PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dinâmica (blocos)

Ir para baixo

Dinâmica (blocos) Empty Dinâmica (blocos)

Mensagem por DaviBahia Qui 21 Fev 2013, 20:06

A partir da imagem abaixo, gostaria de saber por qual modo calculo as forças de contato. Fiz um exercício desse tipo e não sei se o gabarito está incorreto.

Dinâmica (blocos) Fsicat

Aproveitando o tópico, para que se evite a criação de vários deles, gostaria de saber por que no assunto associado aos elevadores a tração praticamente não é comentada. As únicas forças analisadas são peso e normal... fico com dúvidas em relação a isso. Em relação a isso, gostaria de saber também se, na queda livre do elevador, o indivíduo fica "flutuando" devido à inércia ou a algum outro motivo.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica (blocos) Empty Re: Dinâmica (blocos)

Mensagem por Convidado Sex 22 Fev 2013, 01:06

1- na imagem que você colocou, a força de contato entre B e C é a força que acelera C: F(BC)=m(C)a

a força de contato entre A e B é a força que acelera B e C: F(AB)=[m(b)+m(c)]a

2- Quanto ao elevador analisam-se apenas as forças que interessam para cada problema. A tração vai ser considerada se for pedida.

Em queda livre do elevador, tanto este quanto o que estiver dentro caem juntos na mesma queda livre. Dentro do elevador fechado a pessoa (se houver uma) vai sentir-se como se estivesse sem gravidade, ou flutuando, pois o piso cai com a mesma aceleração que ela própria.

A NASA utiliza um avião em queda livre para simular a falta de gravidade.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica (blocos) Empty Re: Dinâmica (blocos)

Mensagem por DaviBahia Sex 22 Fev 2013, 14:35

Apenas agora percebi que F(AB)=[m(b)+m(c)]a... eu estava desatento e pensando que dependia apenas de m(b), e não de m(c).

Entendi por que a tração geralmente não é considerada nos exercícios. Na maioria deles, já se fornece a aceleração do elevador... ou seja, nem precisamos nos preocupar com a tração.

O vídeo que você me enviou é bastante interessante. Eu pude ter uma percepção de melhor de algumas situações de exercícios.

Caio, muito obrigado por todas as explicações. Foram todas excelentes.
DaviBahia
DaviBahia
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1319
Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 28
Localização : Salvador, Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dinâmica (blocos) Empty Re: Dinâmica (blocos)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos