PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida

3 participantes

Ir para baixo

Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida Empty Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida

Mensagem por jojo Qui 25 Abr 2013, 16:33

Pessoal, por que a Velocidade de Escape de algo de um astro não é determinada por P = Fcp e sim pela conservação da Energia Mecânica?


Se a velocidade para entrada em Órbita é sqrt(gR), então se a velocidade algo, na órbita, for maior que isso, ela escapará, não?


No entanto a Velocidade de Escape é dada por sqrt(2GMa/R)
jojo
jojo
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 822
Data de inscrição : 25/07/2011
Idade : 32
Localização : Brasilia, DF, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida Empty Re: Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida

Mensagem por Euclides Qui 25 Abr 2013, 19:39

Porque escapar significa ficar livre da ação gravitacional do astro, isto é, poder ir até uma distância infinitamente longígua dele, onde sua gravidade seja zero.

Escapar de uma órbita não livra o corpo da ação da gravidade que vai aos poucos reduzir a velocidade e recapturar o corpo.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida Empty Re: Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida

Mensagem por Gabriel Rodrigues Qui 25 Abr 2013, 20:19

jojo escreveu:
Se a velocidade para entrada em Órbita é sqrt(gR), então se a velocidade algo, na órbita, for maior que isso, ela escapará, não?

Não. Se a velocidade do corpo for maior que essa, o que ocorre é um movimento de raio maior. Lembre-se da definição de força centrípeta...
Por esse lado, não iriamos a lugar nenhum, porque chegaríamos a um ponto no qual o raio do movimento circular do corpo em órbita deveria ser infinito, e prefiro nem pensar nisso.

(hoje no programa da Fátima Bernardes, durante a entrevista do Marcos Pontes, ele citou a velocidade da ISS, que é praticamente igual a velocidade cósmica primeira, visto que o raio de movimento dela é praticamente rasante...)

Gabriel Rodrigues
Matador
Matador

Mensagens : 1148
Data de inscrição : 08/02/2013
Idade : 27
Localização : São Carlos, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida Empty Re: Determinação da Velocidade de Escape-->Dúvida

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos