PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009)

2 participantes

Ir para baixo

Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009) Empty Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009)

Mensagem por Heloisa de Sousa Seg 26 Dez 2022, 12:02

Os gráficos I e II representam o conteúdo de DNA durante divisões celulares.
Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009) NPX4qa5jrRwAAAAASUVORK5CYII=

Considerando-se um cromossomo: 
a) quantas cromátides estão presentes no início da fase M do gráfico I? E ao final da fase M2 do gráfico II? 
b) quantas moléculas de DNA estão presentes no início da fase M do gráfico I? E ao final da fase M2 do gráfico II?

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

RESPOSTAS:
a) No início da mitose, o cromossomo está duplicado, portanto, apresenta duas cromátides-irmãs. No final da fase M2 (meiose), não apresenta nenhuma cromátide, pois o cromossomo não está duplicado. 

b) Duas, no início da fase M, pois cada cromátide é formada por uma molécula de DNA. Uma molécula de DNA, ao final da fase M2, pois o cromossomo não está duplicado, ou seja, não apresenta cromátides-irmãs.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DÚVIDA:
Não entendi a resposta dos ítens A e B: 

No gabarito da letra A, diz que há 2 cromátides no início da fase M mas não deveria ser 4 cromátides? Já que o DNA possui normalmente 2 unidades (2 cromátides) de acordo com o gráfico, e, depois da duplicação, acrescentaria mais duas, totalizando 4. 
Além disso, na letra B, o número de moléculas de DNA é igual ao número de cromátides, certo? Por que motivo tem uma molécula de DNA, ao final da fase M2, se, de acordo com o gabarito da letra A, não existe nenhuma cromátide nessa fase?

Heloisa de Sousa
Iniciante

Mensagens : 25
Data de inscrição : 14/06/2022

Ir para o topo Ir para baixo

Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009) Empty Re: Questão sobre divisão celular (UNIFESP 2009)

Mensagem por qedpetrich Sáb 31 Dez 2022, 08:11

Olá Heloisa;

"No gabarito da letra A, diz que há 2 cromátides no início da fase M mas não deveria ser 4 cromátides? Já que o DNA possui normalmente 2 unidades (2 cromátides) de acordo com o gráfico, e, depois da duplicação, acrescentaria mais duas, totalizando 4."

O gráfico indica que na fase G1 a quantidade de material hereditário são 2 unidades, ou seja, 2 cromossomos, não 2 cromátides. Essas só aparecem na fase S (síntese), pois é aí que o material celular é duplicado e, assim, surgem as cromátides irmãs.

"Além disso, na letra B, o número de moléculas de DNA é igual ao número de cromátides, certo? Por que motivo tem uma molécula de DNA, ao final da fase M2, se, de acordo com o gabarito da letra A, não existe nenhuma cromátide nessa fase?"

Errado, o conteúdo do DNA é baseado no número de cromossomos de uma célula, em humanos são 46. Uma cromátide trata-se de dois cromossomos pareados (homólogos) e unidos pela região de seus respectivos centrômeros, isto é, uma única cromátide irmã tem dois cromossomos, não um como você, talvez, esteja imaginando. Tente refazer a questão, agora acho que sai! Wink

____________________________________________
Dê tempo ao tempo

Lateralus Φ
qedpetrich
qedpetrich
Monitor
Monitor

Mensagens : 2495
Data de inscrição : 05/07/2021
Idade : 24
Localização : Erechim - RS / Passo Fundo - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos