PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Imo 2012

Ir para baixo

Imo 2012 Empty Imo 2012

Mensagem por Otavinhoo Ter 23 Jul 2013, 15:48

O desafio do mentiroso é um jogo para dois jogadores A e B. As regras do jogo dependem de dois inteiros positivos k e n conhecidos por ambos os jogadores. 
No início do jogo, o jogador A escolhe inteiros x e N com 1 x N. O jogador A mantém x em segredo, e diz a B o verdadeiro valor de N. Em seguida, o jogador B tenta obter informação acerca de x fazendo perguntas a A da seguinte maneira: em cada pergunta, B especifica um conjunto arbitrário S de inteiros positivos (que pode ser um dos especificados nalguma pergunta anterior), e pergunta a A se x pertence a S. O jogador B pode fazer tantas perguntas desse tipo como deseje. Depois de cada pergunta, o jogador A deve responder imediatamente com sim ou não, mas pode mentir tantas vezes como queira. A única restrição é que dadas quaisquer k+1 respostas consecutivas, pelo menos uma deve ser verdadeira.
Quando B tenha feito tantas perguntas como pretenda, deve especificar um conjunto X com no máximo n inteiros positivos. Se x pertencer a X então ganha B; caso contrário, B perde. Prove que:

1. Se n  2^k, então B pode garantir a sua vitória.

2. Para todo k suficientemente grande, existe um inteiro n1,99^k tal que B não pode garantir a sua vitória.
Otavinhoo
Otavinhoo
Padawan
Padawan

Mensagens : 59
Data de inscrição : 05/06/2013
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos