Redações Modelos e Dicas
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Redações Modelos e Dicas
Neste tópico fixo os orientadores poderão deixar dicas e redações escolhidas. Sempre na sequência e com subtítulos a cada item acrescido.
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In memoriam - Euclides faleceu na madrugada do dia 3 de Abril de 2018.
Lembre-se de que os vestibulares têm provas de Português também! Habitue-se a escrever corretamente em qualquer circunstância!
O Universo das coisas que eu não sei é incomensuravelmente maior do que o pacotinho de coisas que eu penso que sei.
Euclides- Fundador
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Pronomes demonstrativos e retomar elementos
Pronomes demonstrativos e retomada de elementos
No caso de:
Ex:" O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão."
E no caso de:
Ex: "As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes."
Fonte: http://pucrs.br/manualred/pronomes.php
No caso de:
Ex:" O velho, o índio e o negro são discriminados por motivos diversos: aquele, por ser improdutivo para a sociedade de consumo; esse, por ser considerado atrasado e preguiçoso; este, por não se ter libertado, ainda, do estigma da escravidão."
E no caso de:
Ex: "As crianças da classe média têm um futuro mais promissor do que os filhos de pais das classes menos favorecidas, porque àquelas se dão oportunidades que se negam a estes."
Fonte: http://pucrs.br/manualred/pronomes.php
Última edição por Diego A em Sáb 24 Jun 2017, 10:40, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Atualização das imagens)
Diego A- Monitor
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Um dos grande problemas das redações do EM
Usos INDEVIDOS do pronome relativo onde:
Algumas vezes podemos fazer confusão com o emprego do pronome onde, que indica lugar, veja os exemplos abaixo:
a) "Só uma humanidade onde reine a civilização do amor poderá gozar da paz autêntica e duradoura".
Humanidade não é lugar para a civilização reinar. Nesse caso trocar-se-ia por em que:
Reescrita: Só uma humanidade em que reine a civilização do amor poderá gozar da paz autêntica e duradoura
b) Cuidado, ele não ocorre somente em casos separados, mas também em expressões:
"Do ponto onde começa-se a vivência com uma aceitação de coletividade, mostram-se os muros que se erguem dentro do meio social e que impede uma vida plena e igualitária entre seus indivíduos"
Ao ler todo o período é possível compreender que o sentido de "do ponto onde" é de temporalidade, ou seja, "onde" significa momento.
Reescrito: Do momento que se começa a vivência com uma aceitação de coletividade, mostram-se os muros que se erguem dentro do meio social e que impede uma vida plena e igualitária entre seus indivíduos
www1.folha.uol.com.br/folha/.../ult2675u2.shtml
Título da notícia: Uso do "onde" requer muita atenção
Algumas vezes podemos fazer confusão com o emprego do pronome onde, que indica lugar, veja os exemplos abaixo:
a) "Só uma humanidade onde reine a civilização do amor poderá gozar da paz autêntica e duradoura".
Humanidade não é lugar para a civilização reinar. Nesse caso trocar-se-ia por em que:
Reescrita: Só uma humanidade em que reine a civilização do amor poderá gozar da paz autêntica e duradoura
b) Cuidado, ele não ocorre somente em casos separados, mas também em expressões:
"Do ponto onde começa-se a vivência com uma aceitação de coletividade, mostram-se os muros que se erguem dentro do meio social e que impede uma vida plena e igualitária entre seus indivíduos"
Ao ler todo o período é possível compreender que o sentido de "do ponto onde" é de temporalidade, ou seja, "onde" significa momento.
Reescrito: Do momento que se começa a vivência com uma aceitação de coletividade, mostram-se os muros que se erguem dentro do meio social e que impede uma vida plena e igualitária entre seus indivíduos
www1.folha.uol.com.br/folha/.../ult2675u2.shtml
Título da notícia: Uso do "onde" requer muita atenção
Diego A- Monitor
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NÃO use "mesmo" como pronome pessoal
Destaco as dúvidas e os problemas com o uso do pronome "mesmo":
"Favor desconsiderar o nome do aluno José do 8° ano, pois o mesmo acabou de entregar a carta de advertência assinada pelo responsável"
Perceba que na oração "mesmo" é pronome pessoal, o que está incorreto pela gramática. Esse exemplo é o dos mais corriqueiros das redações. Observe a reescrita:
"Favor desconsiderar o nome do aluno José do 8º ano, pois ele acabou de entregar a carta de advertência assinada pelo responsável"
Enumero da fonte os usos que considero mais importantes:
1) A palavra "mesmo" usada como advérbio. Nesse caso, a palavra "mesmo" possui sentido de "até", "ainda" etc: "Ele recebeu os primeiros socorros próximo à praia, mas como seu estado de saúde era bom, foi liberado ontem mesmo [= ainda]". "De acordo com as empresas especializadas, ainda são muito poucas, mesmo [= até] nas grandes capitais, as instituições que adotam circuito fechado de tevê (CFTV) com sistema digital, que, assim, promete ser a grande vedete da segurança nas escolas nos próximos anos".
2) A palavra "mesmo" pode ser usada com valor reforçativo: "Ele mesmo recebeu os convidados". "Ela mesma recebeu os convidados".
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm
"Favor desconsiderar o nome do aluno José do 8° ano, pois o mesmo acabou de entregar a carta de advertência assinada pelo responsável"
Perceba que na oração "mesmo" é pronome pessoal, o que está incorreto pela gramática. Esse exemplo é o dos mais corriqueiros das redações. Observe a reescrita:
"Favor desconsiderar o nome do aluno José do 8º ano, pois ele acabou de entregar a carta de advertência assinada pelo responsável"
Enumero da fonte os usos que considero mais importantes:
1) A palavra "mesmo" usada como advérbio. Nesse caso, a palavra "mesmo" possui sentido de "até", "ainda" etc: "Ele recebeu os primeiros socorros próximo à praia, mas como seu estado de saúde era bom, foi liberado ontem mesmo [= ainda]". "De acordo com as empresas especializadas, ainda são muito poucas, mesmo [= até] nas grandes capitais, as instituições que adotam circuito fechado de tevê (CFTV) com sistema digital, que, assim, promete ser a grande vedete da segurança nas escolas nos próximos anos".
2) A palavra "mesmo" pode ser usada com valor reforçativo: "Ele mesmo recebeu os convidados". "Ela mesma recebeu os convidados".
Fonte: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/mesmo-voce-sabe-utilizar-o-pronome.htm
Diego A- Monitor
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Ao invés de OU Em vez de?
Observe que, no caso de Falar/Calar não pode haver coexistência, não há como calar e falar ao mesmo tempo, não são ações simultâneas, por isso "ao invés de".
Para o caso de Falar/Andar, as duas ações podem ser concomitantes, podem ocorrer ao mesmo tempo, por isso "em vez de". Faça esta atividade para os outros verbos.
Trabalhe nos exemplos:
(1) ________ mandar um e-mail para o meu chefe, irei telefonar para ele.
(2) Não trabalhe hoje, se está doente. _________, vá ao médico.
(3) Ele mediu em gramas _________ medir em litros.
(4) Demoramos para chegar aqui, porque ________ virarmos à esquerda, viramos à direita.
- Gab::
- (1) Em vez de; (2) em vez disso; (3) ao invés de; (4) ao invés de
Última edição por Diego Matheus em Ter 30 Ago 2016, 21:45, editado 1 vez(es)
Diego A- Monitor
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IDENTIFICANDO OS DEFEITOS DA ARGUMENTAÇÃO
Tratando de identificar no seu próprio texto os problemas de argumentação, façamos o exercício que nos proporciona uma noção dos defeitos que estamos sujeitos:
Análise os raciocínios a seguir e identifique as possíveis falhas, classificando-as de acordo com o código:
1. círculo vicioso
2. estatística tendenciosa
3. fuga do assunto
4. argumento autoritário
5. confusão causa-efeito
6. generalização excessiva
7. estereótipo
8. simplificação exagerada
9. falsa analogia
a. ( ) Todos os problemas do mundo desapareceriam se os homens se dedicassem mais à religião
b. ( ) Não é conveniente instalarmos uma fábrica na Bahia, pois certamente teremos problemas com os operários, que são muito preguiçosos
c. ( ) Machado de Assis é, sem dúvida, o melhor escritor da literatura brasileira, já que nenhum outro entre nós conseguiu igualar-se a ele
d. ( ) Eu não acredito que você esteja me dizendo essas coisas; eu, seu pai!
e. ( ) Os professores são diferentes de qualquer outro tipo de gente do planeta, pois parece que nunca se preocupam com o dinheiro que recebem por seu trabalho
f. ( ) Eu tenho dificuldades no aprendizado de língua estrangeira, todos os membros da minha família apresentam o mesmo problema
g. ( ) Portugueses não são bons em matemática. Embora haja oito portugueses em cada dez alunos do curso, as quatro maiores notas são de brasileiros e as quatro priores, de portugueses
h. ( ) Se os estudantes não querem estudar, não há nada que o professor possa fazer. Afinal de contas, podemos levar o camelo até a água, mas não podemos obrigá-lo a beber.
i. ( ) O professor mostrou os péssimos resultados de seu curso de primeiro período para demonstrar a falência do ensino universitário
Fonte: Desconhecida.
Análise os raciocínios a seguir e identifique as possíveis falhas, classificando-as de acordo com o código:
1. círculo vicioso
2. estatística tendenciosa
3. fuga do assunto
4. argumento autoritário
5. confusão causa-efeito
6. generalização excessiva
7. estereótipo
8. simplificação exagerada
9. falsa analogia
a. ( ) Todos os problemas do mundo desapareceriam se os homens se dedicassem mais à religião
b. ( ) Não é conveniente instalarmos uma fábrica na Bahia, pois certamente teremos problemas com os operários, que são muito preguiçosos
c. ( ) Machado de Assis é, sem dúvida, o melhor escritor da literatura brasileira, já que nenhum outro entre nós conseguiu igualar-se a ele
d. ( ) Eu não acredito que você esteja me dizendo essas coisas; eu, seu pai!
e. ( ) Os professores são diferentes de qualquer outro tipo de gente do planeta, pois parece que nunca se preocupam com o dinheiro que recebem por seu trabalho
f. ( ) Eu tenho dificuldades no aprendizado de língua estrangeira, todos os membros da minha família apresentam o mesmo problema
g. ( ) Portugueses não são bons em matemática. Embora haja oito portugueses em cada dez alunos do curso, as quatro maiores notas são de brasileiros e as quatro priores, de portugueses
h. ( ) Se os estudantes não querem estudar, não há nada que o professor possa fazer. Afinal de contas, podemos levar o camelo até a água, mas não podemos obrigá-lo a beber.
i. ( ) O professor mostrou os péssimos resultados de seu curso de primeiro período para demonstrar a falência do ensino universitário
- Gab:
- a:5, b:7, c:1, d:4, e:3, f:6, g:2, h:9, i:8
Fonte: Desconhecida.
Última edição por Diego Matheus em Ter 30 Ago 2016, 21:46, editado 1 vez(es)
Diego A- Monitor
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EMPREGO DE ELEMENTOS COESIVOS (1)
Num rascunho, anote as respostas e confira com o gabarito.
Identifique quais são as relações estabelecidas pelos elementos coesivos abaixo sublinhados:
a) Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa.
b) O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.
c) Não poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito.
d) Faça as devidas retificações, isto é, corrija as eventuais inadequações, de modo a tornar o texto mais claro.
e) Não obteve êxito na sua apresentação. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.
f) Esforçou-se bastante, contudo não obteve sucesso no exame avaliativo.
g) Não proferiu uma só palavra durante a reunião, mas também não questionou acerca das decisões firmadas.
Atualizado em 02/09/16:
h) Existe sempre um conceito por trás do que faço, só que nem sempre a montagem se completa.
i) Mulheres e crianças foram retiradas primeiro da embarcação. Estas foram colocadas em uma lancha [...], e aquelas em um bote [...]
j) Diana, não entre nessa casa. Ela está cheia de pulgas
k) Enquanto Pedro estudava, ouvia música.
l) Apesar de estar triste, participou da festa.
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/os-conectivos-como-elementos-coesao-uma-analise-minuciosa.html
Quadro com elementos coesivos:
https://docente.ifrn.edu.br/marcelmatias/Disciplinas/lingua-portuguesa-e-literatura-brasileira-1o-ano/quadro-de-elementos-coesivos-sequenciais
Identifique quais são as relações estabelecidas pelos elementos coesivos abaixo sublinhados:
a) Embora não simpatizasse com algumas pessoas ali presentes, compareceu à festa.
b) O garoto é um excelente aluno, aliás, destaca-se entre os demais. Além de tudo é muito educado e gentil.
c) Não poderia permanecer calado, afinal, tratava-se de sua permanência na diretoria, e ainda assim pensou muito.
d) Faça as devidas retificações, isto é, corrija as eventuais inadequações, de modo a tornar o texto mais claro.
e) Não obteve êxito na sua apresentação. Dessa forma, o trabalho precisou ser refeito.
f) Esforçou-se bastante, contudo não obteve sucesso no exame avaliativo.
g) Não proferiu uma só palavra durante a reunião, mas também não questionou acerca das decisões firmadas.
Atualizado em 02/09/16:
h) Existe sempre um conceito por trás do que faço, só que nem sempre a montagem se completa.
i) Mulheres e crianças foram retiradas primeiro da embarcação. Estas foram colocadas em uma lancha [...], e aquelas em um bote [...]
j) Diana, não entre nessa casa. Ela está cheia de pulgas
k) Enquanto Pedro estudava, ouvia música.
l) Apesar de estar triste, participou da festa.
- Gab:
- a) concessão; b) acrescentou argumentos; c) inclusão; d) retificação ou esclarecimento; e) complementa e conclui ideias; f) oposição; g) adição; h) ressalva; i) referenciais; j) referência anafórica; k) tempo simultâneo; l) concessão
Fonte: http://portugues.uol.com.br/redacao/os-conectivos-como-elementos-coesao-uma-analise-minuciosa.html
Quadro com elementos coesivos:
https://docente.ifrn.edu.br/marcelmatias/Disciplinas/lingua-portuguesa-e-literatura-brasileira-1o-ano/quadro-de-elementos-coesivos-sequenciais
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O Básico de Redação Dissertativa (ENEM)
Playlists com conteúdo BÁSICO sobre o gênero dissertativo, padrão do Enem.
SOS Redação - Blog do Gramaticando
Débora Aladim
SOS Redação - Blog do Gramaticando
Débora Aladim
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*Se sua dúvida foi solucionada, marque o tópico como resolvido e agradeça quem ajudou.
*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
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Diego A- Monitor
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Enem 2015: Violência contra a mulher
Equilíbrio Aristotélico
Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, o pensamento machista consolidou-se e permaneceu forte. A mulher era vista, de maneira mais intensa na transição entre a Idade Moderna e a Contemporânea, como inferior ao homem, tendo seu direito ao voto conquistado apenas na década de 1930, com a chegada da Era Vargas. Com isso, surge a problemática da violência de gênero dessa lógica excludente que persiste intrinsecamente ligada à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. De acordo com Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a agressão contra a mulher rompe essa harmonia, haja vista que, embora a Lei Maria da Penha tenha sido um grande progresso em relação à proteção feminina, há brechas que permitem a ocorrência dos crimes, como as muitas vítimas que deixam de efetivar a denúncia por serem intimidadas. Desse modo, evidencia-se a importância do reforço da prática da regulamentação como forma de combate à problemática.
Outrossim, destaca-se o machismo como impulsionador da violência contra a mulher. Segundo Durkheim, o fato social é uma maneira coletiva de agir e de pensar, dotada de exterioridade, generalidade e coercitividade. Seguindo essa linha de pensamento, observa-se que o preconceito de gênero pode ser encaixado na teoria do sociólogo, uma vez que, se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, o fortalecimento do pensamento da exclusão feminina, transmitido de geração a geração, funciona como forte base dessa forma de agressão, agravando o problema no Brasil.
Entende-se, portanto, que a continuidade da violência contra a mulher na contemporaneidade é fruto da ainda fraca eficácia das leis e da permanência do machismo como intenso fato social. A fim de atenuar o problema, o Governo Federal deve elaborar um plano de implementação de novas delegacias especializadas nessa forma de agressão, aliado à esfera estadual e municipal do poder, principalmente nas áreas que mais necessitem, além de aplicar campanhas de abrangência nacional junto às emissoras abertas de televisão como forma de estímulo à denúncia desses crimes. Dessa forma, com base no equilíbrio proposto por Aristóteles, esse fato social será gradativamente minimizado no país.
Fonte: Estudante nota 1000. Guia do Estudante
Última edição por Diego A em Ter 07 Nov 2017, 08:29, editado 2 vez(es)
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*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
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Enem 2018: Desafio para formação de surdos
Exemplo acima da média:
Fonte: https://blog.enem.com.br/redacao-modelo-modelo-educacao-surdos/
Sinfonia de inércia
A história nos conta que Beethoven, notadamente surdo, encostava uma ponta de um canudo em sua orelha e outra no piano, a fim de que sentisse as vibrações das notas que não podia escutar. O músico alemão, porém, era um gênio, que pouco precisava de instrução formal para desenvolver sinfonias estupendas. A realidade da maioria das pessoas com deficiência auditiva, inclusive no Brasil, é bem diferente. A dificuldade de proporcionar uma educação de qualidade para pessoas surdas é um problema de descaso histórico. Afinal, enaltecemos o fato de que foi ouvido, no Ipiranga, o brado retumbante de um povo heroico, mas nos esquecemos de que, independentemente da placidez das margens e de quaisquer prosopopeias ufanistas, vivemos onde muitos não conseguem ouvir.
O primeiro grande desafio é vencer a negligência governamental no que tange à formação de professores em nosso país. As aulas de ensino de Libras em cursos de graduação de Pedagogia ou licenciaturas, quando existem, são incipientes e pouco práticas, restringindo-se a cumprir um currículo estabelecido, mas se preocupando pouco em formar bem os profissionais de educação que lecionarão para surdos. Mesmo nas escolas, no ensino básico, a linguagem dos sinais não é sequer mencionada, muito embora seja a segunda língua oficial do Brasil. Isso não só cria como multiplica uma cultura cega de negar a existência de pessoas com deficiência. Porém, fechar os olhos para um problema não faz com que ele desapareça.
Além disso, outro grande desafio é vencer a ausência de educação continuada plena e satisfatória para surdos, restringindo suas possibilidades no mercado de trabalho. Ainda que essa minoria consiga uma educação básica e até uma graduação de qualidade, raramente a formação vai além disso. Há uma preocupante escassez de cursos de extensão e pós-graduação para pessoas com essa deficiência, o que limita a busca por equidade em um ambiente cada vez mais competitivo. O preconceito não para por aí; se alastra pela sociedade. Afinal, não são raras as manifestações contrárias a sistemas de cotas que buscam justamente equalizar esses problemas.
Portanto, fica bem claro que é preciso dar atenção a essa questão que, além de injusta, é inconstitucional. O Ministério da Educação tem o dever de proporcionar uma educação plena para profissionais de educação, exigindo aulas práticas no ensino de libras e fiscalizando o desempenho e a inclusão nas escolas. Empresas também têm o importante papel de incentivar a contratação e a capacitação de surdos, entendendo que a diversidade só vem para somar em ambientes corporativos. Só assim poderemos reverter essa inércia social tão danosa, que nos faz ficar deitados eternamente no berço esplêndido da ignorância.
Fonte: https://blog.enem.com.br/redacao-modelo-modelo-educacao-surdos/
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*Não crie novo tópico para questão existente, comente junto dessa. (V)
*O enunciado da questão deve ser digitado. Também não são permitidos links externos para o enunciado e/ou para a resolução. (IX e X)
"A liberdade, se é que significa alguma coisa, significa o nosso direito de dizer às pessoas o que não querem ouvir."
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