PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Trabalho

3 participantes

Ir para baixo

Trabalho Empty Trabalho

Mensagem por Veronica Cristine Qua 10 Set 2014, 16:13

Uma pequena esfera de massa m está presa à extremidade inferior de uma mola ideal de 
constante elástica k cujo extremo superior está fixo ao teto. Inicialmente, a esfera é mantida em 
repouso com a mola na vertical com seu tamanho natural, isto é, nem distendida, nem comprimida. 
Abandona-se a esfera de modo que ela passe a oscilar verticalmente sob a ação de seu peso, da força 
elástica e da força de resistência do ar. Depois de muitas oscilações, a esfera entra novamente em 
repouso. 
O trabalho total realizado pela resistência do ar sobre a esfera desde o instante em que foi 
abandonada até o instante em que entra novamente em repouso é igual a 

Resposta: -(1/2)m²g²/k

Veronica Cristine
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 29/01/2014
Idade : 27
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho Empty Re: Trabalho

Mensagem por Euclides Qua 10 Set 2014, 16:50

Depois de abandonado, o sistema passa a oscilar em torno do ponto de equilíbrio de forças dado por

mg=kx\;\;\to\;\;x=\frac{mg}{k}

a energia que será dissipada é

W=\frac{1}{2}kx^2

substituindo

T=-W\;\;\to\;\;T=-\frac{1}{2}\cdot\frac{m^2g^2}{k}

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho Empty Re: Trabalho

Mensagem por Pantico Seg 30 Nov 2015, 19:09

Ola, prof Euclides! Pesquisando, encontrei essa resolução, mas me surgiu duvia.
Quando você fez mg = kx, foi como se a a força de resistência não atuasse, assim eu entendi. Gostaria que me explicasse, por favor.

Pantico
Iniciante

Mensagens : 12
Data de inscrição : 05/02/2013
Idade : 38
Localização : Belem, Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho Empty Re: Trabalho

Mensagem por Euclides Seg 30 Nov 2015, 19:30

Pantico escreveu:Ola, prof Euclides! Pesquisando, encontrei essa resolução, mas me surgiu duvia.
Quando você fez mg = kx, foi como se a a força de resistência não atuasse, assim eu entendi. Gostaria que me explicasse, por favor.
Porque a resistência do ar tem de dissipar toda a energia acumulada na mola. A resistência do ar atua quando a mola sobe e quando a mola desce e isso não altera a posição de equilíbrio em que mg=kx.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Trabalho Empty Re: Trabalho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos