PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sobre postagem de enunciados com imagem

3 participantes

Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Ago 2014, 20:40

Nem todas expressões são viáveis de escrever linearmente, tanto para quem posta quanto para quem resolve.
Por que é comum ver avisos ou bloqueios de tópicos com imagens no enunciado (mesmo que acompanhem alguma forma de texto) mas o mesmo não ocorre se for LaTeX na expressão em vez de uma imagem, uma vez que o LaTeX acaba funcionando como imagem?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Euclides Qua 27 Ago 2014, 20:58

Você não acha que o LaTeX pela excelente resolução de caracteres matemáticos é sempre bem vindo?

O que diz o regulamento?

IX- As questões devem ser postadas em modo texto, não sendo aceitas imagens ou links para o enunciado da questão. São aceitas imagens para adicionar figuras esclarecedoras ou que façam parte da questão. Isto se deve ao fato de que os mecanismos de busca, tanto internos quanto externos não reconhecem imagens.

como encontrar questões com enunciados:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Ago 2014, 21:13

Sim, eu acho que é sempre bem vindo! O que eu quero dizer é o seguinte:
O LaTeX é como uma imagem, certo? Há questões em que é inviável escrever a parte matemática linearmente, mas também não é permitida a postagem como imagem mas por outro lado é permitida com LaTeX, que é uma imagem, afinal... eu só não entendi porque pode um e não o outro. Razz Ou pode os dois se for o caso que falei?
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Euclides Qua 27 Ago 2014, 21:21

Todo enunciado que contém palavras deve ser digitado e ponto. Dados numéricos não são problema.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Ago 2014, 21:29

Sem querer contestar de forma alguma o mestre Elcioschin, que muito mais entende das regras do que eu, dou como exemplo esse tópico:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Se a questão postada pelo autor tivesse sido escrita em LaTeX, haveria alguma infração relativa à regra IX, como foi chamada a atenção pelo mestre Elcioschin? Porque eu nunca vi uma questão que contém LaTeX no enunciado ser "barrada" pela regra IX, mas uma outra imagem em vez disso, sim.

Eu mesmo postei uma vez uma questão pedindo ajuda para compreender uma solução de um exercício que continha longas equações trigonométricas, e um moderador que não me recordo o nome (mas que não é muito ativo) me chamou à atenção dizendo que deveria postar em modo texto o enunciado inteiro, apesar do meu pedido e explicação dele já tivesse assim sido escrito, com apenas a parte matemática em imagem.

Eu estou fazendo essas perguntas porque mais de uma vez fiquei em dúvida se poderia postar da maneira que descrevi acima, e sempre o faço com certo peso na consciência e acabo deixando uma breve explicação de por que deixei a parte matemática em uma imagem.


Última edição por Hgp2102 em Qua 27 Ago 2014, 21:32, editado 1 vez(es)
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Ago 2014, 21:30

Euclides escreveu:Todo enunciado que contém palavras deve ser digitado e ponto. Dados numéricos não são problema.
Obrigado, Euclides! Agora posso postar as questões sem peso na consciência de estar infringindo a regra IX. Smile
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Elcioschin Qua 27 Ago 2014, 21:50

Hgp2102

Na questão citada por você NEM precisaria ser usado o LaTeX, de tão simples que é de escrever:

(1 + cotgx) + (1 - cotgx)² = 2.cossec²x

Então a Regra é simples: sempre que for possível digitar o enunciado ele deve ser digitado.

Se não puder ser digitado, então o LaTeX pode ser usado. Neste caso pode ser misto: digite as palavras e escreva os símbolos especiais em LaTeX (ou usando os símbolos da tabela ao lado SÍMBOLOS ÚTEIS)
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Ashitaka Qua 27 Ago 2014, 21:55

Concordo plenamente sobre ser fácil escrever essa aí. Como eu disse, há questões que são inviáveis, mas não é o caso dessa. Porém, nas duas abaixo dessa, seria agradável que houvesse uma notação não-linear. Eu também disse que não estava contestando sua correção, apenas a usei como exemplo. Espero que isso não tenha, de alguma forma, ofendido o senhor  Rolling Eyes
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Elcioschin Qua 27 Ago 2014, 22:00

De maneira alguma, meu amigo
Uma discussão técnica é sempre saudável.
O que o fórum deseja é:

a) Facilitar a pesquisa de questões anteriores (somente com digitação)
b) Impedir que usuários "preguiçosos", postem imagens ao invés de "perder tempo" digitando.
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71773
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Sobre postagem de enunciados com imagem Empty Re: Sobre postagem de enunciados com imagem

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos