PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

ENEM 2017 - Desafios para educação de surdos

Ir para baixo

ENEM 2017 - Desafios para educação de surdos  Empty ENEM 2017 - Desafios para educação de surdos

Mensagem por Shini10 Ter 7 Nov - 0:54

Incluir para transformar
A Constituição Federal de 1988 - norma de maior hierarquia no sistema jurídico brasileiro - assegura o direto á educação a todos os cidadãos. Entretanto, os deficientes auditivos não experimentam esse direito na prática. Com efeito, não é razoável que, ainda no século XXI, o Estado falhe em garantir o pleno desenvolvimento desse grupo social.
Em primeiro plano, é importante ressaltar que a educação é uma ferramenta fundamental na transformação social. Como afirmava o pedagogo Paulo Freire, educar é garantir o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, o aprendizado passa pelo conhecimento dos direitos constitucionais, das linguagens e das ciências. Assim, é possível diminuir as lacunas na integração dos surdos à sociedade moderna.
De outra parte, compete ao Estado a permanência desses indivíduos no âmbito escolar. Nesse contexto, o Estatuto do Deficiente prevê não somente o ingresso do deficiente auditivo na escola, por meio da matrícula, como também o fornecimento de apoio psicopedagógico ao portador de necessidades especiais e seus familiares, objetivando reduzir a evasão escolar.
Urge, portanto, a necessidade de resolução da problemática apresentada visando respeitar o princípio da isonomia. Logo, faz-se necessária a atuação do Ministério da Educação através de investimentos na capacitação de profissionais ligados à pedagogia, de modo que estudem novas metodologias mais inclusivas, dando maior protagonismo a uma minoria historicamente excluída.

Shini10
Jedi
Jedi

Mensagens : 215
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 25
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos