PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

(Unicamp 91) Cargas

+4
kakaroto
Euclides
gabirossif
Nat'
8 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

(Unicamp 91) Cargas - Página 2 Empty (Unicamp 91) Cargas

Mensagem por Nat' Sáb 29 Set 2012, 00:19

Relembrando a primeira mensagem :

Considere o sistema de cargas na figura. As cargas + Q estão fixas e a carga - q pode mover-se somente sobre o eixo x.
Solta-se a carga - q, inicialmente em repouso, em x = a.
a) Em que ponto do eixo x a velocidade de - q é máxima?
b) Em que ponto(s) do eixo x a velocidade de - q é nula?
(Unicamp 91) Cargas - Página 2 Semttuloqxi

Spoiler:
Nat'
Nat'
Mestre Jedi
Mestre Jedi

Mensagens : 795
Data de inscrição : 13/06/2012
Idade : 29
Localização : São José dos Campos - SP , Brasil

Ir para o topo Ir para baixo


(Unicamp 91) Cargas - Página 2 Empty Re: (Unicamp 91) Cargas

Mensagem por Liliana Rodrigues Sex 02 Mar 2018, 10:09

Branda escreveu:Mestre, como eu sei que é um MHS e não que no ponto O as forças de atração entre as cargas fontes Q e a carga móvel -q se cancelam? Eu pensei que como tinham o mesmo módulo, mesma distância e sentidos opostos elas se cancelavam...

Estou com a mesma dúvida
Pensei que a velocidade seria mínima em x=0, já que as forças se cancelam...
Como eu saberia que é um MHS se as forças se cancelam em 0?
Tentei resolver a a) por geometria, fazendo semelhança de triângulos, sendo a força resultante máxima quando as outras forças das cargas positivas formarem um ângulo de 90º, o que deu x=d

Liliana Rodrigues
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 2082
Data de inscrição : 16/03/2016
Idade : 27
Localização : Ribeirão Preto - SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Unicamp 91) Cargas - Página 2 Empty Re: (Unicamp 91) Cargas

Mensagem por Elcioschin Sex 02 Mar 2018, 22:52

Imaginem um pêndulo no ponto mais alto. Neste ponto a amplitude é máxima e a velocidade é nula. É o ponto onde o movimento do pêndulo muda de sentido.

Imaginem agora o pêndulo na posição mais baixa: Neste ponto a amplitude é nula e a velocidade é máxima.

E o que causa esta variação de velocidade? Só pode ser uma coisa: a força da gravidade (peso), que por sua vez causa a aceleração da gravidade (F = m.g).

E notem que esta força e aceleração estão sempre presentes, esteja o pêndulo descendo ou subindo.

Na presente questão é bastante similar: a única diferença é que a causa do movimento é a força elétrica de atração entre cada carga positiva Q e a carga negativa q

E notem: estas forças (e as acelerações correspondentes) continuam a existir sempre

As forças somente se cancelam quando a carga q está exatamente equidistante das duas cargas Q. Ela somente não para ai porque tem velocidade, portanto tem inércia: não pode parar de repente.

Em todos os demais pontos as forças não se cancelam, pois, são diferentes, já que as distâncias de q a cada Q são diferentes
Elcioschin
Elcioschin
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 71757
Data de inscrição : 15/09/2009
Idade : 77
Localização : Santos/SP

Ir para o topo Ir para baixo

(Unicamp 91) Cargas - Página 2 Empty Re: (Unicamp 91) Cargas

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos