PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encontro da bissetriz com a base de um triângulo

4 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Resolvido Encontro da bissetriz com a base de um triângulo

Mensagem por vvarmbruster Ter 28 Nov 2023, 01:17

Relembrando a primeira mensagem :

Dado o triângulo de vértices A (2;4), B (27/2 ;5) e C (6;1), seja u a reta bissetriz do ângulo interno C e seja a reta t a bissetriz dos ângulos esternos relativos ao vértice C.

a) O ponto onde u corta o lado AB

b) O ponto onde t corta a reta-suporte do lado AB

R:
 a) (169/27 ; 118/27)
 b) (-101/7 ; 18/7)

 Segue meu raciocínio louco, por favor deem uma olhada. Havia tentado pela fórmula do cálculo da bissetriz, mas o livro sugere que seja resolvido com base no teorema da bissetriz interna, uma vez que o denominador será irracional se tentar do primeiro modo.

Obrigado!

Encontro da bissetriz com a base de um triângulo - Página 2 Sem_tz12


Última edição por vvarmbruster em Ter 28 Nov 2023, 21:57, editado 1 vez(es)

vvarmbruster
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 100
Data de inscrição : 10/11/2022

Ir para o topo Ir para baixo


Resolvido Re: Encontro da bissetriz com a base de um triângulo

Mensagem por Giovana Martins Ter 28 Nov 2023, 22:01

vvarmbruster escreveu:
Giovana Martins escreveu:
Varm, fiz pela equação das bissetrizes mesmo. Eu havia sugerido ali uma ideia um pouco mais rebuscada, porém, pegando o exercício para fazer, a ideia que eu propus seria muito complicada para um exercício que versa simplesmente sobre a aplicação direta da equação da bissetriz.

A meu ver, se eu não errei continhas (acredito que não, pois cheguei ao gabarito), são viáveis de serem feitas na mão. Dá um pouquinho de trabalho, mas o algebrismo dá conta de resolver.

Postei uma imagem para facilitar a visualização. Os pontos E e F são os pontos solicitados entre os itens A e B.

Não estranhe o meu gráfico estar na escala 2:1. Fiz isso tão-somente para que as minhas construções coubessem tudo dentro de uma mesma imagem, mas isso não muda nada o entendimento.

 Eu fui conferir aqui e.... tava tudo dando errado porque eu passei errado pro papel, com sinal onde não tinha nas coordenadas, além de que consegui errar em operação algébrica :/ .  É esse resultado aí mesmo, mas como o livro dava um exemplo com aplicação do teorema da bissetriz interna, imaginei que esse exercício só pudesse sair assim, contudo, foi erro meu mesmo.
 Peço desculpas a todo mundo pela dor de cabeça.

Tudo em paz. Acontece Smile. O problema da gente tentar corrigir as nossas próprias resoluções, é que às vezes o nosso olhar está "viciado" daí é difícil achar onde errou.

De qualquer modo, acredito que a saída do Élcio possa ser algo mais interessante. Não peguei para fazer, mas olhando pela forma como ele desenvolveu, me parece dar menos contas.

Do jeito que eu postei aí, parece que deram poucas contas, mas é porque eu só coloquei o resultado final.

____________________________________________
Giovana Martins
Giovana Martins
Grande Mestre
Grande Mestre

Mensagens : 7618
Data de inscrição : 15/05/2015
Idade : 23
Localização : São Paulo

vvarmbruster gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos