PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

+2
Yuri Pantoja
Gui7
6 participantes

Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Gui7 Qua 06 Jan 2016, 13:27

Fala galera, estou com dúvida quanto ao modo de como irei me preparar para o ENEM 2016. Se devo fazer cursinho ou me preparar sozinho. Peço uma breve opinião a respeito, se possível, dicas de estudo ou experiências relacionadas caso eu escolha a opção de estudar sozinho. 
Abração!

Gui7
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Yuri Pantoja Qua 06 Jan 2016, 14:49

Gui, ENEM requer muita carga cultural. Você, por mais que a maioria não faça, deve ler a respeito de diversos ramos para ter uma boa base teórica para a prova. O cursinho irá lhe ensinar a matéria de ensino médio, mas nem sempre é apenas isso que cai no ENEM. Eu estudei sozinho no ensino médio para provas militares, já que o ensino de meu colégio não era muito forte, e me sinto muito bem em ter sido autodidata. Hoje, vejo que minha base tem fundamentos e não apenas decorebas, mas meu objetivo era claramente provas com um conteúdo bem mais aprofundado.
Por isso, diria para você analisar a qualidade do cursinho em que irás entrar. Se for algo supérfulo, nem vá. Mas se tiver qualidade boa, valerá a pena. Por experiência própria te digo, as aulas de ensino médio só atrapalhavam meus estudos, se eu tivesse opção teria largado desde o segundo ano. Reflita e analise sua situação, qual a base que tens agora? Que tipo de cursinho pretendes entrar? Vale a pena usar esse tempo no cursinho ou em métodos autodidatas?
Para ser autodidata, foque em ferramentas como: Kumon e a técnica de Pomodoro. São dois métodos incríveis que realmente fazem a diferença.
Abraço

Yuri Pantoja
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 119
Data de inscrição : 26/04/2015
Idade : 25
Localização : Rio Grande-RS-Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Matheus José Qua 06 Jan 2016, 14:56

Caso você tenha dinheiro para pagar recomendo cursinho pelos seguintes motivos:
a) Você terá professores a sua disposição para tirar dúvidas além de aulas claro.
b) A maioria dos cursinhos costuma oferecer um material legal com várias listas de exercícios (Embora você encontre tudo na internet hehe).
c) Muitas vezes o estudante não consegue se cobrar sozinho para estudar, no cursinho não vai faltar quem te cobre =p.
d) Convivendo com outros estudantes que almejam estudar para grandes universidades você acaba aprendendo por osmose.
Além disso existem sempre as provas de bolsa no começo do ano. Embora você faça cursinho, estudar em casa é o mais importante.

Caso você vá estudar sozinho você vai precisar de muito mais dedicação e concentração além de um bom material óbvio. Sobre o tempo que você vai ter que estudar vai depender muito de sua nota de corte, sendo medicina ou equivalente vai precisar estudar o máximo de tempo possível, se você vai começar estudar agora lembre-se que seu concorrentes já começaram.

Aqui você pode conferir várias dicas sobre o material: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Matheus José
Matheus José
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 630
Data de inscrição : 29/10/2015
Idade : 25
Localização : Santos

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Gui7 Qua 06 Jan 2016, 15:26

Primeiramente, obrigado Yuri e Matheus pelas respectivas conclusões. Fiz o ENEM este ano frequentando um cursinho que eu considero barato em relação aos outros e optei por fazer em questão da renda mesmo, mas eu percebi que acabei não desenvolvendo muito, mas de qualquer forma ele me ajudou em diversas coisas. Pretendo fazer Engenharia Elétrica ou de Controle e Automação na UFRJ, pelo fascínio que possuo pela parte de exatas, principalmente Matemática e Física. Meu rendimento neste ENEM quanto a parte de Física e Matemática foram ótimos na minha opinião, porém eu acho que não foi o bastante para a minha aprovação, só estou no aguardo para o resultado oficial do ENEM e o SISU mesmo, e torcendo, obviamente para que minha nota seja o suficiente, caso contrário este ano estudarei o máximo. Por isso, antecipadamente estou planejando o meu ano de estudos novamente, porém com uma motivação a mais. Yuri, o meu caso é semelhante ao seu quanto a escola, em relação a aplicação do conteúdo, por isso esse ano o meu foco será 100% para o vestibular, principalmente do ENEM. Vou procurar algum cursinho que tenha bolsão neste início de ano e amenizar um pouco o preço alto que para a minha condição é insuficiente.

Gui7
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Diaz Qua 06 Jan 2016, 18:01

Bom, para mim depende muito do que você já passou, estava nesse impasse aí vi esse vídeo:

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Creio que se você teve essa consciência no Ens. Médio seu foco e determinação são fortes para encarar essa jornada. Caso opte por estudar sozinho o Fórum tem vários tópicos com dicas de Como Estudar, Como Se preparar, inclusive vários de nossos membros optaram por estudar sozinho e estão aguardando o resultado de sexta. Mas já dá p ter uma noção como foi pelo número de acertos (Como você sabe número de acertos não anda atrelado muito com pontos por causa da TRI)
Mas uma coisa que reitero e que já foi dita acima, qualquer que seja sua preparação lembre-se que seus concorrentes já começaram :b

(Inclusive eu me preparei ''praticamente'' sozinho e consegui 130 acertos, estou dependendo da redação, mas quem não está ? :b )
Diaz
Diaz
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 749
Data de inscrição : 22/02/2015
Idade : 26
Localização : Manaus, Amazonas, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Gui7 Qua 06 Jan 2016, 23:29

Obrigado pelo vídeo, Diaz, ajudou-me bastante.
Igualmente aos vários citados por você, estou no aguardo também e dependo exclusivamente da redação do ENEM para que eu possa decidir o que fazer, e foi como você disse, quem não está dependente dela né? 
Refletirei a ideia de estudar sozinho com base no vídeo disponibilizado por você e ao mesmo, para garantir, fazer bolsões para certos cursinhos pré-vestibulares que se encontram a disposição neste início de ano.
Abraços!

Gui7
Iniciante

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2016
Idade : 26
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por ReplayBr Qui 07 Jan 2016, 11:36

Existem vários casos de aprovados em Fuvest-Medicina sem estudar em cursinho, o segredo é simples: Estudar + Simulados
 e motivação.

O resto é só esperar que a aprovação chega.

ReplayBr
Jedi
Jedi

Mensagens : 282
Data de inscrição : 30/01/2013
Idade : 30
Localização : São Bernardo do Campo

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por sidgarcia Qui 07 Jan 2016, 17:53

Concordo com o ReplayBR. Se vc possui algum mínimo de hábito/experiência em estudar sozinho (autodidata), é perfeitamente possível e, particularmente no meu caso, muito mais proveitoso estudar sozinho. As aulas servem como um parâmetro para saber o que estudar, e como meio de coerção a fazê-lo, mas se vc é disciplinado, rende mais sem ter que ir na aula.
sidgarcia
sidgarcia
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 28/06/2015
Idade : 30
Localização : Jales - SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho? Empty Re: ENEM 2016-Estudar sozinho ou fazer cursinho?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos