PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

3 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 02:42

Tema: "Desafios para formação educacional de surdos no Brasil"
 
 
   É comum no Brasil a falta de docentes especializados na segunda língua oficial do país (Libras). E, por essa razão, acaba acarretando na saída de muitos estudantes surdos das escolas brasileiras. Entretanto, há uma rota diante desse empecilho a qual se pode utilizar: a Web. Portanto, no meio do caminho pode haver uma pedra, mas sempre há uma pá ao lado do trajeto. 
    Segundo um proverbio chinês: "Um professor pode leva-lo até a porta, mas abri-la é com você". Assim são os portais educacionais disponíveis na internet, onde o professor guia o aluno e o "resto" é com ele. Como na leitura de livros, apostilas, e-books e exercícios, tudo disponíveis nos próprios sites pedagógicos. Para mais, existem sites de busca, canais - no Youtube - e  plataformas educacionais voltadas a ajudar o público que sofre com algum tipo de deficiência física (seja surdez, mudez ou então portador de paralisia). Como por exemplo, o Google, pois além de auxiliar pessoas que sofrem com esse tipo de dificuldade (através de recursos digitais com acessibilidade), também permite que as mesmas encontrem esses sites e canais educativos apesar de suas deficiências. Isso só prova mais uma vez que a internet pode ser uma grande ferramenta para educação e acesso à informação.    
    Ademais, é preciso salientar que a maioria das escolas brasileiras tem acesso a Web (Segundo dados da pesquisa TIC - As Tecnologias da Informação e Comunicação -  Educação 2015). Facilitando e muito aqueles estudantes que são surdos ou mudos e que não têm internet nas suas casas. Bastando apenas o próprio ir ao colégio e assim ter contato com essas matérias didáticas disponíveis muitas vezes de forma gratuita. De síntese, em se tratando do "mundo digital", o slogan do Khan Academy - página voltada à educação - cai bem nesse contexto: "Você pode aprender qualquer coisa. Gratuitamente. Para todos. Sempre". 
   Depois de tudo isso, o MEC, o MCTIC com parceria do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos) deverá trabalhar em prol da elaboração de uma plataforma online que visa transmitir videoaulas acerca de assuntos do Ensino Fundamental e Médio. Tais vídeos serão apresentados via internet para todos os alunos brasileiros que sofram com algum tipo de deficiência e que por esse motivo necessite de preleções que usam a linguagem gestual (Libras). Além do mais, o Ministério da Educação deverá conceber e distribuir livros didáticos padrão para todas as escolas públicas do país. Já que os cursos são transmitidos nacionalmente, o ideal é que haja livros padronizados sem diferença com uma ou outra região. Dessa maneira os professores poderão usar os livros didáticos sem nenhum tipo de problema. Cabendo apenas ao professor das escolas locais (tanto estaduais quanto municipais) a efetuação da chamada, a preparação do projetor, a correção de exercícios e provas. Dessa forma, o currículo educacional dessas pessoas estará garantido não só na Lei (Art. 27), mas na prática. Afinal de contas, os surdos da nação canarinha também fazem parte da "Pátria Educadora".               
 
 
 MCTIC - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.    
 
Bob - Não sou muito bom na elaboração de textos dissertativo-argumentativos, mas eis aí a minha redação. E gostaria (se não for incômodo) que vcs corrigissem a mesma. Agradeço desde já!   Very Happy Very Happy Very Happy  
 
Observação: Segundo a Cartilha do Participante - Enem 2017 - agora só é preciso apresentar uma proposta de intervenção e não duas como eram antes. Link logo abaixo:    
 
Cartilha do Participante - Enem 2017 -  

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Thanos Qua 08 Nov 2017, 03:42

Oi... Como não consigo dormir kk, vamos lá...
Sendo sincero, se os corretores quisessem podiam zerar a redação (por fuga ao tema), já que falou mais da "Web" do que os desafios educacionais para a formação de surdos no país (mas, acho meio injusto e improvável).
Na introdução, a citação de Drummond deveria ter vindo com o nome do autor... E seria interessante colocar no começo essa frase, e depois dizer "é comum no Brasil..."
Os desenvolvimentos se voltaram demais para a "Web", em que, apesar de citar as facilidades promovidas, não se focou ao tema em si....
A conclusão ficou muito longa (muitas especificidades desnecessárias), informal em alguns momentos... Mas se manteve relacionado à problemática citada...
Na minha opinião, seria de 650 a 700, pela má abordagem do tema, extensão da conclusão, desvios gramaticais evidentes e recorrentes.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 09:12

Thanos escreveu:Oi... Como não consigo dormir kk, vamos lá...
Sendo sincero, se os corretores quisessem podiam zerar a redação (por fuga ao tema), já que falou mais da "Web" do que os desafios educacionais para a formação de surdos no país (mas, acho meio injusto e improvável).
Na introdução, a citação de Drummond deveria ter vindo com o nome do autor... E seria interessante colocar no começo essa frase, e depois dizer "é comum no Brasil..."
Os desenvolvimentos se voltaram demais para a "Web", em que, apesar de citar as facilidades promovidas, não se focou ao tema em si....
A conclusão ficou muito longa (muitas especificidades desnecessárias), informal em alguns momentos... Mas se manteve relacionado à problemática citada...
Na minha opinião, seria de 650 a 700, pela má abordagem do tema, extensão da conclusão, desvios gramaticais evidentes e recorrentes.
 


Olá, meu amigo, tudo bem? Bom, eu gostaria de fazer algumas indagações acerca do que você disse, tudo bem?  Sendo assim, aí vão elas: 
 
1 - Você disse que os corretores poderiam zerar a minha redação por fuga do tema já que no seu ponto de vista eu falei mais da Web do que em relação aos desafios educacionais para formação de surdos no Brasil. Bom, seguindo a sua ideia não tem sentido minha redação receber zero, pois se tal premissa estiver certa seria uma fuga parcial e não total. Há uma diferença entre essas duas coisas.   
 
2 - No segundo parágrafo eu falei muito da web e até admito que estendi demais. No entanto, se vc reparar no mesmo e noutro parágrafo eu não deixei de lado a questão  dos surdos e apresentei argumentos a fim de corrobora com a minha ideia central. Contudo, entendo que no primeiro parágrafo de desenvolvimento eu deveria ter focado mais no "acesso que as pessoas deficientes podem ter a educação por meio da Net", em vez de focar muito nas facilidades educacionais que "Word Wide Web" pode propor. Obrigado por você ter me alertado nesse requisito!  Very Happy  
 
3- Eu não diria que seria uma citação direta ou indireta (parafraseada) propriamente dita de Carlos Drummond. Mas sim uma "referência", já que eu peguei a ideia dele e coloquei a minha ideia e juntei as duas concepções. Por essa razão, acredito que não faria sentido eu expor o nome de Carlos Drummond nesse trecho já que o mesmo nunca disse que "havia uma pá ao lado do caminho". Entende o que eu quero dizer? E foi por isso que eu resolvi não apresentar o nome dele. Sendo que eu até pensei em colocar, mas logo depois mudei de ideia.    
 
4 - Sobre a conclusão vc está certo. Ficou muito longo e eu inseri coisas sem necessidade. Só não entendi o porquê de ter ficado informal em alguns momentos como vc disse... Se vc puder explanar isso para mim eu agradeço.   Smile
 
5- "desvios gramaticais evidentes e recorrentes." Sim, foi à falta de paciência! Kkk.. No segundo parágrafo de desenvolvimento isso fica óbvio. Obrigado por expor isso.    Laughing
 
6 - De que maneira o meu texto não teve nenhuma ou pouca relação com o tema proposto? Se puder explicar melhor eu agradeço.  Very Happy   
 
Em suma são essas as minhas indagações. Se eu cometi algum equivoco aqui... Por favor, me corrija. E, mais uma vez, obrigado por comentar! Foi de grande ajuda!   Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Thanos Qua 08 Nov 2017, 13:19

Olá...
Interessante, as suas dúvidas. Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato. Já a citação, posso estar errado, mas "Portanto, como escrito por Drummond, ... (Talvez aspas seriam necessárias nesse caso), mas sempre haverá uma pá ao lado do trajeto, para prover o auxílio necessário " seria mais adequado e agradável ao corretor, do meu ponto de vista.
Em relação ao tema, não falei que foi uma fuga total kk, somente um certo desvio voltado mais para a internet em si...
Os erros gramaticais podem ter vindo sim, da pressa de digitação, mas estão no texto exposto aqui kk...
Já a informalidade, está no uso do gerúndio, não muito recomendado e, no último período, principalmente.

Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 21:10

Thanos escreveu:Olá...
Interessante, as suas dúvidas. Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato. Já a citação, posso estar errado, mas "Portanto, como escrito por Drummond, ... (Talvez aspas seriam necessárias nesse caso), mas sempre haverá uma pá ao lado do trajeto, para prover o auxílio necessário " seria mais adequado e agradável ao corretor, do meu ponto de vista.
Em relação ao tema, não falei que foi uma fuga total kk, somente um certo desvio voltado mais para a internet em si...
Os erros gramaticais podem ter vindo sim, da pressa de digitação, mas estão no texto exposto aqui kk...
Já a informalidade, está no uso do gerúndio, não muito recomendado e, no último período, principalmente.

Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil.

Olá, meu amigo, tudo bem? Bom, então me desculpe pelo equivoco. Pensei que vc tivesse falado em fuga total já que vc associou o suposto zeramento da minha redação com o tema proposto. 


"Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil."


A plataforma irá funcionar como se fosse um canal do Youtube. Não será igual ao Branily ou Pir2. Onde os alunos tiram dúvidas aqui mesmo. Outra coisa, todas as escolas têm internet e, por isso, não vejo qual é o problema. Pois o docente só precisaria unir os alunos na sala de aula, ligar o projetor e pronto.  Very Happy


Qualquer outra dúvida é só apresentar.  Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por xisdaquestão Qua 08 Nov 2017, 21:23

Bob Mira Certeira escreveu:
Thanos escreveu:Olá...
Interessante, as suas dúvidas. Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato. Já a citação, posso estar errado, mas "Portanto, como escrito por Drummond, ... (Talvez aspas seriam necessárias nesse caso), mas sempre haverá uma pá ao lado do trajeto, para prover o auxílio necessário " seria mais adequado e agradável ao corretor, do meu ponto de vista.
Em relação ao tema, não falei que foi uma fuga total kk, somente um certo desvio voltado mais para a internet em si...
Os erros gramaticais podem ter vindo sim, da pressa de digitação, mas estão no texto exposto aqui kk...
Já a informalidade, está no uso do gerúndio, não muito recomendado e, no último período, principalmente.

Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil.

Olá, meu amigo, tudo bem? Bom, então me desculpe pelo equivoco. Pensei que vc tivesse falado em fuga total já que vc associou o suposto zeramento da minha redação com o tema proposto. 


"Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil."


A plataforma irá funcionar como se fosse um canal do Youtube. Não será igual ao Branily ou Pir2. Onde os alunos tiram dúvidas aqui mesmo. Outra coisa, todas as escolas têm internet e, por isso, não vejo qual é o problema. Pois o docente só precisaria unir os alunos na sala de aula, ligar o projetor e pronto.  Very Happy


Qualquer outra dúvida é só apresentar.  Very Happy


Cuidado com o : Todas escolas todas as escolas tem internet... trabalho em 3 escolas... Em apenas uma dessas há internet... e ainda de um mega para toda a escola, já viu né... em redação esse tipo de afirmação é bem complicada, cada caso, uma realidade... olhando para sua redação que é o mais importante.

Não vejo sua redação com mais de 800, mas tbm não vejo como receber menos de 760...

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Convidado Qua 08 Nov 2017, 22:56

xisdaquestão escreveu:
Bob Mira Certeira escreveu:
Thanos escreveu:Olá...
Interessante, as suas dúvidas. Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato. Já a citação, posso estar errado, mas "Portanto, como escrito por Drummond, ... (Talvez aspas seriam necessárias nesse caso), mas sempre haverá uma pá ao lado do trajeto, para prover o auxílio necessário " seria mais adequado e agradável ao corretor, do meu ponto de vista.
Em relação ao tema, não falei que foi uma fuga total kk, somente um certo desvio voltado mais para a internet em si...
Os erros gramaticais podem ter vindo sim, da pressa de digitação, mas estão no texto exposto aqui kk...
Já a informalidade, está no uso do gerúndio, não muito recomendado e, no último período, principalmente.

Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil.

Olá, meu amigo, tudo bem? Bom, então me desculpe pelo equivoco. Pensei que vc tivesse falado em fuga total já que vc associou o suposto zeramento da minha redação com o tema proposto. 


"Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil."


A plataforma irá funcionar como se fosse um canal do Youtube. Não será igual ao Branily ou Pir2. Onde os alunos tiram dúvidas aqui mesmo. Outra coisa, todas as escolas têm internet e, por isso, não vejo qual é o problema. Pois o docente só precisaria unir os alunos na sala de aula, ligar o projetor e pronto.  Very Happy


Qualquer outra dúvida é só apresentar.  Very Happy


Cuidado com o : Todas escolas todas as escolas tem internet... trabalho em 3 escolas... Em apenas uma dessas há internet... e ainda de um mega para toda a escola, já viu né... em redação esse tipo de afirmação é bem complicada, cada caso, uma realidade... olhando para sua redação que é o mais importante.

Não vejo sua redação com mais de 800, mas tbm não vejo como receber menos de 760...

Desculpe amigo, eu cometi um equivoco nesse comentário! É a maioria das escolas que têm internet e não todas. Foi um vacilo meu! E, se vc ver minha redação verá que eu disse a maioria e não todas.  

Obrigado por comentar.  Very Happy

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por xisdaquestão Qua 08 Nov 2017, 22:59

Bob Mira Certeira escreveu:
xisdaquestão escreveu:
Bob Mira Certeira escreveu:
Thanos escreveu:Olá...
Interessante, as suas dúvidas. Bom, no parágrafo de introdução faltou uma certa tese definida, você já problematizou de início e sugeriu uma solução, de forma que, não abordou o tema de fato. Já a citação, posso estar errado, mas "Portanto, como escrito por Drummond, ... (Talvez aspas seriam necessárias nesse caso), mas sempre haverá uma pá ao lado do trajeto, para prover o auxílio necessário " seria mais adequado e agradável ao corretor, do meu ponto de vista.
Em relação ao tema, não falei que foi uma fuga total kk, somente um certo desvio voltado mais para a internet em si...
Os erros gramaticais podem ter vindo sim, da pressa de digitação, mas estão no texto exposto aqui kk...
Já a informalidade, está no uso do gerúndio, não muito recomendado e, no último período, principalmente.

Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil.

Olá, meu amigo, tudo bem? Bom, então me desculpe pelo equivoco. Pensei que vc tivesse falado em fuga total já que vc associou o suposto zeramento da minha redação com o tema proposto. 


"Só uma observação: a maioria das escolas têm infraestrutura para atender os alunos pela internet mesmo?? Não acho que essa seja uma realidade no Brasil."


A plataforma irá funcionar como se fosse um canal do Youtube. Não será igual ao Branily ou Pir2. Onde os alunos tiram dúvidas aqui mesmo. Outra coisa, todas as escolas têm internet e, por isso, não vejo qual é o problema. Pois o docente só precisaria unir os alunos na sala de aula, ligar o projetor e pronto.  Very Happy


Qualquer outra dúvida é só apresentar.  Very Happy


Cuidado com o : Todas escolas todas as escolas tem internet... trabalho em 3 escolas... Em apenas uma dessas há internet... e ainda de um mega para toda a escola, já viu né... em redação esse tipo de afirmação é bem complicada, cada caso, uma realidade... olhando para sua redação que é o mais importante.

Não vejo sua redação com mais de 800, mas tbm não vejo como receber menos de 760...

Desculpe amigo, eu cometi um equivoco! É a maioria das escolas que têm internet e não todas. Foi um vacilo meu! E, se vc ver minha redação verá que eu disse a maioria e não todas.   

Obrigado por comentar.  Very Happy


Eu vi sim, eu sempre penso assim... vc não começa a redação com zero, vc começa com mil e vai perdendo pontos... não consigo ver vc perdendo mais de 200 pontos.. por isso acho que certamente vai ficar na casa dos 780...800

xisdaquestão
Padawan
Padawan

Mensagens : 70
Data de inscrição : 03/11/2017
Idade : 35
Localização : salvador

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Thanos Qua 08 Nov 2017, 23:07

Hm, acho que não entendeu o contexto...
Acesso à internet, pode ser fácil e muito comum... Mas, conhece a realidade da maioria dos colégios públicos? 
 Já estudei em 3... Hoje, estou em uma particular (mas isso não vem ao caso). Em vários, que seriam a maioria do país, inclusive nas que estudei... O acesso pode até existir, mas computadores e outra ferramentas, além da devida manutenção e preservação desses itens, está longe de estar presente na maioria do país.
Thanos
Thanos
Jedi
Jedi

Mensagens : 389
Data de inscrição : 26/05/2016
Idade : 23
Localização : Goiânia - GO

Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Convidado Qui 09 Nov 2017, 10:59

Thanos escreveu:Hm, acho que não entendeu o contexto...
Acesso à internet, pode ser fácil e muito comum... Mas, conhece a realidade da maioria dos colégios públicos? 
 Já estudei em 3... Hoje, estou em uma particular (mas isso não vem ao caso). Em vários, que seriam a maioria do país, inclusive nas que estudei... O acesso pode até existir, mas computadores e outra ferramentas, além da devida manutenção e preservação desses itens, está longe de estar presente na maioria do país.
Para resolver esse problema bastava eu tirar as especificidades da minha conclusão. Reescrever o último parágrafo de forma mais concisa e, logo depois, dizer que o MCTIC e o MEC deverão investir na manutenção da rede, dos computadores e de outros aparelhos eletrônicos (projetor e etc) nas escolas brasileiras.  Pronto, acabou!   Very Happy   
 
Um bom é que tal proposta de intervenção acaba fugindo do senso comum. Pois a maioria das pessoas apresentou na sua proposta de intervenção aquele clichê: “Fazer palestras e isso, ou aquilo para minimizar o preconceito [conscientização]. Depois disso, investir na construção de mais escolas para surdos ou então investir nas já existentes a fim de resolver tal impasse. Além de fomentar na formação de novos professores em Libras." E propostas de intervenção como essas acabar com a originalidade do seu texto ["pois todo mundo usa"]. Apesar de não perder pontos com isso.         


Última edição por Bob Mira Certeira em Qui 09 Nov 2017, 12:27, editado 1 vez(es)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Desafios para formação... -Tema/Enem 2017 Empty Re: Desafios para formação... -Tema/Enem 2017

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos