PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

+15
jango feet
Dimix
otavionobrega
thiago ro
afafa
Rock6446
Wilson Calvin
Tynhow
wstroks
bernardohf
Matheus Bertolino
Luck
raimundo pereira
Euclides
Victor França
19 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França Seg 18 Fev 2013, 15:12

Sei que é um assunto recorrente no fórum, mas minha situação é: moro no interior, não tem cursinho preparatório a nível IME ITA Unicamp. Não tenho condições para me mudar, e fazer um cursinho em outra cidade. Bom, sei que é meio arriscado mas qual a opinião de vocês sobre estudar somente por livros? Esse ano quero fazer a prova do ITA, Unicamp, UFMG, UERJ e AFA. Queria mesmo entrar para o ITA, ou então como segunda opção Unicamp.

Minha lista de livros é:

Matemática:
Tópicos de Matemática Volume 1 e 2
Matemática em nível IME ITA - Caio Guimarães
Geometria I e II Morgado
Análise combinatória e Probabilidade Morgado

Física:
Tópicos de Física Volume 1, 2 e 3
Mecânica para vestibulandos IME ITA Volume 1, 2 Renato Brito
Saraeva

Química:
Química Geral Volume 1 e 2 Brady
Química Usberco e Salvador Volume 3

Vou me dedicar muito, queria saber se minha lista de livros está boa, o que to preocupado e com a parte de Óptica na física, que cai principalmente na Unicamp. Quero saber se com dedicação e esse material consigo dês do embasamento até um nível ITA.

Obrigado.

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Euclides Seg 18 Fev 2013, 15:28

Victor,

seu material parece bom. Aqui no fórum temos um acêrvo de milhares de exercícios resolvidos (mais do que em qualquer livro), temos um pequeno curso introdutório ao Cálculo, temos a companhia dos "Feras" e Mestres do fórum e de centenas de colegas dedicados.

Vários desses colegas certamente lhe darão sugestões e conselhos. Nosso fórum foi criado e tem como foco principalmente estudantes que estudam sozinhos (muitos dos nossos colegas fazem o mesmo).

Fique conosco e, de nossa parte, terá a companhia dos colegas da "maior sala de aula do mundo".

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por raimundo pereira Seg 18 Fev 2013, 16:34

Você não é o 1º, nem vai ser o último a enfrentar esse desafio.

UMA SUGESTÃO.

- Livros - além dos citados , outros para ter mais opções.
-Imprima pelos menos as últimas 5 provas de pelos menos 5 das instituições citadas. Acesse [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] CPV - pré vestibulares, você encontrará todas essas provas com resoluções ou gabaritos. No decorrer do tempo tente resolver essas provas.
- Estude pelo menos 10 hs por dia.
- Use e abuse do Pir2 , como falou Euclides a turma tem muitos feras e gente com muita vontade de ajudar.
- Prepare pelos menos dois simulados por mês , alternando as matérias. Os simulados você pode mesclar ; questões do Pir2, lista de exercícios do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e outros(procure na internet) , as questões que não resolver poste no PIR2.
-Não esqueça que português e inglês são fundamentais.
- Todo o material que for coletando ( provas resolvidas, simulados , caderno de resoluções etc...) deve ser criteriosamente arrumados de modo que seja de rápido acesso.

Isso é apenas uma " Vorschlag" , que deve ir sendo ajustada de acordo com o andar da carruagem . Muita determinação é imprescindível. Como diz o mestre Rihan " vamos nessa ". Boa Fé.

ET: quando a cabeça estiver fervendo, sente na beira desse belo Rio que tem aí na sua cidade e descanse a "cuca".
raimundo pereira
raimundo pereira
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 6113
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 82
Localização : Rio de Janeiro

kakaneves999@gmail.com gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Luck Seg 18 Fev 2013, 16:57

Concordo com o que disseram acima.. quanto aos livros de matemática a sua lista é boa mas ja é de aprofundamento, vc ja possui uma base sólida em matemática? Os livros citados nao abrangem todo conteúdo: Tópicos de matemática ( apenas fatoração, desigualdades e teoria dos números) , matemática em nível IME/ITA ( apenas complexos e polinômios) , faltaram ainda conjuntos,funções,logaritmos,progressões, matrizes,geometria analítica, geometria espacial... recomendo antes do aprofundamento a coleção fundamentos da matemática elementar que abrange todos esse assuntos. Em física o livro Saraeva o nível das questoes é bem acima do normal, tenho ele e na minha opinião nao é fundamental para o vestibular. Fica minha dica, bons estudos!
Luck
Luck
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 5322
Data de inscrição : 20/09/2009
Idade : 31
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França Seg 18 Fev 2013, 18:24

Obrigado Euclides e raimundo pereira, muito obrigado pelas dicas. Luck, minha matemática é de base mesmo, completei o ensino médio ano passando pelo sistema de ensino Positivo. Lógico que não é o suficiente, mas quero muito me aprofundar.

Então para começar vou ler toda a coleção de Fundamentos da Matemática Elementar. Consegui ela em PDF, enquanto isso quais livros você recomenda que eu já vá comprando para dar sequência aos meus estudos?

Muito obrigado!

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Matheus Bertolino Seg 18 Fev 2013, 20:26

E aí Victor, beleza? =)

Esse ano quero fazer a prova do ITA, Unicamp, UFMG, UERJ e AFA. Queria mesmo entrar para o ITA, ou então como segunda opção Unicamp.
Cara, vou te dizer algo que você percebe pelo pessoal que é aprovado no ITA, inclusive porque praticamente todos que passaram e eu pude conversar me falaram isso (direta ou indiretamente): você só vai entrar no ITA se você quiser ITA mesmo, estudando só pra isso (no máximo o IME como uma alternativa equivalente).
É bem mais tranquilo você entrar pra uma engenharia da Unicamp do que entrar pro ITA, e provavelmente antes de uma aprovação no ITA você vai acabar passando na Unicamp, e em várias outras universidades boas. Logo, se você aceitaria felizmente uma vaga nessas outras universidades, é melhor e mais cômodo pra você orientar seus estudos pra elas e "garantir" sua aprovação, do que se focar no que cai no ITA e no final não passar em universidade nenhuma.

O Luck falou uma coisa muito importante, da base que você já tem. Tipo, nem todo mundo precisa estudar os FME, mas estudando eles você aprende muita coisa além do comum/geralzão. Eu não sei qual é o teu nível em matemática, mas como você já acabou o conteúdo do ensino médio, fica a seu critério decidir em quais assuntos você precisa fazer um embasamento desde o zero, fazer uma revisão com uns exercícios mais pegados, ou partir pra algo mais aprofundado, mais "além". É uma questão de você analisar a si mesmo, conhecendo o nível do vestibular que você vai prestar.
Sobre os livros que você postou, acrescentado ao que o Luck já disse:
* Dá uma olhada na coleção Noções de Matemática (Aref) e nos livros do Rufino.
* Você pode pegar os Brady, mas também pode pegar o Atkins (que é mais completo).
* Acho o Tópicos de Matemática 02 desnecessário pro ITA. Pro IME talvez seja válido, não tenho certeza.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França Ter 19 Fev 2013, 06:06

Entendo Matheus Bertolino, é que eu tava seguindo essa linha de pensamento: se eu estudar para o ITA, automaticamente já terei um nível suficiente para as outras faculdades como Unicamp, UFMG, UERJ e etc...

Depois que eu estudar os Fundamentos da Matemática Elementar, seu conselho seria partir para qual livro? Pois já que não vou fazer cursinho, tenho R$300 por mês para comprar livros.

Obrigado.

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Matheus Bertolino Ter 19 Fev 2013, 11:04

Daí parte pros livros do Rufino (Coleção Elementos da Matemática, Volumes 1, 2 e 3). Você não precisa acabar toda a coleção pra começar a resolver eles, dá pra você começar os Rufinos antes de acabar todos os FME.
Você acha eles pra comprar na VestSeller ou na Livraria do Rufino.
Ah, uma coisa que eu não percebi: você só pegou livros basicamente teóricos em Química. Dá uma olhada nos livros do Nelson Santos e no do Renato Garcia de Freitas.
Matheus Bertolino
Matheus Bertolino
Fera
Fera

Mensagens : 941
Data de inscrição : 10/08/2011
Idade : 27
Localização : Goioerê, Paraná, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por bernardohf Ter 19 Fev 2013, 11:55

Victor França escreveu: se eu estudar para o ITA, automaticamente já terei um nível suficiente para as outras faculdades como Unicamp, UFMG, UERJ e etc...
Depende, cara. Unicamp cai história, biologia, geografia, generos textuais diferentes do ITA... Mas UFMG e UERJ dá pra garantir ;p

ah, e depois do fundamentos da mat elementar, usa Rufino Wink

bernardohf
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 07/12/2012
Idade : 28
Localização : Marilândia, ES, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por wstroks Ter 19 Fev 2013, 14:44

Victor to no mesmo dilema que o seu , vou ter que estudar tudo além de aprofundar assunto na área de exatas por causa do Ime e ITA ( pra não passar vergonha quando fazer.. ), o essencial é vc fazer horário de estudo , pra não ficar perdido ...
wstroks
wstroks
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 793
Data de inscrição : 04/09/2012
Idade : 30
Localização : Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos