PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Lei de Coulomb (2)

2 participantes

Ir para baixo

Lei de Coulomb (2) Empty Lei de Coulomb (2)

Mensagem por May007 Seg 28 maio 2012, 20:04

Duas partículas, cada uma com carga elétrica positiva q, estão colocadas nas posições A e B, conforme indica a figura a seguir. Outra partícula, com carga elétrica negativa -q, ocupa a posição C. A força elétrica exercida sobre a carga em B, devido às cargas em A e C, tem módulo 2F.

Se a carga que está em A for colocada na posição P, a força elétrica exercida sobre a carga em B terá módulo
a) 1 F
b) 2 F
c) 3 F
d) 4 F
e) 5 F

Lei de Coulomb (2) 6808f

May007
Jedi
Jedi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 20/03/2012
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Coulomb (2) Empty Re: Lei de Coulomb (2)

Mensagem por Herowd Seg 28 maio 2012, 21:15

Antes de colocar A na posição P a Fr ( Força Resultante ) sobre o corpo B é 2F como o problema diz. Então fica Fr = 2F = 2 ( Ko * q²)/d² = (2Ko * 2q²)/d²


Agora após colocar A na posição P a nova força resultante fica: Fr' = Fab + Fcb = (Ko * q²)/(d/2)² + (Ko * q²)/d² = (2Ko * 2q²)/5d²


Dividindo a força resultante (Fr) anterior ao posicionamento pela nova força resultante (Fr'):
Fr/Fr' = ( (2Ko * 2q²)/d² ) / ( (2Ko * 2q²)/5d²) = 5


Fr' = 5Fr


Se eu me equivoquei em alguma parte, por favor corrijam-me.

Herowd
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 30
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Coulomb (2) Empty Re: Lei de Coulomb (2)

Mensagem por May007 Ter 29 maio 2012, 14:33

Porque depois de colocar A na posição B, a força resultante soma?
quando eu sei que tenho que somar as forças, e como eu sei quando tenho que igualar? :S

May007
Jedi
Jedi

Mensagens : 243
Data de inscrição : 20/03/2012
Idade : 29
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Coulomb (2) Empty Re: Lei de Coulomb (2)

Mensagem por Herowd Qua 30 maio 2012, 11:39

Você soma as duas forças quando elas tem o mesmo sentido. Por exemplo no problema, quando A esta na posição P tem-se A positivo B positivo e C negativo.Logo, A exerce sobre B uma força de repulsão e C exerce sobre B uma de atração, essas duas tem o mesmo sentido. Assim Fr' = Fab + cb. Agora se iguala as forças, quando ela tem sentidos opostos. Por exemplo, supondo nesse mesmo problema que A seja negativo B positivo e C negativo, A exerce uma força de atração sobre B e C a mesma coisa, logo uma anula a outra, estando B em equilíbrio, que nesse caso Fab = Fcb

Herowd
Iniciante

Mensagens : 24
Data de inscrição : 26/10/2011
Idade : 30
Localização : SC

Ir para o topo Ir para baixo

Lei de Coulomb (2) Empty Re: Lei de Coulomb (2)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos