PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lançamento simultâneo de um par de dados.

4 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por XxWillXxPEL Seg 26 maio 2014, 22:20

Considerando o lançamento simultâneo de um par de dados honestos. Faça a listagem de todos os 36 possíveis resultados deste experimento.

Supondo que a probabilidade de cada resultado é de 1/36 (por que?), calcule a probabilidade de que num particular lançamento

a) A soma dos números observados seja par E menor que 8;

b) A soma dos números observados seja par OU menor que 8.

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Elcioschin Ter 27 maio 2014, 00:12

Faça você a listagem, meu amigo:

Começa com (1,1), (1, 2) ...... (1,6) e vai até (6, 1), (6,2), ..... (6, 6)

Calcule cada soma com valor par E soma menor que 8

Calcule cada soma par OU soma soma de ímpares menor que 8
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por XxWillXxPEL Ter 27 maio 2014, 00:55

Fiz, mas não achei a resposta de 9/36.

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Elcioschin Ter 27 maio 2014, 13:32

1) Você não está respeitando a Regra XI do fórum: sabia o gabarito e NÃO  postou, junto com o enunciado

2) Diz agora que "não achei a resposta de 9/36" mas não diz se é da pergunta a) ou da pergunta b). E continuou não informando o gabarito completo!!! E note que 9/36 = 1/4

3) O problema é simples e se resume a contar alguns ítens de uma lista de 36 itens totais. E, como você está cursando Ensino Superior, tem plenas condições de fazer isto (matéria do Ensino Médio)!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por XxWillXxPEL Ter 27 maio 2014, 22:52

Infelizmente nem todos tem uma boa base no ensino médio, assim como eu não tive. Se perguntei aqui foi porque não consegui desenvolver o problema sozinho, agora obrigado por tentar me ajudar apesar de não ter me ajudado.

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por XxWillXxPEL Ter 27 maio 2014, 23:00

XxWillXxPEL escreveu:Considerando o lançamento simultâneo de um par de dados honestos. Faça a listagem de todos os 36 possíveis resultados deste experimento.

Supondo que a probabilidade de cada resultado é de 1/36 (por que?), calcule a probabilidade de que num particular lançamento

a) A soma dos números observados seja par E menor que 8;

b) A soma dos números observados seja par OU menor que 8.

Gabarito: A: 9/36,  B: 30/36

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Elcioschin Ter 27 maio 2014, 23:17

Você acha que eu não ajudei?

1) Você, por acaso, fez a lista dos 36 pares possíveis, dos quais eu mostrei os primeiros e os últimos? Vamos supor que sim, pois é fácil.

2) Você marcou na lista os pares cuja soma é par E menor que 8 ? Isto também é muito fácil: basta somar e comparar com 8 (matéria do Ensino Fundamental)

3) Você contou os pares e chegou a 9 ? Esta então é facílima: basta contar (mais matéria do Ensino Fundamental)

4) Você sabe a definição de probabilidade ? ---> p = casos favoráveis (9) : casos totais (36) --> p = 9/36 = 1/4

Agora, se você não conseguiu, não tenho como resolver as deficiências do seu Ensino Fundamental e do Ensino Médio. será necessário um grande trabalho de recuperação dos 11 anos de atraso!

Então, mãos à obra meu caro, pois a luta será árdua!
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por XxWillXxPEL Qua 28 maio 2014, 00:03

Bacana, valeu a dica.

XxWillXxPEL
Padawan
Padawan

Mensagens : 98
Data de inscrição : 09/06/2013
Idade : 31
Localização : Pelotas

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Euclides Qua 28 maio 2014, 01:22

Elcioschin, meu amigo, eu o admiro muito mesmo! O fórum nunca seria o mesmo se você não nos brindasse com as suas aulas.

Ensinar a pescar é muito melhor que dar o peixe...

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Elcioschin Qua 28 maio 2014, 03:05

Euclides

Concordo totalmente com o ditado
E aprendi contigo a colocá-lo em prática !!!! Cansei de ver você fazendo exatamente isto no fórum.
Os usuários não podem ser eternos dependentes de soluções do fórum: o que vai ser deles nos vestibulares e outros concursos nos quais não podem contar com a ajuda do fórum ?
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71687
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Lançamento simultâneo de um par de dados.  Empty Re: Lançamento simultâneo de um par de dados.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos