PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Os desafios da educação na Era do conhecimento!

Ir para baixo

Os desafios da educação na Era do conhecimento! Empty Os desafios da educação na Era do conhecimento!

Mensagem por Lucas_DN684 Ter 07 Fev 2023, 11:16

     Havia uma concepção de que o conhecimento era um dos produtos da educação. Agora, pois, entende-se que este perdeu tal monopólio, principalmente para a internet, porque não acompanhou o ritmo frenético das inovações num mundo hiperconectado.

     Essa noção de atraso é mais eloquente no mercado de trabalho, ao qual demanda cada vez mais de competências extracurriculares. O ensino da informática, há tempo, é tão importante quanto o inglês, por exemplo, mas carece da ênfase que outras disciplinas recebem, quando o há. Nesse sentido, a falta desse primeiro contato, logo cedo, é resultado duma tradição imprópria à época.

     Tal aspecto centralizador do conhecimento, que a educação uma vez gozava, tem seu brilho ofuscado pela informação descentralizada e distribuída, muito mais abrangente. Desse modo, resta à educação mais do que a simples transmissão do conhecimento, mediante a tecnologia: formar estudantes, não meros alunos.

     O mundo contemporâneo é dinâmico e borbulha conhecimento a cada instante. Portanto, cabe à educação instigar à curiosidade para que a busca pelo conhecimento seja voluntária de cada indivíduo.
Escolhi o tema da redação do CPEN 2016, que é o concurso ao qual estou me preparando. Os critérios de redação, segundo o Edital do CPEN de 2022 consta nos subitens 6.5.2 a 6.5.3. Meus mais sinceros agradecimentos àqueles que se dispuserem a criticá-la. 
"6.5.2 - A redação deverá ser dissertativa, com ideias claras, coerentes e objetivas, cujo título versará sobre assunto considerado de importância pela Administração Naval e será realizada no mesmo dia programado para a prova de Física e Português.

6.5.2.1 - Aspectos e pontuações a serem considerados na correção da redação: 

a) Estrutura e conteúdo – até 80 (oitenta) pontos, sendo: 

I) Coesão e coerência - até 40 (quarenta) pontos; e 

II) Título e tipologia textual - até 40 (quarenta) pontos. 

b) Expressão - até 20 (vinte) pontos. 

6.5.3 - A redação deverá ter no mínimo 20 (vinte) linhas contínuas, considerando o recuo dos parágrafos, e no máximo 30 (trinta) linhas. Não poderá conter qualquer marca identificadora ou assinatura, o que implicará atribuição de nota zero."


Última edição por Lucas_DN684 em Ter 07 Fev 2023, 11:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Decidi também enviar minha redação redigida à mão.)
Lucas_DN684
Lucas_DN684
Fera
Fera

Mensagens : 97
Data de inscrição : 26/07/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos