PiR2
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

afa 2000

2 participantes

Ir para baixo

afa 2000 Empty afa 2000

Mensagem por IanPablo10 Ter 06 Dez 2022, 19:35

Observando a regência dos verbos, assinale a alternativa em que o emprego do pronome oblíquo está em desacordo com a norma padrão da língua.
a) Azevedo Gondim chamou-lhe patriota.
b) Senti-me obrigado a informar-lhe o ocorrido.
c) O político pediu-me as fotografias, observou-as e, ao se retirar, pagou-mas.
d) Não queria presenciar a decadência de São Bernardo, assistir-lhe seria demasiado penoso.
Gabarito: letra D
Não entendi nada, se alguem puder comentar todas alternativas agradeço
estou fazendo a prova da afa de 2000 mas parece que o gabarito ta todo errado kkk

IanPablo10
Iniciante

Mensagens : 18
Data de inscrição : 24/10/2017
Idade : 23
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

afa 2000 Empty Re: afa 2000

Mensagem por dd0123 Dom 25 Dez 2022, 19:32

VAMOS LÁ AMIGO


O correto uso dos pronomes exige:
I. escolha correta de pronome para cada situação
II. posicionamento correto do pronome para cada situação


Analisando os períodos:


a) Azevedo Gondim chamou-lhe patriota. -  o verbo chamar no sentido de apelidar, é transitivo indireto, logo exige que seja o pronome obliquo 'lhe' como complemento. Sem palavras atrativas, opta-se pelo uso de ênclise.

b) Senti-me obrigado a informar-lhe o ocorrido. - Na primeira situação, verbo 'sentir' está pronominal, correto uso de ênclise uma vez que inicia a frase. Na segunda situação, 'informar' está transitivo direto e indireto, com uso correto do pronome oblíquo 'lhe' como complemento indireto. Uma vez que o verbo está no infinitivo o uso de próclise é opcional, estando então correto também em ênclise.

c) O político pediu-me as fotografias, observou-as e, ao se retirar, pagou-mas. - Na primeira situação, sem palavras atrativas, opta-se pelo correto uso de ênclise. Na segunda situação, o verbo está iniciando a oração então também correto uso de ênclise. Quanto a terceira situação, atualmente essa forma combinada dos pronomes oblíquos está em desuso mas acredito que enquanto estava aceita, seu uso foi considerado correto.

d) Não queria presenciar a decadência de São Bernardo, assistir-lhe seria demasiado penoso. - o verbo assistir é transitivo direto quando no sentido de presenciar/ver... logo o correto seria 'assisti-lo' e não 'assistir-lhe', pois o 'lhe' é complemento indireto.

Se tiver outra dúvida, escreva! Tentarei ajudar
dd0123
dd0123
Estrela Dourada
Estrela Dourada

Mensagens : 1362
Data de inscrição : 18/08/2018
Idade : 24
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos