PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

+15
jango feet
Dimix
otavionobrega
thiago ro
afafa
Rock6446
Wilson Calvin
Tynhow
wstroks
bernardohf
Matheus Bertolino
Luck
raimundo pereira
Euclides
Victor França
19 participantes

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Victor França Seg 18 Fev 2013, 15:12

Relembrando a primeira mensagem :

Sei que é um assunto recorrente no fórum, mas minha situação é: moro no interior, não tem cursinho preparatório a nível IME ITA Unicamp. Não tenho condições para me mudar, e fazer um cursinho em outra cidade. Bom, sei que é meio arriscado mas qual a opinião de vocês sobre estudar somente por livros? Esse ano quero fazer a prova do ITA, Unicamp, UFMG, UERJ e AFA. Queria mesmo entrar para o ITA, ou então como segunda opção Unicamp.

Minha lista de livros é:

Matemática:
Tópicos de Matemática Volume 1 e 2
Matemática em nível IME ITA - Caio Guimarães
Geometria I e II Morgado
Análise combinatória e Probabilidade Morgado

Física:
Tópicos de Física Volume 1, 2 e 3
Mecânica para vestibulandos IME ITA Volume 1, 2 Renato Brito
Saraeva

Química:
Química Geral Volume 1 e 2 Brady
Química Usberco e Salvador Volume 3

Vou me dedicar muito, queria saber se minha lista de livros está boa, o que to preocupado e com a parte de Óptica na física, que cai principalmente na Unicamp. Quero saber se com dedicação e esse material consigo dês do embasamento até um nível ITA.

Obrigado.

Victor França
Iniciante

Mensagens : 13
Data de inscrição : 18/02/2013
Idade : 29
Localização : Santo Antônio de Pádua, RJ, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por jango feet Sex 04 Jul 2014, 15:45

Nao,  quanto a esse ponto eu nao tenho preguiça, o meu problema é que quanto mais forte eu estudo, mais desanimo eu tenho mo ddia seguinte, é bem chato porque paralelamente a vontade existe o sabotador aqui na cabeça falando: pare, descanse, vá jogar no pc, isso não é pra voce...esses pensamentos baixo astral.
jango feet
jango feet
Matador
Matador

Mensagens : 476
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 29
Localização : Feira de santana;Bahia, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Dimix Sex 04 Jul 2014, 19:59

Tem que SABER dosar estudo e descanso, somos seres humanos e nao maquinas. Comigo tb acontecia a mesma coisa quando eu estudava muitas horas seguidas, no outro dia eu nao aguentava o mesmo ritmo.
    
    Ja vi vestibulando e concurseiro falando em estudar 16 hs por dia. E eu me pergunto pra quê ?

     O importante e a qualidade do estudo e nao a quantidade, claro que nao recomendo estudar so 1 ou 2 hs por dia, mas tem gente que exagera. 16 hs, os caras sao sem noçao.

    Entao, minha pergunta é: tá dormindo bem - 8 hs de sono de noite ?

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Sir Isaac Sex 04 Jul 2014, 20:08

Eu tenho um sério problema em aprender apenas lendo,parece que eu me esqueço logo depois,só funciona com aula presencial...alguma dica?
Sir Isaac
Sir Isaac
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 117
Data de inscrição : 24/06/2013
Idade : 27
Localização : Fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por MatheusMagnvs Sáb 05 Jul 2014, 18:38

Sir Isaac,

se você não tem condições para frequentar um cursinho e mesmo assim não aprende bem lendo, uma boa alternativa são vídeo aulas. Visite o site da Khan Academy (tem em português, mas eu prefiro em inglês para treinar a língua), o Vestibulândia, as aulas do POTI-IMPA, além de outras vídeo-aulas que acho interessantes. O professor Renato Brito também fornece alguns vídeos no canal dele, além de ter o curso online da Vestseller, que são mais baratos do que os cursinhos presenciais.
MatheusMagnvs
MatheusMagnvs
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 568
Data de inscrição : 12/11/2013
Idade : 28
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Ashitaka Sáb 05 Jul 2014, 19:23

Isaac, se você aprende e não pratica, uma hora você vai esquecer ou, no mínimo, enferrujar. Se você tem esse problema, pratique. Esta é a solução.
Ashitaka
Ashitaka
Monitor
Monitor

Mensagens : 4365
Data de inscrição : 12/03/2013
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por helolemes Seg 07 Jul 2014, 21:13

Comecei a estudar pra valer pro ITA esse ano, desde janeiro. Mas só agora estou a procura de livros. Tentei estudar com base em listas de exercícios e materiais teóricos que fui encontrando por ai. Se pensar em fazer isso, não compensa. Estou no 3º ano do ensino médio e fiz pra treinar o vestibular ano passado, acho que nunca fui tão mal em uma prova na vida. Peguei uns livros emprestado e tem sido bem melhor. Treinamento em Química do Nelson Santos é muito bom, tem ótimos exercícios. O livro de Complexos do Caio dos Santos Guimarães também tem me ajudado bastante.
Quanto ao cansaço, é assim mesmo. Vou pra escola as 7 da manha e depois da aula fico até as 20:30 estudando, sempre que consigo estudo um pouco mais quando chego em casa, até 0h, mais ou menos, mas na maioria dos dias eu chego e durmo quase instantaneamente.
Alguém tem esses livros citados por todos acima para baixar?
helolemes
helolemes
Iniciante

Mensagens : 2
Data de inscrição : 28/01/2014
Idade : 26
Localização : Hogwarts (quem dera)

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Dimix Sáb 12 Jul 2014, 19:38

helolemes escreveu:Comecei a estudar pra valer pro ITA esse ano, desde janeiro. Mas só agora estou a procura de livros. Tentei estudar com base em listas de exercícios e materiais teóricos que fui encontrando por ai. Se pensar em fazer isso, não compensa. Estou no 3º ano do ensino médio e fiz pra treinar o vestibular ano passado, acho que nunca fui tão mal em uma prova na vida. Peguei uns livros emprestado e tem sido bem melhor. Treinamento em Química do Nelson Santos é muito bom, tem ótimos exercícios. O livro de Complexos do Caio dos Santos Guimarães também tem me ajudado bastante.
Quanto ao cansaço, é assim mesmo. Vou pra escola as 7 da manha e depois da aula fico até as 20:30 estudando, sempre que consigo estudo um pouco mais quando chego em casa, até 0h, mais ou menos, mas na maioria dos dias eu chego e durmo quase instantaneamente.
Alguém tem esses livros citados por todos acima para baixar?

Vc tem que dormir a noite e fazer exercicios da materia antes de dormir pra fixar na memoria durante o sono profundo. Nao adianta nada estudar muito e dormir pouco e serviço mal feito, estudo jogado na lata de lixo quase totalmente. Se vc dorme, as vezes, as 0:00 hs e levanta as seis pra se arrumar pra escola, dorme 6 hs ou menos.
   
     O nosso cerebro funciona assim.
     Tem uns videos no youtube do pierluigi piazzi.

    

Dimix
Iniciante

Mensagens : 32
Data de inscrição : 12/06/2014
Idade : 33
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA) - Página 3 Empty Re: Estudar sem cursinho somente livros (IME ITA)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 3 de 3 Anterior  1, 2, 3

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos