PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(ITA) Deslocamento do Pistão

+4
Johannes
Euclides
ThiagoGuimaraes
Bruno Barreto
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Empty (ITA) Deslocamento do Pistão

Mensagem por Bruno Barreto Qua 23 Dez 2009, 17:45

Relembrando a primeira mensagem :

(ITA) A figura mostra um tubo cilíndrico com secção transversal constante de área S = 1,0·10-2 m² aberto nas duas extremidades para a atmosfera cuja pressão é Pa = 1,0·105 Pa. Uma certa quantidade de gás ideal está aprisionada entre dois pistões A e B que se movem sem atrito. A massa do pistão A é desprezível e a do pistão B é M. O pistão B está apoiado numa mola de constante k = 2,5·10³ N/m e a aceleração da gravidade g = 10 m/s². Inicialmente, a distância de equilíbrio entre os pistões é de 0,50 m. Uma massa de 25 kg é colocada vagarosamente sobre A, mantendo-se constante a temperatura. O deslocamento do pistão A para baixo, até a nova posição de equilíbrio, será:

a) 0,40 m.
b) 0,10 m.
c) 0,25 m.
d) 0,20 m.
e) 0,50 m.
(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Termo13

Bruno Barreto
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 997
Data de inscrição : 23/10/2009
Idade : 34
Localização : Pernambuco

Ir para o topo Ir para baixo


(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Empty Re: (ITA) Deslocamento do Pistão

Mensagem por Euclides Seg 15 Jun 2015, 17:21

LightMatheus escreveu:Na verdade o deslocamento da resposta vigente só se refere ao deslocamento de cima, sendo que também há o deslocamento inferior (afinal, há uma mola e uma massa envolvida)

basta ler.

Euclides escreveu:Inicialmente o gás se encontra à pressão de 1 atm. Na situação final de equilíbrio a pressão será P=P_0+F/S\;\to\;1,25\;atm e a nova distância AB (fácil de calcular - transformação isotérmica) será 0,40 m.

Com a carga de 25 kg a mola desce 0,10 m. O pistão A terá então descido 0,20 m.

(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Image

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Empty Re: (ITA) Deslocamento do Pistão

Mensagem por Castiel Sex 08 Set 2017, 10:58

Uma dúvida:
Considerando como x1 a contração inicial da mola, teríamos que a pressão exercida pela mola seria: P = (2500.x1)/10-²

Considerando como x2 a contração final da mola, teríamos que a pressão exercida pela mola seria:    P = (2500.x2)/10-²
Por que se pode afirmar que a nova pressão é de 1,25 atm (eu entendi que se adicionou 0,25 à pressão inicial devido à pressão do peso do bloco de 25Kg) se a pressão exercida pela mola variou, devido à sua nova contração?
Castiel
Castiel
Padawan
Padawan

Mensagens : 84
Data de inscrição : 04/06/2017
Idade : 24
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

(ITA) Deslocamento do Pistão - Página 2 Empty Re: (ITA) Deslocamento do Pistão

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos