas.

3-Também é obrigação sua conhecer a Vestseller , lá tem muitos livros específicos para o ITA, mas cuidado pra não sair comprando livros argentinos, romenos, peruanos, russos, indianos.... pois ao navegar um pouco pelo site já se pode ver na descrição de um peruano, ex: "física para IME ITA AFA EN, o melhor" e depois de um minuto se vê outro como uma descrição muito parecida... mas enfim, esses livros internacionais aí, são QUASE TODOS para aprofundamento ou olimpíadas, ou seja, EM SUA GRANDE MAIORIA, SÃO DESNECESSÁRIOS.

4- Alguns dos livros que eu irei citar podem ser baixados na internet, dá uma procurada aí nos torrentes da vida... Tem um blog que chama aseçãorestrita:

http://asecaorestrita.blogspot.com.br/ tem vários lá em edições antigas ou até mesmo atuais.

EMBASAMENTO:

MAT- Mescle, se possível, o melhor das duas coleções mais famosas: Fundamentos de Matemática Elementar do, Iezzi e Noções de Matemática, do Aref. Os livros da coleção do Iezzi, coleção extramente tradicionais, são por causa disso, muito comuns de se encontrar em sebos por ótimos preços. Os do Aref, vou te dizer que só na Vestseller mesmo. (Essa coleção caiu no esquecimento há um tempo atrás, só que a Vest reeditou). Então cabe a você ver o que você vai poder gastar. O que acontece aqui, é que os livros do Aref que tratam de Geo.Anal. e Complexos/Polinômios (Vols 6 e 7) são MUITO mais indicados que os do Iezzi do mesmo assunto. Assim como os livros do Iezzi de Geo. Plana e Geo. Esp.(Vols 9 e 10) são muito mais indicados que o ÚNICO livro do Aref que trata do assunto. Nos assuntos restantes, dê preferencia aos livros do Aref, mas se a grana tiver curta, vá de Iezzi mesmo, já que nos outros assuntos, não há nenhuma diferença estrondosa, na minha opinião. Se puder, compre o Analise Combinatoria e Probabilidade do Augusto Morgado, que já serve no embasamento e é melhor que o Iezzi e o Aref, pois "embasa" e aprofunda. O livro de Cálculo, que não é um assunto que cai no ITA (nunca caiu, na verdade) eu só estudaria na 2ª ou 3ª tentativa. Nesse assunto pode ser tanto Iezzi como Aref. ESQUEÇA o Iezzi de Matemática Financeira Vol 11 poia esse assunto não cai no ITA.

FIS - PRA MIM, não tem discussão: É TÓPICOS DE FÍSICA NA CABEÇA. Pode ser a de 2007, ou a de 2013 (bem cara), ou até mesmo uma edição mais antiga. Indica-se muito, também, a coleção Física Clássica, que dizem ser melhor na teoria, eu nunca usei e nem senti necessidade, visto que se você tiver com dificuldade em compreender os assuntos ( o que aconteceu comigo várias vezes) recorra a vídeos no Youtube (fabrisfisica), ou se puder, faça um cursinho isolado de Física online (o da Vestseller parece ser FANTÁSTICO, mas pra variar, é caro). Além do que, é PRATICAMENTE IMEDIATO achar as resoluções de todos os exercícios da coleção Tópicos de Física no google, o que é IMPRESCINDÍVEL, visto que os exercícios dessa coleção são THE BEST PRA EMBASAR, e alguns deles são do nível dos exercícios fáceis/médio das provas do ITA. Vá de Tópicos, por favor.

QUIM - ESSA É UMA PARTE QUE EU ACHO POLÊMICA. MUUUUUITA gente recomenda os livros do Feltre (vestseller), mas não compre os novos (7ºedição) são ruins segundo o consenso geral que se vê aqui no blog. Tem uma coleção antiga dele junto com um tal de Setsuo (4 volumes) que até dá pra baixar 2 volumes, eu nunca usei, dizem que por ser muito antiga se tornou obsoleta, já que houve descobertas na química de 2000 pra cá. Tem também 2 coleções da Martha Reis (3 volumes cada, tratando dos mesmos assuntos) uma delas chama Completamente Química, que costuma ser mais indicada por ser mais completa, também nunca usei. Tem a coleção do Tito e Canto (3 volumes), que dizem ser a mais didática, também nunca usei, hehehehe. Tem a do Usberco e Salvador (3 volumes), que acho melhor que os Feltres da vida, incluindo a coleção dele junto com o Setsuo, mas isso é uma opinião minha. E, recentemente vi em um vídeo do nerckie (que é um cara bem F-O-D-A) a recomendação de uma coleção chamada Quimica, a Ciencia Global de um tal de Arilson Torres, não conheço o autor nem a coleção, mas se ele indicou com a ênfase que o fez, eu arriscaria: https://www.youtube.com/watch?v=x7iFlgoAy0o&list=UUkD_O6F2yt97117PhrBxqYA . Essas coleções aí são dividas em 3 volumes, o 1º é pra quimica geral, o 2º pra físico-quimica e o 3º pra química orgânica. OBS: A físico-quimica é a parte mais cobrada na prova do ITA.

PORT E INGL -  Eu resolvi os últimos 5 anos de prova e me dei bem, e como a maior gama de conhecimento a ser adquirida está nas matéria exatas (é óbvio, heheh) estude menos essas daqui. Resolva os Exercícios de Interpretação DAS PROVAS ANTERIORES DO ITA que isso já vai te dar uma boa preparação, além dos exercícios de Literatura, onde será necessário estudar características de escolas literárias e autores, pra isso pegue um resumo, o do ELITE Pré-Vestibular é ótimo. Pra redação tem um curso online na vestseller, mas também tem aulas no Youtube, e não se esqueça de ler muuuuuuuuuuuuitas “redações nota 10” da FUVEST, ENEM.... Pra gramática, que não cai muito, e nas +/- 4 questões que caem não pedem nada de muito difícil (veja você mesmo nas provas), leia o Resumo do ELITE e procure mais alguns tópicos por fora, no Youtube, google..... http://www.elitecampinas.com.br/sobrevestibulares/calendarios/dicas_ita.asp . Pra Inglês, faça o mesmo, leia resumos, resolva as questões, pesquise assuntos por fora... Isso é claro se você já tiver uma base, se não, procure por um livro didático bom (não sei te informar algum, mas eu pegaria qualquer um mesmo).

APROFUNDAMENTO: Se consiste basicamente em exercícios de alto nível, principalmente de provas anteriores, mas tome cuidado pra não falir por comprar PERUANOS..... Eu tenho a opinião de que, para o ITA, um aprofundamento SUFICIENTE ,preste atenção nessa palavra: suficiente. Não significa que se você ler mais não ficará melhor, eu apenas acho, que não é prioridade, se consiste em:

MAT – Livro Complexos e Polinomios do Caio Guimarães, e só. Esses assuntos são os mais freqüentes na prova do ITA (do IME não sei, aliás, esse tutorial inteiro é pensado numa preparação pro ITA). Livros de aprofundamento em Geometria eu não pretendo fazer, os mais conhecidos são os 2 do Morgado e o Caio de Geo.Anal. , mas Geometria, em geral, não costuma ser difícil no ITA (no IME é do coisa ruim, heheeh). É claro que possa cair uma questão dificílima de Geo no ITA, mas isso não é recorrente e, portanto, não é uma boa idéia focar nisso.

Muito se fala também nos livros do Marcelo Rufino pra aprofundamento, sinceramente não recomendo. Aprofundei Conjuntos por ele e não melhorei em quase nada, visto que a teoria apresentada nos Iezzi/Aref já é bem abrangente pro ITA, restanto à esses livros livros “apenas” exercícios mais difíceis, o que é PERFEITAMENTE encontrado em provas anteriores, esse que é pra mim, o mais eficiente método de aprofundamento, resolver exercícios de provas anteriores. Não há necessidade de aprofundar Cálculo, isso se você ler o Iezzi ou o Aref, o Calculo 1 que eles ensinam é o máximo que você pode querer aprender nessa etapa.

FIS – Fundamentos da Mecânica Vols 1 e 2 do Renato Brito e os cursos de Circuitos Elétricos do próprio Renato Brito além de um outro que está pra sair que é de Eletrostática (fique de olho no site que já sai).

Não recomendo o famoso “uma vision analitica del movimento Vol 2” que trata da eletricidade toda, mas é bem caro já que você precisa comprar um outro livro com as respectivas resoluções do exercícios. Além de que o tempo que nós temos é corridíssimo e ele é bem grande (1000 pags.) sendo que você pode, TRANQUILAMENTE, aprofundar por exercícios de provas anteriores nesses assuntos.

O Vol 3 do Renato está pra ser lançado ano que vem, e tratará da estática, hidrostática e MHS, mesmo sendo assuntos de mecânica, não acho que sejam prioridades, além do tempo que é escasso.

OBS: No ITA, em física, há um cobrança de um nível mais alto em Fis1 (mecânica) e em Fis 3 (eletricidade). Em fis 2 (ondulatória, termologia e optica) não costuma ser TÃÃÃÕ puxado, e se for, não é nada que exercícios de provas anteriores não ajudem você a se acostumar.

QUIM – PRINCIPIOS DE QUIMICA DO ATKINS, se possível a 5 edição, pois ela é ABSOLUTAMENTE FANTÁSTICA. Pegue também o Treinamento em química IME ITA UNICAMP 100 %  resolvido do Nelson pra treinar. Tem um outro do Nelson que é só pra físico-quimica e o do Renato Garcia de Freitas, mas são muitos livros, e novamente o tempo pesa, então escolha um desses três, dois no Maximo. Eu pretendo ler os 2 do Nelson. Quanto ao Atkins, tome cuidado porque o bicho é pesado e, principalmente no Cap. 1 trata de estudar mecânica quântica, o que nós não precisamos, além de vários outros exageros no decorrer da obra. Resolva só alguns dos exercícios com gabarito. Esse livro vale mais pela teoria (desde que você tenha base) e pelos exercícios resolvidos, pois é um livro de 3º grau, maaaaaaaaaaaas como o ITA “toca” em alguns assuntos mais difíceis de se ver por aí em livros do ensino médio, é bom ter ele em mãos. É possível baixar a 3 edição do Atkins, que já serve muito bem, já que ele é bem caro.

Em Port e Ingl. Se preocupe em aprimorar suas habilidades em redação (sempre caiu dissertação argumentativa, então treine esse tipo) e resolva até 10 provas, mais do que isso é exagero, inclusive para as outras matérias.

Cursos Preparatórios tem vários, vários mesmo. É claro, me refiro aos que focam no IME ITA. Temos o Poliedro (o que mais aprova), Farias Brito, C7S, Interseção, Ari de Sá, ELITE, Etapa, SEI,.......... Eu sinceramente, se tivesse morasse em SJC, lutaria por uma bolsa no Poliedro, mas como não moro, se algum dia eu vir a conseguir uma bolsa em alguma delas, iria pra qualquer um.

“O que tenho que focar?”

R: Pra falar a verdade, essa lista que eu sugeri não passa, como eu próprio acabei de mencionar, de um SUGESTÃO. Não há um roteiro exato e definido de livros que irá garantir ou não sua aprovação no ITA, essa lista foi baseada na minha pouca, mas existente experiência, recomendações de professores/colegas, tempo curto, condição financeira, etc..... Cabe a VOCÊ ter o sendo do que tens que estudar mais ou menos. Os assuntos que costumam ser focados nas provas do ITA de cada matéria, NA MINHA PERCEPÇÃO, eu mencionei pelo texto. Muitos que estão no ITA, provavelmente não leram tudo isso, apenas não deixe de lado as provas anteriores, elas são parte fundamental na preparação de qualquer concurso do mundo.É importante também, se atentar á aspectos motivacionais. Antes de entrar nessa, procure se conhecer, ter certeza se é isso que quer mesmo, pese na balança seus gostos, habilidades, desejos na vida e os analise muuuuuuito bem, e se decidir entrar nessa nossa vida de PRÉ-ITEANO, guarde uma idéia junto com você: “ A vaga já é minha, mesmo que eu não saiba quando, e pra isso basta que eu não desista”

Espero ter ajudado, qualquer dúvida poste aqui que, não só eu mas os outros membros tão ou com mais conhecimento que eu, irão te ajudar.

Abraço e fique bem.


Última edição por flaviosp em Sab Set 20 2014, 00:59, editado 1 vez(es)

flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 20
Localização : Boituva - SP - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Sex Set 19 2014, 18:30

Obrigado pelas dicas pessoal, vão ser de grande utilidade! Já irei buscar alguns livros que vocês me indicaram.

Abraços!

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp em Sex Set 19 2014, 22:50

Pouts! Agora que eu fui ler novamente a minha mensagem, me deparei com os inúmeros erros de concordância, pontuação.... Me desculpe por isso. É que essa mensagem foi muito extensa e eu estava quase desmaiando de cansaço no final da digitação, heheheheheheheeh. Somente agora, depois de ler novamente suas dúvidas, pude perceber que você perguntou por cursinhos com alojamento. Como disseram acima, acredito que somente o Poliedro ofereça alojamento. Diga-se de passagem, não há muito elogios ao tal alojamento.
Abraço, espero ter ajudado.

flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 20
Localização : Boituva - SP - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Sex Set 19 2014, 22:57

flaviosp escreveu:Pouts! Agora que eu fui ler novamente a minha mensagem, me deparei com os inúmeros erros de concordância, pontuação.... Me desculpe por isso. É que essa mensagem foi muito extensa e eu estava quase desmaiando de cansaço no final da digitação, heheheheheheheeh. Somente agora, depois de ler novamente suas dúvidas, pude perceber que você perguntou por cursinhos com alojamento. Como disseram acima, acredito que somente o Poliedro ofereça alojamento. Diga-se de passagem, não há muito elogios ao tal alojamento.
Abraço, espero ter ajudado.

HAHAHAHAHAHAH! Sem problemas! Ficou totalmente "entendível".  Very Happy

Já pesquisei preços e PDFs da maioria dos livros que você citou, e dando uma rápida olhada neles, já vi que vão me ajudar bastante, aliás, tenho muito conteúdo pra aprender em pouco tempo (pouco tempo pra estudar por dia, e claro, a idade, estou ficando velho Razz).

Obrigado de novo.

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp em Sex Set 19 2014, 23:29

Velho nada parceiro, não alimente esse pensamento não, olhe esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=yb2FQ19aXJk

flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 20
Localização : Boituva - SP - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka em Sex Set 19 2014, 23:56

Muito boa sua resposta, Flávio. Vou até favoritar aqui pelo fórum para quando tiver uma dúvida de livro vir aqui ver porque parece bem completa.
Se alguém aí quiser, eu tenho o PDF dos Tópicos de Físicas e as Resoluções também.
Só uma sugestão (e que não pareça rude!), Flávio, é que você edite seu post lá selecionando todo o texto e clicando em "excluir a formatação do texto" porque aí a letra fica mais agradável de ler e também padroniza os tamanhos, etc, ficando igual ao resto dos posts. Mas isso é só uma sugestão estética.
Algum de vocês pretende estudar no poliedro de SJC ano que vem?

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagens : 3658
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp em Sab Set 20 2014, 00:58

opa, e aí Ashitaka, firmeza?
Vou dar uma formatada na letra sim, pode deixar. É que eu digitei no word com medo de fazer uma cagada, eheheheh. Obrigado pelo aviso e pelo elogio.
Abraço e fique bem.

flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 20
Localização : Boituva - SP - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Sab Set 20 2014, 10:57

@flaviosp, muito bom o vídeo, bem motivador! Very Happy

@Ashitaka, eu tenho muita vontade de fazer o curso no Poliedro, porém pra mim que sou de SC, é bem caro por causa do valor do curso + alojamento. Tenho um plano de acumular um dinheiro (como citado no post principal do tópico), largar tudo e ir pra SP, porém isso é nada certo ainda.

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka em Sab Set 20 2014, 11:14

Chibian, o Poliedro de SP é uns 300 reais (por mês) mais caro que o de SJC e o custo de vida aqui é mais alto também. Você pode morar em SJC sem ser no alojamento; há várias outras opções lá.

flaviosp, também fico com medo xD às vezes tô digitando uma solução daí aperto backspace pra apagar algo e a página acaba voltando e perde tudo.

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagens : 3658
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Sab Set 20 2014, 11:24

Ashitaka escreveu:Chibian, o Poliedro de SP é uns 300 reais (por mês) mais caro que o de SJC e o custo de vida aqui é mais alto também. Você pode morar em SJC sem ser no alojamento; há várias outras opções lá.

flaviosp, também fico com medo xD às vezes tô digitando uma solução daí aperto backspace pra apagar algo e a página acaba voltando e perde tudo.

@Ashitaka, certo. O bacana seria talvez dividir um apartamento que seja mais barato com algumas pessoas que façam o curso no Poliedro também né.

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Ashitaka em Sab Set 20 2014, 11:29

Quando for pra lá ano que vem, vou tenta alugar um apartamento ali por perto e morar sozinho ou dividir com 1 pessoa ou então arrumar alguma pensão e morar sozinho mesmo. Tenho que ver ainda...

Ashitaka
Matador
Matador

Mensagens : 3658
Data de inscrição : 12/03/2013
Idade : 19
Localização : São Paulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por flaviosp em Sab Set 20 2014, 11:53

Pra mim é meio complicado fazer cursinho específico pro ITA. Eu moro em uma cidade no interior de SP chamada Boituva, fica umas 2 horas de SJC e 1h e meia de Campinas (onde irei fazer a prova e onde fica o ELITE Campinas, que é o cursinho mais próximo daqui). Pretendo estudar por conta mesmo, e no ano que vem terei que trabalhar também. Se eu conseguir uma bolsa no ELITE em algum ano, e conseguir juntar a grana do trampo pra me sustentar lá (moradia, alimentação, etc..), pode ser. Mas poliedro está praticamente descartado. Sou de classe média, tenho condições de comprar livros tranquilamente até, inclusive já tenho muitos aqui. Mas pra fazer cursinho específico pro ITA, que são bem caros, a coisa complica pra mim, já que mesmo que eu consiga uma bolsa em algum lugar, tem as despesas que eu já citei...... Mas isso de maneira nenhuma é um empecilho, e "vambora""!!!

flaviosp
Padawan
Padawan

Mensagens : 55
Data de inscrição : 09/02/2014
Idade : 20
Localização : Boituva - SP - Brasil

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Dicas e sugestões para preparatório ITA / IME

Mensagem por Orihara em Sab Set 20 2014, 12:41

flaviosp escreveu:Pra mim é meio complicado fazer cursinho específico pro ITA. Eu moro em uma cidade no interior de SP chamada Boituva, fica umas 2 horas de SJC e 1h e meia de Campinas (onde irei fazer a prova e onde fica o ELITE Campinas, que é o cursinho mais próximo daqui). Pretendo estudar por conta mesmo, e no ano que vem terei que trabalhar também. Se eu conseguir uma bolsa no ELITE em algum ano, e conseguir juntar a grana do trampo pra me sustentar lá (moradia, alimentação, etc..), pode ser. Mas poliedro está praticamente descartado. Sou de classe média, tenho condições de comprar livros tranquilamente até, inclusive já tenho muitos aqui. Mas pra fazer cursinho específico pro ITA, que são bem caros, a coisa complica pra mim, já que mesmo que eu consiga uma bolsa em algum lugar, tem as despesas que eu já citei...... Mas isso de maneira nenhuma é um empecilho, e "vambora""!!!

Exatamente @flaviosp. Tenho os mesmos problemas que o seu, aliás, até algumas coleções (a de Matemática por exemplo, 10 volumes e cada livro custando 100+ reais) ficam complicadas pra eu comprar, pois ajudo em casa com as despesas. Só não consegue quem desiste, e do nível de dificuldade que temos atualmente, quando passarmos, a vitória será melhor ainda! Very Happy

Orihara
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 596
Data de inscrição : 18/09/2014
Idade : 21
Localização : Santa Catarina

Voltar ao Topo Ir em baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum