PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida Conceitual sobre Trabalho

4 participantes

Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por GuilhermeRM Qui 24 Nov 2011, 14:09

Olá, gostaria de saber se a variação de trabalho determinará uma força, ou o trabalho de A, entre os pontos A e B, determinará a força atuante de A até B e porquê motivo, por favor, não estou conseguindo enchergar. - Já tentei entender pela minha apostila, mas não dará tempo pra me aprofundar em conceitos -. Abraços

GuilhermeRM
Recebeu o sabre de luz
Recebeu o sabre de luz

Mensagens : 126
Data de inscrição : 20/06/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por Kongo Qui 24 Nov 2011, 14:18

Não entendi a pergunta. Você quer sabe qual o resultado de uma variação de trabalho?
Kongo
Kongo
Elite Jedi
Elite Jedi

Mensagens : 916
Data de inscrição : 22/01/2011
Idade : 30
Localização : Juiz de Fora - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por vanderson Qui 24 Nov 2011, 14:45

Bom, acho
que entende a sua pergunta e lhe digo que a um trabalho sempre existe uma força
por traz. De acordo com meus estudos percebe que toda e qualquer força tem a capacidade
de realizar trabalho

T=F.d quando a força é paralela ao deslocamento e T=F.d.cosx quando a força não
for paralela ao deslocamento.
vanderson
vanderson
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 753
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 31
Localização : Teresina-Piaui

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por Euclides Qui 24 Nov 2011, 15:14

GuilhermeRM,

suponha um bloco liso apoiado numa pista de patinação de gelo. Estamos eliminando os atritos para poder observar melhor nossa experiência mental.

Agora faremos uma força horizontal e constante, empurrando o bloco por 5m e depois fazemos cessar a força. Verificamos que, de acordo com a segunda lei de Newton, a força acelerou o bloco que ganhou uma velocidade e depois prossegue em MRU.

O bloco estava parado e após a ação da força ganhou energia cinética. Vamos dar uma olhada no evento com a ajuda de Torricelli :



o trabalho é uma grandeza definida como sendo a variação da energia cinética como resultado da aplicação de uma força por uma distância. Trabalho tem, pois, grandeza de energia e se mede em Joules.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por vanderson Qui 24 Nov 2011, 15:22

Euclides escreveu:GuilhermeRM,

suponha um bloco liso apoiado numa pista de patinação de gelo. Estamos eliminando os atritos para poder observar melhor nossa experiência mental.

Agora faremos uma força horizontal e constante, empurrando o bloco por 5m e depois fazemos cessar a força. Verificamos que, de acordo com a segunda lei de Newton, a força acelerou o bloco que ganhou uma velocidade e depois prossegue em MRU.

O bloco estava parado e após a ação da força ganhou energia cinética. Vamos dar uma olhada no evento com a ajuda de Torricelli :

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Gif.latex?%5Cdpi%7B120%7D%20%5C%5Cv%5E2=v_0%5E2+2ad%5C;%5C;%5Cto%5C;%5C;a=%5Cfrac%7Bv%5E2-v_0%5E2%7D%7B2d%7D%5C%5C%5C%5Cmas%5C;%5C;a=%5Cfrac%7BF%7D%7Bm%7D%5C;%5C;%5Cto%5C;%5C;%5Cfrac%7BF%7D%7Bm%7D=%5Cfrac%7Bv%5E2%7D%7B2d%7D-%5Cfrac%7Bv_0%5E2%7D%7B2d%7D%5C%5C%5C%5CF.d=%5Cfrac%7Bmv%5E2%7D%7B2%7D-%5Cfrac%7Bmv_0%5E2%7D%7B2%7D%5C;%5C;%5Cto%5C;%5C;F

o trabalho é uma grandeza definida como sendo a variação da energia cinética como resultado da aplicação de uma força por uma distância. Trabalho tem, pois, grandeza de energia e se mede em Joules.






tbm conhecida como teorema da energia cinética. Euclides onde vc ver essas demonstrações? Quando estudei esse assunto o livro ja dava esse teorema sem a respectiva demostração.
vanderson
vanderson
Grupo
Velhos amigos do Fórum

Grupo Velhos amigos do Fórum

Mensagens : 753
Data de inscrição : 14/10/2011
Idade : 31
Localização : Teresina-Piaui

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por Euclides Qui 24 Nov 2011, 15:49

vanderson escreveu: Euclides onde vc ver essas demonstrações? Quando estudei esse assunto o livro ja dava esse teorema sem a respectiva demostração

como Trabalho é uma grandeza definida, isto é, não é uma "lei natural", mas uma definição conveniente para o estudo, em geral os livros não mostram o significado dessa definição.

As equações que mostrei não são uma demonstração, porque não se demonstra uma definição. São uma forma de mostrar a origem e o significado daquela definição. Eu não a vi em lugar algum, mas achei que era uma forma simples para a compreensão.

____________________________________________
In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
assinatura 1
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!

O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides
Euclides
Fundador
 Fundador

Mensagens : 32508
Data de inscrição : 07/07/2009
Idade : 74
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida Conceitual sobre Trabalho Empty Re: Dúvida Conceitual sobre Trabalho

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos