PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Termodinâmica

2 participantes

Ir para baixo

Termodinâmica  Empty Termodinâmica

Mensagem por zShake Qui 15 Jun 2023, 17:57

Eu me deparei com essa imagem no meu livro, e dizia que se assemelhava a um processo adiabático, como puxar o embolo da seringa rapidamente. No final o gás estaria em menor temperatura, e maior volume, a minha dúvida,no entanto, é a respeito da pressão. O livro afirma que ela estaria menor, como é possível sabermos disso pelas relações de P.V = N.R.T, nunca comparei mais de dois coeficientes ao mesmo tempo...

Termodinâmica  7r5ygxDmwhhDhGeq5CCCFEjMlHdyGEECLGJFyFEEKIGJNwFUIIIWJMwlUIIYSIMQlXIYQQIsYkXIUQQogYk3AVQgghYkzCVQghhIgxCVchhBAixiRchRBCiBiTcBVCCCFi7P8B7bBhC9V72AsAAAAASUVORK5CYII=
zShake
zShake
Padawan
Padawan

Mensagens : 57
Data de inscrição : 10/08/2021

Ir para o topo Ir para baixo

Termodinâmica  Empty Re: Termodinâmica

Mensagem por siriusbk Qui 15 Jun 2023, 18:15

Com a menor temperatura, as moléculas estarão em um estado de agitação menor e, portanto, não estarão colidindo com tanta força contra as paredes do recipiente, ou seja, o gás não exercerá tanta pressão no recipiente. Por isso, quanto menor temperatura, menor a pressão.
 Já olhando para o volume, quanto maior o volume, menor a pressão. Isso é perceptível pelo fato de que o gás terá "maior espaço" para se movimentar no recipiente e não colidirá tanto com as paredes dele, exercendo menor pressão.
siriusbk
siriusbk
Padawan
Padawan

Mensagens : 97
Data de inscrição : 30/12/2022
Localização : Patos, paraíba

zShake gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos