PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

2 participantes

Ir para baixo

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA? Empty Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

Mensagem por rato naval Sex 10 Nov 2023, 11:27

Bom dia, pessoal. Decidi que irei me concentrar no concurso da EFOMM, estou estudando há 1 ano sem nenhum cursinho, já bati todas as matérias do edital e tenho uma base boa em todas, eu diria que estou no nível da EEAR, mas ainda não estou no nível da prova EFOMM.

Pra quem já fez o curso do Renato, vale a pena pra quem já tem uma boa base? Ou melhor me concentrar nos livros? (Nunca fiz nenhum livro completo). Eu tenho os livros do Halliday, do Ramalho e pretendo comprar o Física Clássica do Calçada se for o caso. O que vocês me sugerem, foco nos livros? Caso conheçam um curso melhor para o meu momento nos estudos peço que me indiquem por favor.
rato naval
rato naval
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/02/2023
Idade : 22
Localização : Garanhuns-PE

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA? Empty Re: Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

Mensagem por Zeroberto Dom 12 Nov 2023, 21:21

Olá!

Olha, eu não estou estudando para nenhuma das duas provas, estou estudando para o Ita, então realmente não sei te dizer ou dar uma dica sobre qual caminho tomar agora. A Efomm e a Afa têm provas bem diferentes do Ita.

Porém, nesse ano, eu fiz o curso do Renato para embasamento. Conheci-o em fevereiro e fiquei com ele desde então. Por causa disso, posso te falar algumas coisas que há lá dentro, e que talvez possam te ajudar. Cabe a você filtrar o que pode ser bom ou não para o seu estudo.

O curso do Renato é bastante voltado para embasamento. Ele divide os conteúdos em "semanas", onde em cada uma você estuda tópicos específicos de determinados conteúdos. Exemplo: na semana 30 você estuda gases ideais, enquanto na 31 começa a ver transformações gasosas e na 32 você estuda a primeira lei da termodinâmica; e assim vai. São semanas com longas horas de duração (cerca de 4 horas por "semana"). Uma explicação teórica densa e muitos exercícios resolvidos e analisados detalhadamente.

Grande parte do curso é desse jeito. Depois vem os exercícios propostos da apostila dele, os quais seguem o padrão dos resolvidos em sala (como o próprio livro dele de "explica e resolve uma igual". Aqueles livros verde e vermelho de mecânica, você conhece?). Algumas semanas têm complementos extras, como mais listas de exercícios, aulas complementares e até informações mais atualizadas.

Outro ponto bacana é o chat tira dúvidas do Telegram. Trata-se de um chat para tirar qualquer dúvida relacionada às aulas ou apostilas dele. Questões, teoria, conselhos para vestibulares e tudo que estiver relacionado ao curso dele você pergunta lá e ele vai diretamente te responder. Porém isso só vale para os materiais dele. Então se você tiver dúvidas em questões do física clássica (por exemplo), ele não vai tirar. Ele te recomenda postar no grupo "oráculo militar", que aliás é um excelente grupo aberto para vestibulares militares. Lá, sim, você pode postar qualquer dúvida.

Considerando a base boa que você comentou, eu não sei se tudo isso seria muito útil a você, pois tudo é bem voltado para o embasamento. Se você já dedicou um tempo muito bom fazendo a base, não sei se seria uma boa ideia gastar mais horas vendo todos os vídeos, semana a semana, e fazendo as questões propostas. Talvez seja um tempo que pode ser melhor aproveitado fazendo questões. 

Porém o curso tem três coisas que acho que serão úteis para você: os módulos de aprofundamento, as apostilas militares e alguns simulados.

Falando do primeiro, o curso do Renato originalmente foi gravado em turmas de medicina, porém já era dos planos dele deixar o curso apropriado ao pessoal do enem, dos vestibulares tradicionais e dos militares. E o complemento dos militares são os módulos de aprofundamento. São aulas dedicadas à apresentação de conceitos e exercícios de aprofundamento. São módulos excelentes, com uma quantidade muito alta de exercícios resolvidos e listas bem desafiadoras. O tempo de duração médio por semana é de 4 horas. No módulo de aprofundamento de gravitação, por exemplo, você estuda órbitas elípticas, conservação do momento angular, energia em órbitas, conservação da energia, etc. O tira dúvidas dele pode ser muito eficiente junto com as listas. São bem complicadas, então ter um professor a disposição para te ajudar nelas é muito bom.

Porém, há um ponto negativo: faltam muitos conteúdos nesses módulos. Óptica, hidrostática, cinemática, termologia, trabalho e energia, eletrostática (exceto campo elétrico) são conteúdos que não possuem aprofundamento (até o momento). Esses são os que lembro de cabeça, não lembro ao certo se há mais. Os presentes são excelentes, e os ausentes fazem muita falta.

Há também aprofundamentos que não necessariamente estão conectados a algum conteúdo específico, mas ajudam muito, como introdução e aplicação de derivadas na física e táticas vetoriais na resolução de problemas. Comprando o curso você ganha também o curso de eletrodinâmica do Renato (que ele diz se tratar de um aprofundamento), aulas de revisão (embora não tenho certeza se são voltados exclusivamente para escolas militares), provas militares resolvidas (infelizmente não há muitas) e um módulo sobre a Lei de Gauss sem usar cálculo.

Comentando um pouco sobre as apostilas militares: é um projeto em andamento. O Renato pretende fazer várias apostilas com questões exclusivamente de escolas militares. Ele começou há um tempo, mas só conseguiu terminar a apostila de mecânica e óptica. É um grande compilado de questões, grande parte delas resolvidas no final.

Já sobre os simulados, o Renato havia conseguido o direito de compartilhar simulados de escolas militares de um dos colégios no qual ele dá aula. Espcex, Afa e Efomm estão presentes lá. Acho que ele parou de compartilhar devido a baixa quantidade de alunos que os faziam. Porém eles estão num grupo do telegram, então pode ser útil para você. Simulados nunca são demais.

Mesmo depois de todos esses comentários, eu recomendo você a conversar diretamente com ele. Infelizmente eu não consigo te ajudar nas suas dúvidas, porque, como eu disse, estudo para outro vestibular. Só te dei um panorama geral do que pode ser útil para você lá dentro. Vou deixar o telegram do grupo dele, experimente conversar com o próprio. Ele vai saber te dizer, muito melhor que eu, o que fazer nessa etapa, e como o curso dele pode ajudar.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se tiver mais alguma dúvida que eu possa ajudar, mande aqui! Desculpe o baita texto, mas acho que pode te dar um norte. Abraços!
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

marcosprb e rato naval gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA? Empty Re: Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

Mensagem por rato naval Seg 13 Nov 2023, 11:57

Cara, sem palavras por tantos detalhes, realmente foi de muita utilidade e clareou muito minha visão sobre o curso dele! Agradeço imensamente!
rato naval
rato naval
Padawan
Padawan

Mensagens : 50
Data de inscrição : 14/02/2023
Idade : 22
Localização : Garanhuns-PE

Zeroberto gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA? Empty Re: Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

Mensagem por Zeroberto Seg 13 Nov 2023, 20:45

Por nada! Precisando de mais informações só dar um alô.

Aliás, tem mais uma coisa que não está diretamente no curso dele, mas acho que te ajudaria bastante. Em um dos comentários que fiz, mencionei o grupo "Oráculo militar". É um grupo no telegram voltado para alunos que queiram prestar qualquer escola militar (ou até os que não irão, mas precisam de uma ajuda em questões).

Você não precisa entrar no curso para conseguir acesso ao oráculo. Só você pedir ao Renato que ele te coloca. Te recomendo entrar porque há alunos estudando para todas as escolas militares, principalmente para a Afa e Espcex. Lá tem uma galera muito bacana estudando para a efomm também, você poderia pedir algumas dicas também para o pessoal que já está lá.

Talvez te ajudaria bastante com recomendação de livros, cursos, estratégias, professores, questões e o que fazer nessa etapa de preparação. Abraços!
Zeroberto
Zeroberto
Jedi
Jedi

Mensagens : 374
Data de inscrição : 14/12/2022
Idade : 19
Localização : Jaguariaíva - PR

rato naval gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA? Empty Re: Curso do Renato Brito é no nível da EFOMM/AFA?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos